Marxismo, neomarxismo e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Filho, Júlio Francelino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
DOI: 10.26893/rm.v2i4.281
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/281
Resumo: O presente artigo versa sobre educação, escola e trabalho infantil na visão de Marx e Engels e, também, demonstra aapropriação capitalista do trabalho das crianças, bem como as primeiras tentativas dos órgãos oficiais de regulamentar esse tipo de trabalho. Regulamentações essas aqui comentadas e criticadas por Marx. Trata, ainda, da pedagogia neomarxista na perspectiva socialista de Lênin e Gramsci, além das contribuições dos teóricos críticos da Escola de Frankfurt e dos teóricos progressistas para a atual e desafiadora forma de se pensar e de se praticar a educação contemporânea.
id FASB-2_35c41e5508372b88a7035912062da2a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/281
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Marxismo, neomarxismo e educaçãoPedagogia marxistaPedagogia neomarxistaTeoria críticaEducaçãoO presente artigo versa sobre educação, escola e trabalho infantil na visão de Marx e Engels e, também, demonstra aapropriação capitalista do trabalho das crianças, bem como as primeiras tentativas dos órgãos oficiais de regulamentar esse tipo de trabalho. Regulamentações essas aqui comentadas e criticadas por Marx. Trata, ainda, da pedagogia neomarxista na perspectiva socialista de Lênin e Gramsci, além das contribuições dos teóricos críticos da Escola de Frankfurt e dos teóricos progressistas para a atual e desafiadora forma de se pensar e de se praticar a educação contemporânea. Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/28110.26893/rm.v2i4.281Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v2i4reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/281/242https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Filho, Júlio Francelino 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/281Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:15.441Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Marxismo, neomarxismo e educação
title Marxismo, neomarxismo e educação
spellingShingle Marxismo, neomarxismo e educação
Marxismo, neomarxismo e educação
Ferreira Filho, Júlio Francelino
Pedagogia marxista
Pedagogia neomarxista
Teoria crítica
Educação
Ferreira Filho, Júlio Francelino
Pedagogia marxista
Pedagogia neomarxista
Teoria crítica
Educação
title_short Marxismo, neomarxismo e educação
title_full Marxismo, neomarxismo e educação
title_fullStr Marxismo, neomarxismo e educação
Marxismo, neomarxismo e educação
title_full_unstemmed Marxismo, neomarxismo e educação
Marxismo, neomarxismo e educação
title_sort Marxismo, neomarxismo e educação
author Ferreira Filho, Júlio Francelino
author_facet Ferreira Filho, Júlio Francelino
Ferreira Filho, Júlio Francelino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Filho, Júlio Francelino
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia marxista
Pedagogia neomarxista
Teoria crítica
Educação
topic Pedagogia marxista
Pedagogia neomarxista
Teoria crítica
Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo versa sobre educação, escola e trabalho infantil na visão de Marx e Engels e, também, demonstra aapropriação capitalista do trabalho das crianças, bem como as primeiras tentativas dos órgãos oficiais de regulamentar esse tipo de trabalho. Regulamentações essas aqui comentadas e criticadas por Marx. Trata, ainda, da pedagogia neomarxista na perspectiva socialista de Lênin e Gramsci, além das contribuições dos teóricos críticos da Escola de Frankfurt e dos teóricos progressistas para a atual e desafiadora forma de se pensar e de se praticar a educação contemporânea.
description O presente artigo versa sobre educação, escola e trabalho infantil na visão de Marx e Engels e, também, demonstra aapropriação capitalista do trabalho das crianças, bem como as primeiras tentativas dos órgãos oficiais de regulamentar esse tipo de trabalho. Regulamentações essas aqui comentadas e criticadas por Marx. Trata, ainda, da pedagogia neomarxista na perspectiva socialista de Lênin e Gramsci, além das contribuições dos teóricos críticos da Escola de Frankfurt e dos teóricos progressistas para a atual e desafiadora forma de se pensar e de se praticar a educação contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/281
10.26893/rm.v2i4.281
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/281
identifier_str_mv 10.26893/rm.v2i4.281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/281/242
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v2i4
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Pedagogia marxista
Pedagogia neomarxista
Teoria crítica
Educação
_version_ 1821891664835248128
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26893/rm.v2i4.281