História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis , Jessyluce Cardoso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro , Daniele de Sousa, Silva , Iara Floriano, Carvalho, Marco Antônio G. de, Souza , Wanderson Antônio Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou­-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional.
id FASB-2_02c5588de9ae201c270b5ce1f8e5a1d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestanteEducaçãoHistória de vidaAção docente confessional protestante.Teixeira de FreitasBahiaEste trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou­-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/13410.26893/rm.v10i20.134Revista Mosaicum; n. 20 (2014): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v10i20reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134/117https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis , Jessyluce Cardoso Ribeiro , Daniele de Sousa Silva , Iara Floriano Carvalho, Marco Antônio G. de Souza , Wanderson Antônio Cardoso de 2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:49.637Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
title História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
spellingShingle História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
Reis , Jessyluce Cardoso
Educação
História de vida
Ação docente confessional protestante.
Teixeira de Freitas
Bahia
title_short História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
title_full História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
title_fullStr História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
title_full_unstemmed História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
title_sort História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
author Reis , Jessyluce Cardoso
author_facet Reis , Jessyluce Cardoso
Ribeiro , Daniele de Sousa
Silva , Iara Floriano
Carvalho, Marco Antônio G. de
Souza , Wanderson Antônio Cardoso de
author_role author
author2 Ribeiro , Daniele de Sousa
Silva , Iara Floriano
Carvalho, Marco Antônio G. de
Souza , Wanderson Antônio Cardoso de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis , Jessyluce Cardoso
Ribeiro , Daniele de Sousa
Silva , Iara Floriano
Carvalho, Marco Antônio G. de
Souza , Wanderson Antônio Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História de vida
Ação docente confessional protestante.
Teixeira de Freitas
Bahia
topic Educação
História de vida
Ação docente confessional protestante.
Teixeira de Freitas
Bahia
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou­-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional.
description Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou­-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134
10.26893/rm.v10i20.134
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134
identifier_str_mv 10.26893/rm.v10i20.134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134/117
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 20 (2014): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v10i20
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação
História de vida
Ação docente confessional protestante.
Teixeira de Freitas
Bahia
_version_ 1704448766844600320