O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
DOI: | 10.22196/rp.v24i1.6821 |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas utilizadas nas atividades de letramento literário de 12 professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade catarinense com vistas à formação de leitores através de literatura infantil juvenil. Tendo em mente as concepções sobre letramento literário propostas por Coelho (2009), Cosson (2014, 2017 e 2020), Cagneti e Lira (2018) e Soares (2012), a análise realizada a partir dos relatos dos Professores permitiu-nos conhecer parte da rotina docente considerando o trabalho realizado com a leitura formativa em sala de aula, por meio de práticas do letramento literário. A pesquisa é de ordem qualitativa (GONÇALVES et al., 2011) e a geração de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com doze Professores que atuam no 9º ano da Rede Estadual de Joinville-SC (LÜDKE; ANDRÉ, 2014). A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados demonstram a importância da escuta da voz dos Professores para a compreensão das rotinas docentes e como elas colaboram para a formação do leitor literário. |
id |
UNOCHAPO-1_2c6b0a4bc10d927872abf1f6c3a4dac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6821 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
spelling |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores Práticas pedagógicasFormação de leitoresLetramento literárioO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas utilizadas nas atividades de letramento literário de 12 professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade catarinense com vistas à formação de leitores através de literatura infantil juvenil. Tendo em mente as concepções sobre letramento literário propostas por Coelho (2009), Cosson (2014, 2017 e 2020), Cagneti e Lira (2018) e Soares (2012), a análise realizada a partir dos relatos dos Professores permitiu-nos conhecer parte da rotina docente considerando o trabalho realizado com a leitura formativa em sala de aula, por meio de práticas do letramento literário. A pesquisa é de ordem qualitativa (GONÇALVES et al., 2011) e a geração de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com doze Professores que atuam no 9º ano da Rede Estadual de Joinville-SC (LÜDKE; ANDRÉ, 2014). A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados demonstram a importância da escuta da voz dos Professores para a compreensão das rotinas docentes e como elas colaboram para a formação do leitor literário.Unochapecó2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/682110.22196/rp.v24i1.6821Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821/3727Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Sandro EvertonRocha Zabbot Garcia , Berenice Koerner , Rosana Mara 2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6821Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores |
title |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores |
spellingShingle |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores Nascimento, Sandro Everton Práticas pedagógicas Formação de leitores Letramento literário Nascimento, Sandro Everton Práticas pedagógicas Formação de leitores Letramento literário |
title_short |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores |
title_full |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores |
title_fullStr |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores |
title_full_unstemmed |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores |
title_sort |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores |
author |
Nascimento, Sandro Everton |
author_facet |
Nascimento, Sandro Everton Nascimento, Sandro Everton Rocha Zabbot Garcia , Berenice Koerner , Rosana Mara Rocha Zabbot Garcia , Berenice Koerner , Rosana Mara |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Zabbot Garcia , Berenice Koerner , Rosana Mara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Sandro Everton Rocha Zabbot Garcia , Berenice Koerner , Rosana Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Formação de leitores Letramento literário |
topic |
Práticas pedagógicas Formação de leitores Letramento literário |
description |
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas utilizadas nas atividades de letramento literário de 12 professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade catarinense com vistas à formação de leitores através de literatura infantil juvenil. Tendo em mente as concepções sobre letramento literário propostas por Coelho (2009), Cosson (2014, 2017 e 2020), Cagneti e Lira (2018) e Soares (2012), a análise realizada a partir dos relatos dos Professores permitiu-nos conhecer parte da rotina docente considerando o trabalho realizado com a leitura formativa em sala de aula, por meio de práticas do letramento literário. A pesquisa é de ordem qualitativa (GONÇALVES et al., 2011) e a geração de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com doze Professores que atuam no 9º ano da Rede Estadual de Joinville-SC (LÜDKE; ANDRÉ, 2014). A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados demonstram a importância da escuta da voz dos Professores para a compreensão das rotinas docentes e como elas colaboram para a formação do leitor literário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821 10.22196/rp.v24i1.6821 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.6821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821/3727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1822180484255318016 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.6821 |