POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro de
Publication Date: 2018
Other Authors: Martins, Juliana Cristina Maciel
Format: Article
Language: por
Source: Trabalho & Educação (Online)
Download full: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8558
Summary: Antón Semiónovirch Makarenko was born in Bielopie, Krákov, in 1888, and died in 1939. He lived through the Russian Revolution of 1917, in which the Bolsheviks, headed by Lenin, appointed him as leader of the Council of People’s Commissars and overthrew Tsar Nicholas II. In this historical period, Russia faced two hecatombs, namely, World War I and the mentioned Revolution and, consequently, millions of children and, above all, young people engaged in prostitution, theft, and murder, among other felonies. Amidst such context, the educator on the agenda was designated as director of the Gorky Colony, near Poltava. In his mission he was heavily influenced by Lenin, mainly concerning the relevance ascribed to arts, aesthetics, and ethics towards the shaping of a new man who should be inserted in a new society. Gorky was also a great example for the educator in question, markedly through his literary, active and political romanticism, as well as by his view of intellectuals - as political and social organizers. Makarenko’s major works include The Pedagogical Poem (1925-1935), The Book for Parents (1937) and Flags on the Battlements (1938). In The Pedagogical Poem, the given author presents his educative proposal, largely affected by Marxist ideas, formulated in the practice of his position as Gorky Colony director. His work with marginal orphans was guided by the following principles: a) omnilateral formation; b) connection between work and education; c) teaching authority and discipline; d) shared management between teachers and students. His professional performance in this colony has been acknowledged both by the Union of Soviet Socialist Republics (USSR) and worldwide.___Antón Semiónovirch Makarenko nasceu em Bielópie, província de Krákov, em 1888 e morreu em 1939, tendo assim, vivido na época da Revolução Russa de 1917, na qual os bolcheviques, liderados por Lenin, destituíram do poder o czar Nicolau II e o proclamaram como líder dos Comissários do I Conselho Comunitário do Povo. Nesse período histórico, a Rússia enfrentava duas hecatombes, ou seja, a I Guerra Mundial e a mencionada Revolução e, em decorrência, milhões de crianças e, sobretudo, jovens estavam se prostituindo, roubando, matando, entre outros delitos. Assim, nesse cenário, o educador em pauta foi indicado para ser gestor da Colônia de Gorki, próxima de Poltava. Nessa missão, foi muito influenciado por Lenin, sobretudo no que tange à importância que deveria ser conferida à arte, à estética e à ética, para a formação de um novo homem, que deveria se inserir em uma nova sociedade. Gorki foi, também, uma grande referência para o educador em pauta, notadamente através do seu romantismo literário, ativo e político e, sobretudo, pela sua visão do intelectual, como organizador político e social. As principais obras de Makarenko são o Poema Pedagógico, Bandeiras nas Torres e Livro dos Pais. No Poema Pedagógico, o autor em pauta apresenta sua proposta educativa, de inspiração marxista, desenvolvida na prática de sua atuação como diretor, na Colônia de Gorki. Seu trabalho, sobretudo com jovens em situação de marginalidade, se norteou por estes princípios: formação omnilateral; relação entre trabalho e educação; autoridade docente e disciplina; coletivo como gestão compartilhada entre docentes e discentes. Seu trabalho nessa Colônia foi reconhecido tanto pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), quanto no âmbito internacional.
id UFMG-23_c7e502be4a1e862d18f09767335476cd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8558
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with MarxismPoema PedagógicoTeoria MarxistaMakarenkoPedagogical poemMarxist Theory375.05Antón Semiónovirch Makarenko was born in Bielopie, Krákov, in 1888, and died in 1939. He lived through the Russian Revolution of 1917, in which the Bolsheviks, headed by Lenin, appointed him as leader of the Council of People’s Commissars and overthrew Tsar Nicholas II. In this historical period, Russia faced two hecatombs, namely, World War I and the mentioned Revolution and, consequently, millions of children and, above all, young people engaged in prostitution, theft, and murder, among other felonies. Amidst such context, the educator on the agenda was designated as director of the Gorky Colony, near Poltava. In his mission he was heavily influenced by Lenin, mainly concerning the relevance ascribed to arts, aesthetics, and ethics towards the shaping of a new man who should be inserted in a new society. Gorky was also a great example for the educator in question, markedly through his literary, active and political romanticism, as well as by his view of intellectuals - as political and social organizers. Makarenko’s major works include The Pedagogical Poem (1925-1935), The Book for Parents (1937) and Flags on the Battlements (1938). In The Pedagogical Poem, the given author presents his educative proposal, largely affected by Marxist ideas, formulated in the practice of his position as Gorky Colony director. His work with marginal orphans was guided by the following principles: a) omnilateral formation; b) connection between work and education; c) teaching authority and discipline; d) shared management between teachers and students. His professional performance in this colony has been acknowledged both by the Union of Soviet Socialist Republics (USSR) and worldwide.___Antón Semiónovirch Makarenko nasceu em Bielópie, província de Krákov, em 1888 e morreu em 1939, tendo assim, vivido na época da Revolução Russa de 1917, na qual os bolcheviques, liderados por Lenin, destituíram do poder o czar Nicolau II e o proclamaram como líder dos Comissários do I Conselho Comunitário do Povo. Nesse período histórico, a Rússia enfrentava duas hecatombes, ou seja, a I Guerra Mundial e a mencionada Revolução e, em decorrência, milhões de crianças e, sobretudo, jovens estavam se prostituindo, roubando, matando, entre outros delitos. Assim, nesse cenário, o educador em pauta foi indicado para ser gestor da Colônia de Gorki, próxima de Poltava. Nessa missão, foi muito influenciado por Lenin, sobretudo no que tange à importância que deveria ser conferida à arte, à estética e à ética, para a formação de um novo homem, que deveria se inserir em uma nova sociedade. Gorki foi, também, uma grande referência para o educador em pauta, notadamente através do seu romantismo literário, ativo e político e, sobretudo, pela sua visão do intelectual, como organizador