Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/445 |
Resumo: | Diversos fatores interferem no processo de ensino-aprendizagem, entre eles a forma de abordagem dos conceitos nos livros didáticos adotados pelos professores em sala de aula. Sendo assim, objetivou-se com este artigo observar a abordagem dos conceitos em três livros didáticos de Cálculo com relação ao conteúdo “Limites de Função de Uma Variável Real”. Essa observação foi feita à luz dos estudos de Duval (2003), principalmente em relação aos registros de representação semiótica. Percebeu-se, pelas análises, que duas obras apresentam os vários registros de representação na exposição teórica, mas supervalorizam as manipulações algébricas nos exercícios, não explorando satisfatoriamente outras formas de representação. Já em outra obra, verificou-se a utilização de uma abordagem que estimula a transição entre as várias linguagens matemáticas, tanto na exposição teórica como nas atividades práticas, o que pode contribuir para que o estudante compreenda, efetue e controle a diversidade de processos matemáticos propostos numa situação de ensino. Palavras-chave: ensino de cálculo, registros de representação, limites, formação de professores, livro didático. |
id |
FASB-2_30ff3d167782a1550e394241a7474ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/445 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semióticaCálculo.Ensino de cálculo.Registros de representaçãoFormação de professoresDiversos fatores interferem no processo de ensino-aprendizagem, entre eles a forma de abordagem dos conceitos nos livros didáticos adotados pelos professores em sala de aula. Sendo assim, objetivou-se com este artigo observar a abordagem dos conceitos em três livros didáticos de Cálculo com relação ao conteúdo “Limites de Função de Uma Variável Real”. Essa observação foi feita à luz dos estudos de Duval (2003), principalmente em relação aos registros de representação semiótica. Percebeu-se, pelas análises, que duas obras apresentam os vários registros de representação na exposição teórica, mas supervalorizam as manipulações algébricas nos exercícios, não explorando satisfatoriamente outras formas de representação. Já em outra obra, verificou-se a utilização de uma abordagem que estimula a transição entre as várias linguagens matemáticas, tanto na exposição teórica como nas atividades práticas, o que pode contribuir para que o estudante compreenda, efetue e controle a diversidade de processos matemáticos propostos numa situação de ensino. Palavras-chave: ensino de cálculo, registros de representação, limites, formação de professores, livro didático. Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/44510.26893/rm.v16i32.445Revista Mosaicum; n. 32 (2020): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v16i32reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/445/415Copyright (c) 2020 Revista Mosaicumhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCouy, LaisSellin, Weversson DalmasoSouza, Fábio Silva de SouzaAlves, Wederson Marcos 2021-06-28T11:58:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/445Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:44.652Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica |
title |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica |
spellingShingle |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica Couy, Lais Cálculo. Ensino de cálculo. Registros de representação Formação de professores |
title_short |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica |
title_full |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica |
title_fullStr |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica |
title_full_unstemmed |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica |
title_sort |
Análise de livros-textos de cálculo quanto à utilização dos registros de representação semiótica |
author |
Couy, Lais |
author_facet |
Couy, Lais Sellin, Weversson Dalmaso Souza, Fábio Silva de Souza Alves, Wederson Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Sellin, Weversson Dalmaso Souza, Fábio Silva de Souza Alves, Wederson Marcos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couy, Lais Sellin, Weversson Dalmaso Souza, Fábio Silva de Souza Alves, Wederson Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo. Ensino de cálculo. Registros de representação Formação de professores |
topic |
Cálculo. Ensino de cálculo. Registros de representação Formação de professores |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Diversos fatores interferem no processo de ensino-aprendizagem, entre eles a forma de abordagem dos conceitos nos livros didáticos adotados pelos professores em sala de aula. Sendo assim, objetivou-se com este artigo observar a abordagem dos conceitos em três livros didáticos de Cálculo com relação ao conteúdo “Limites de Função de Uma Variável Real”. Essa observação foi feita à luz dos estudos de Duval (2003), principalmente em relação aos registros de representação semiótica. Percebeu-se, pelas análises, que duas obras apresentam os vários registros de representação na exposição teórica, mas supervalorizam as manipulações algébricas nos exercícios, não explorando satisfatoriamente outras formas de representação. Já em outra obra, verificou-se a utilização de uma abordagem que estimula a transição entre as várias linguagens matemáticas, tanto na exposição teórica como nas atividades práticas, o que pode contribuir para que o estudante compreenda, efetue e controle a diversidade de processos matemáticos propostos numa situação de ensino. Palavras-chave: ensino de cálculo, registros de representação, limites, formação de professores, livro didático. |
description |
Diversos fatores interferem no processo de ensino-aprendizagem, entre eles a forma de abordagem dos conceitos nos livros didáticos adotados pelos professores em sala de aula. Sendo assim, objetivou-se com este artigo observar a abordagem dos conceitos em três livros didáticos de Cálculo com relação ao conteúdo “Limites de Função de Uma Variável Real”. Essa observação foi feita à luz dos estudos de Duval (2003), principalmente em relação aos registros de representação semiótica. Percebeu-se, pelas análises, que duas obras apresentam os vários registros de representação na exposição teórica, mas supervalorizam as manipulações algébricas nos exercícios, não explorando satisfatoriamente outras formas de representação. Já em outra obra, verificou-se a utilização de uma abordagem que estimula a transição entre as várias linguagens matemáticas, tanto na exposição teórica como nas atividades práticas, o que pode contribuir para que o estudante compreenda, efetue e controle a diversidade de processos matemáticos propostos numa situação de ensino. Palavras-chave: ensino de cálculo, registros de representação, limites, formação de professores, livro didático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/445 10.26893/rm.v16i32.445 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/445 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v16i32.445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/445/415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 32 (2020): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v16i32 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Cálculo. Ensino de cálculo. Registros de representação Formação de professores |
_version_ |
1704448768014811136 |