Dialética Histórica dos Direitos Humanos Fundamentais e Hermenêutica Diatópica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito |
Texto Completo: | http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/31 |
Resumo: | Neste trabalho será defendida a tese que os direitos humanos fundamentais são construídos historicamente na perspectiva cultural de cada povo e Estado Nacional. Por exclusão não se aceita a ótica do direito natural defendendo alguns direitos e princípios como sendo inerentes à natureza humana. É excluída como frágil e superficial a visão teórica ocidental universalizante dos direitos humanos apresentada pela carta da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Face à realidade global composta por diversas culturas e tradições que apresentam diferentes costumes e valores procuram-se outras chaves de leitura. A teoria crítica dos direitos humanos de Herrera Flores será o nosso parâmetro teórico como fundamentação da tese acima citada. Também a teoria das janelas culturais e a hermenêutica diatópica de Raimon Pannikar nos parece ser um bom início para o estudo e compreensão da evolução dialética dos direitos humanos fundamentais nos diversos estados e culturas nacionais. |
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Neste trabalho será defendida a tese que os direitos humanos fundamentais são construídos historicamente na perspectiva cultural de cada povo e Estado Nacional. Por exclusão não se aceita a ótica do direito natural defendendo alguns direitos e princípios como sendo inerentes à natureza humana. É excluída como frágil e superficial a visão teórica ocidental universalizante dos direitos humanos apresentada pela carta da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Face à realidade global composta por diversas culturas e tradições que apresentam diferentes costumes e valores procuram-se outras chaves de leitura. A teoria crítica dos direitos humanos de Herrera Flores será o nosso parâmetro teórico como fundamentação da tese acima citada. Também a teoria das janelas culturais e a hermenêutica diatópica de Raimon Pannikar nos parece ser um bom início para o estudo e compreensão da evolução dialética dos direitos humanos fundamentais nos diversos estados e culturas nacionais. |
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