político e social. As principais obras de Makarenko são o Poema Pedagógico, Bandeiras nas Torres e Livro dos Pais. No Poema Pedagógico, o autor em pauta apresenta sua proposta educativa, de inspiração marxista, desenvolvida na prática de sua atuação como diretor, na Colônia de Gorki. Seu trabalho, sobretudo com jovens em situação de marginalidade, se norteou por estes princípios: formação omnilateral; relação entre trabalho e educação; autoridade docente e disciplina; coletivo como gestão compartilhada entre docentes e discentes. Seu trabalho nessa Colônia foi reconhecido tanto pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), quanto no âmbito internacional.Universidade Federal de Minas Gerais2018-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8558Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 195-205Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 195-205Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 195-205Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 195-2052238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8558/6075https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8558/9599Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Auxiliadora Monteiro deMartins, Juliana Cristina Maciel2019-02-01T19:51:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8558Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:01Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism
title POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism
spellingShingle POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism
Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro de
Poema Pedagógico
Teoria Marxista
Makarenko
Pedagogical poem
Marxist Theory
375.05
title_short POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism
title_full POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism
title_fullStr POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism
title_full_unstemmed POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism
title_sort POEMA PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INOVADORA, DESENVOLVIDA POR MAKARENKO E SUA RELAÇÃO COM O MARXISMO | Pedagogical Poem: an innovative educational experience, fostered by Makarenko and his affinity with Marxism
author Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro de
author_facet Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro de
Martins, Juliana Cristina Maciel
author_role author
author2 Martins, Juliana Cristina Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro de
Martins, Juliana Cristina Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Poema Pedagógico
Teoria Marxista
Makarenko
Pedagogical poem
Marxist Theory
375.05
topic Poema Pedagógico
Teoria Marxista
Makarenko
Pedagogical poem
Marxist Theory
375.05
description Antón Semiónovirch Makarenko was born in Bielopie, Krákov, in 1888, and died in 1939. He lived through the Russian Revolution of 1917, in which the Bolsheviks, headed by Lenin, appointed him as leader of the Council of People’s Commissars and overthrew Tsar Nicholas II. In this historical period, Russia faced two hecatombs, namely, World War I and the mentioned Revolution and, consequently, millions of children and, above all, young people engaged in prostitution, theft, and murder, among other felonies. Amidst such context, the educator on the agenda was designated as director of the Gorky Colony, near Poltava. In his mission he was heavily influenced by Lenin, mainly concerning the relevance ascribed to arts, aesthetics, and ethics towards the shaping of a new man who should be inserted in a new society. Gorky was also a great example for the educator in question, markedly through his literary, active and political romanticism, as well as by his view of intellectuals - as political and social organizers. Makarenko’s major works include The Pedagogical Poem (1925-1935), The Book for Parents (1937) and Flags on the Battlements (1938). In The Pedagogical Poem, the given author presents his educative proposal, largely affected by Marxist ideas, formulated in the practice of his position as Gorky Colony director. His work with marginal orphans was guided by the following principles: a) omnilateral formation; b) connection between work and education; c) teaching authority and discipline; d) shared management between teachers and students. His professional performance in this colony has been acknowledged both by the Union of Soviet Socialist Republics (USSR) and worldwide.___Antón Semiónovirch Makarenko nasceu em Bielópie, província de Krákov, em 1888 e morreu em 1939, tendo assim, vivido na época da Revolução Russa de 1917, na qual os bolcheviques, liderados por Lenin, destituíram do poder o czar Nicolau II e o proclamaram como líder dos Comissários do I Conselho Comunitário do Povo. Nesse período histórico, a Rússia enfrentava duas hecatombes, ou seja, a I Guerra Mundial e a mencionada Revolução e, em decorrência, milhões de crianças e, sobretudo, jovens estavam se prostituindo, roubando, matando, entre outros delitos. Assim, nesse cenário, o educador em pauta foi indicado para ser gestor da Colônia de Gorki, próxima de Poltava. Nessa missão, foi muito influenciado por Lenin, sobretudo no que tange à importância que deveria ser conferida à arte, à estética e à ética, para a formação de um novo homem, que deveria se inserir em uma nova sociedade. Gorki foi, também, uma grande referência para o educador em pauta, notadamente através do seu romantismo literário, ativo e político e, sobretudo, pela sua visão do intelectual, como organizador político e social. As principais obras de Makarenko são o Poema Pedagógico, Bandeiras nas Torres e Livro dos Pais. No Poema Pedagógico, o autor em pauta apresenta sua proposta educativa, de inspiração marxista, desenvolvida na prática de sua atuação como diretor, na Colônia de Gorki. Seu trabalho, sobretudo com jovens em situação de marginalidade, se norteou por estes princípios: formação omnilateral; relação entre trabalho e educação; autoridade docente e disciplina; coletivo como gestão compartilhada entre docentes e discentes. Seu trabalho nessa Colônia foi reconhecido tanto pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), quanto no âmbito internacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8558
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8558/6075
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8558/9599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 195-205
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 195-205
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 195-205
Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 195-205
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220510930567168