Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é discutir as relações entre interpretação do patrimônio e sustentabilidade, partindo dopressuposto que esta atividade possui estreitos laços com a sustentabilidade do turismo aliado à educação e contribui com a conservação dos patrimônios natural e cultural, gerando uma gama de benefícios sociais e econômicos, críticos ao efetivo gerenciamento e conservação do patrimônio e ao turismo sustentável. Em seguida, argumenta-se que a interpretação do patrimônio pode ser usada como forma de qualificar a experiência do visitante ao mesmo tempo que constrói um elo com a sustentabilidade do turismo. Conclui-se que a interpretação do patrimônio favorece aos visitantes a construção de novos valores, objetos de seu interesse, promovendo a educação para a conservação do patrimônio e se aproxima do Turismo sustentável |
id |
FASB-2_4ab8985cffaf8f5c8eb1f893eaacaab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/277 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentávelEducação ambientalTurismo sustentávelSustentabilidadePatrimônioO objetivo deste estudo é discutir as relações entre interpretação do patrimônio e sustentabilidade, partindo dopressuposto que esta atividade possui estreitos laços com a sustentabilidade do turismo aliado à educação e contribui com a conservação dos patrimônios natural e cultural, gerando uma gama de benefícios sociais e econômicos, críticos ao efetivo gerenciamento e conservação do patrimônio e ao turismo sustentável. Em seguida, argumenta-se que a interpretação do patrimônio pode ser usada como forma de qualificar a experiência do visitante ao mesmo tempo que constrói um elo com a sustentabilidade do turismo. Conclui-se que a interpretação do patrimônio favorece aos visitantes a construção de novos valores, objetos de seu interesse, promovendo a educação para a conservação do patrimônio e se aproxima do Turismo sustentável Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/27710.26893/rm.v2i4.277Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v2i4reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277/246https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Gustavo Aveiro de 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/277Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:14.449Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável |
title |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável |
spellingShingle |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável Araújo, Gustavo Aveiro de Educação ambiental Turismo sustentável Sustentabilidade Patrimônio |
title_short |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável |
title_full |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável |
title_fullStr |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável |
title_full_unstemmed |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável |
title_sort |
Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável |
author |
Araújo, Gustavo Aveiro de |
author_facet |
Araújo, Gustavo Aveiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Gustavo Aveiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Turismo sustentável Sustentabilidade Patrimônio |
topic |
Educação ambiental Turismo sustentável Sustentabilidade Patrimônio |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo deste estudo é discutir as relações entre interpretação do patrimônio e sustentabilidade, partindo dopressuposto que esta atividade possui estreitos laços com a sustentabilidade do turismo aliado à educação e contribui com a conservação dos patrimônios natural e cultural, gerando uma gama de benefícios sociais e econômicos, críticos ao efetivo gerenciamento e conservação do patrimônio e ao turismo sustentável. Em seguida, argumenta-se que a interpretação do patrimônio pode ser usada como forma de qualificar a experiência do visitante ao mesmo tempo que constrói um elo com a sustentabilidade do turismo. Conclui-se que a interpretação do patrimônio favorece aos visitantes a construção de novos valores, objetos de seu interesse, promovendo a educação para a conservação do patrimônio e se aproxima do Turismo sustentável |
description |
O objetivo deste estudo é discutir as relações entre interpretação do patrimônio e sustentabilidade, partindo dopressuposto que esta atividade possui estreitos laços com a sustentabilidade do turismo aliado à educação e contribui com a conservação dos patrimônios natural e cultural, gerando uma gama de benefícios sociais e econômicos, críticos ao efetivo gerenciamento e conservação do patrimônio e ao turismo sustentável. Em seguida, argumenta-se que a interpretação do patrimônio pode ser usada como forma de qualificar a experiência do visitante ao mesmo tempo que constrói um elo com a sustentabilidade do turismo. Conclui-se que a interpretação do patrimônio favorece aos visitantes a construção de novos valores, objetos de seu interesse, promovendo a educação para a conservação do patrimônio e se aproxima do Turismo sustentável |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277 10.26893/rm.v2i4.277 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v2i4.277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277/246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v2i4 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Educação ambiental Turismo sustentável Sustentabilidade Patrimônio |
_version_ |
1704448767505203200 |