História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional. |
id |
FASB-2_02c5588de9ae201c270b5ce1f8e5a1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestanteEducaçãoHistória de vidaAção docente confessional protestante.Teixeira de FreitasBahiaEste trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/13410.26893/rm.v10i20.134Revista Mosaicum; n. 20 (2014): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v10i20reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134/117https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis , Jessyluce Cardoso Ribeiro , Daniele de Sousa Silva , Iara Floriano Carvalho, Marco Antônio G. de Souza , Wanderson Antônio Cardoso de 2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:49.637Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante |
title |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante |
spellingShingle |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante Reis , Jessyluce Cardoso Educação História de vida Ação docente confessional protestante. Teixeira de Freitas Bahia |
title_short |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante |
title_full |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante |
title_fullStr |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante |
title_full_unstemmed |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante |
title_sort |
História de vida dos professores e o habitus religioso: estudo da ação docente da escola confessional protestante |
author |
Reis , Jessyluce Cardoso |
author_facet |
Reis , Jessyluce Cardoso Ribeiro , Daniele de Sousa Silva , Iara Floriano Carvalho, Marco Antônio G. de Souza , Wanderson Antônio Cardoso de |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro , Daniele de Sousa Silva , Iara Floriano Carvalho, Marco Antônio G. de Souza , Wanderson Antônio Cardoso de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis , Jessyluce Cardoso Ribeiro , Daniele de Sousa Silva , Iara Floriano Carvalho, Marco Antônio G. de Souza , Wanderson Antônio Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação História de vida Ação docente confessional protestante. Teixeira de Freitas Bahia |
topic |
Educação História de vida Ação docente confessional protestante. Teixeira de Freitas Bahia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional. |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a história de vida do professor da escola confessional protestante conveniada à Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas, Bahia influencia a ação docente impactando na formação moral dos educandos do ensino fundamental I. O presente estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa biográfica de história de vida, visando resgatar as relações entre a história individual e a história coletiva. Como suporte teórico apoiou-se nos estudos de Bourdieu (2011), com relação à formação moral do infante das escolas conveniadas o trabalho sustentou-se nas pesquisas de Piaget (1994), para o entendimento do que venha a ser educação fundou-se em Durkheim (1955); Dewey (1959), e com referência a ação educativa das escolas protestantes ancorou-se nos pensamentos de Reis e Assis (2013). Quando analisadas as histórias de vida dos entrevistados percebeu-se que a história de vida incide diretamente na ação educativa de caráter confessional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134 10.26893/rm.v10i20.134 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v10i20.134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/134/117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 20 (2014): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v10i20 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Educação História de vida Ação docente confessional protestante. Teixeira de Freitas Bahia |
_version_ |
1704448766844600320 |