jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50 |
Resumo: | Este texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional. |
id |
FASB-2_010ce93f11ffb4c59bfdde9bf15d02b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos Formação de leitoresLetramentoEducaçãoTexto literárioJogos digitaisEste texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/5010.26893/rm.v15i27.50Revista Mosaicum; n. 27 (2018): Revista Mosaicum; 35-481980-41801808-589X10.26893/rm.v15i27reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50/54Copyright (c) 2020 Revista Mosaicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rodrigo Alves dos Bechelane, Maria Júlia Silva Silva , Orlando Enrico Liz Silvério 2021-06-28T11:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:37.597Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos |
title |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos |
spellingShingle |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos Santos, Rodrigo Alves dos Formação de leitores Letramento Educação Texto literário Jogos digitais |
title_short |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos |
title_full |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos |
title_fullStr |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos |
title_full_unstemmed |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos |
title_sort |
jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos |
author |
Santos, Rodrigo Alves dos |
author_facet |
Santos, Rodrigo Alves dos Bechelane, Maria Júlia Silva Silva , Orlando Enrico Liz Silvério |
author_role |
author |
author2 |
Bechelane, Maria Júlia Silva Silva , Orlando Enrico Liz Silvério |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Alves dos Bechelane, Maria Júlia Silva Silva , Orlando Enrico Liz Silvério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de leitores Letramento Educação Texto literário Jogos digitais |
topic |
Formação de leitores Letramento Educação Texto literário Jogos digitais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional. |
description |
Este texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50 10.26893/rm.v15i27.50 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v15i27.50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50/54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 27 (2018): Revista Mosaicum; 35-48 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v15i27 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Formação de leitores Letramento Educação Texto literário Jogos digitais |
_version_ |
1704448766752325633 |