jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Alves dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bechelane, Maria Júlia Silva, Silva , Orlando Enrico Liz Silvério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50
Resumo: Este texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional.
id FASB-2_010ce93f11ffb4c59bfdde9bf15d02b7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos Formação de leitoresLetramentoEducaçãoTexto literárioJogos digitaisEste texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/5010.26893/rm.v15i27.50Revista Mosaicum; n. 27 (2018): Revista Mosaicum; 35-481980-41801808-589X10.26893/rm.v15i27reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50/54Copyright (c) 2020 Revista Mosaicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rodrigo Alves dos Bechelane, Maria Júlia Silva Silva , Orlando Enrico Liz Silvério 2021-06-28T11:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:37.597Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
title jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
spellingShingle jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
Santos, Rodrigo Alves dos
Formação de leitores
Letramento
Educação
Texto literário
Jogos digitais
title_short jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
title_full jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
title_fullStr jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
title_full_unstemmed jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
title_sort jogos digitais como possibilidade de promoção do letramento literário: uma aplicação da pedagogia dos multiletramentos
author Santos, Rodrigo Alves dos
author_facet Santos, Rodrigo Alves dos
Bechelane, Maria Júlia Silva
Silva , Orlando Enrico Liz Silvério
author_role author
author2 Bechelane, Maria Júlia Silva
Silva , Orlando Enrico Liz Silvério
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rodrigo Alves dos
Bechelane, Maria Júlia Silva
Silva , Orlando Enrico Liz Silvério
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Letramento
Educação
Texto literário
Jogos digitais
topic Formação de leitores
Letramento
Educação
Texto literário
Jogos digitais
dc.description.none.fl_txt_mv Este texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional.
description Este texto vem demonstrar como os jogos digitais podem se constituir como alternativa para a promoção de letramento literário na formação de leitores críticos e reflexivos no ensino médio. Nele, parte-se de uma síntese da mudança de perspectiva na abordagem do texto literário demandada pelo discurso oficial vigente no país desde os anos 1990, para apresentar um modelo de jogo digital desenvolvido de forma a aplicar a perspectiva dos multiletramentos na formação do leitor de literatura. Tem-se, ainda, uma sumarização das teorias do letramento, destacando seu impacto na abordagem do texto na sala de aula de língua portuguesa do ensino médio nacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50
10.26893/rm.v15i27.50
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50
identifier_str_mv 10.26893/rm.v15i27.50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/50/54
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 27 (2018): Revista Mosaicum; 35-48
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v15i27
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Formação de leitores
Letramento
Educação
Texto literário
Jogos digitais
_version_ 1704448766752325633