O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Sandro Everton
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha Zabbot Garcia , Berenice, Koerner , Rosana Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
DOI: 10.22196/rp.v24i1.6821
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas utilizadas nas atividades de letramento literário de 12 professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade catarinense com vistas à formação de leitores através de literatura infantil juvenil. Tendo em mente as concepções sobre letramento literário propostas por Coelho (2009), Cosson (2014, 2017 e 2020), Cagneti e Lira (2018) e Soares (2012), a análise realizada a partir dos relatos dos Professores permitiu-nos conhecer parte da rotina docente considerando o trabalho realizado com a leitura formativa em sala de aula, por meio de práticas do letramento literário. A pesquisa é de ordem qualitativa (GONÇALVES et al., 2011) e a geração de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com doze Professores que atuam no 9º ano da Rede Estadual de Joinville-SC (LÜDKE; ANDRÉ, 2014). A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados demonstram a importância da escuta da voz dos Professores para a compreensão das rotinas docentes e como elas colaboram para a formação do leitor literário.
id UNOCHAPO-1_2c6b0a4bc10d927872abf1f6c3a4dac8
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6821
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
spelling O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores Práticas pedagógicasFormação de leitoresLetramento literárioO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas utilizadas nas atividades de letramento literário de 12 professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade catarinense com vistas à formação de leitores através de literatura infantil juvenil. Tendo em mente as concepções sobre letramento literário propostas por Coelho (2009), Cosson (2014, 2017 e 2020), Cagneti e Lira (2018) e Soares (2012), a análise realizada a partir dos relatos dos Professores permitiu-nos conhecer parte da rotina docente considerando o trabalho realizado com a leitura formativa em sala de aula, por meio de práticas do letramento literário. A pesquisa é de ordem qualitativa (GONÇALVES et al., 2011) e a geração de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com doze Professores que atuam no 9º ano da Rede Estadual de Joinville-SC (LÜDKE; ANDRÉ, 2014). A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados demonstram a importância da escuta da voz dos Professores para a compreensão das rotinas docentes e como elas colaboram para a formação do leitor literário.Unochapecó2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/682110.22196/rp.v24i1.6821Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821/3727Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Sandro EvertonRocha Zabbot Garcia , Berenice Koerner , Rosana Mara 2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6821Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
title O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
spellingShingle O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
Nascimento, Sandro Everton
Práticas pedagógicas
Formação de leitores
Letramento literário
Nascimento, Sandro Everton
Práticas pedagógicas
Formação de leitores
Letramento literário
title_short O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
title_full O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
title_fullStr O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
title_full_unstemmed O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
title_sort O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: vozes de professores
author Nascimento, Sandro Everton
author_facet Nascimento, Sandro Everton
Nascimento, Sandro Everton
Rocha Zabbot Garcia , Berenice
Koerner , Rosana Mara
Rocha Zabbot Garcia , Berenice
Koerner , Rosana Mara
author_role author
author2 Rocha Zabbot Garcia , Berenice
Koerner , Rosana Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Sandro Everton
Rocha Zabbot Garcia , Berenice
Koerner , Rosana Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Formação de leitores
Letramento literário
topic Práticas pedagógicas
Formação de leitores
Letramento literário
description O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas utilizadas nas atividades de letramento literário de 12 professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade catarinense com vistas à formação de leitores através de literatura infantil juvenil. Tendo em mente as concepções sobre letramento literário propostas por Coelho (2009), Cosson (2014, 2017 e 2020), Cagneti e Lira (2018) e Soares (2012), a análise realizada a partir dos relatos dos Professores permitiu-nos conhecer parte da rotina docente considerando o trabalho realizado com a leitura formativa em sala de aula, por meio de práticas do letramento literário. A pesquisa é de ordem qualitativa (GONÇALVES et al., 2011) e a geração de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com doze Professores que atuam no 9º ano da Rede Estadual de Joinville-SC (LÜDKE; ANDRÉ, 2014). A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados demonstram a importância da escuta da voz dos Professores para a compreensão das rotinas docentes e como elas colaboram para a formação do leitor literário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821
10.22196/rp.v24i1.6821
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.6821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6821/3727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1822180484255318016
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22196/rp.v24i1.6821