Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Gustavo Aveiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277
Resumo: O objetivo deste estudo é discutir as relações entre interpretação do patrimônio e sustentabilidade, partindo dopressuposto que esta atividade possui estreitos laços com a sustentabilidade do turismo aliado à educação e contribui com a conservação dos patrimônios natural e cultural, gerando uma gama de benefícios sociais e econômicos, críticos ao efetivo gerenciamento e conservação do patrimônio e ao turismo sustentável. Em seguida, argumenta-se que a interpretação do patrimônio pode ser usada como forma de qualificar a experiência do visitante ao mesmo tempo que constrói um elo com a sustentabilidade do turismo. Conclui-se que a interpretação do patrimônio favorece aos visitantes a construção de novos valores, objetos de seu interesse, promovendo a educação para a conservação do patrimônio e se aproxima do Turismo sustentável
id FASB-2_4ab8985cffaf8f5c8eb1f893eaacaab6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/277
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentávelEducação ambientalTurismo sustentávelSustentabilidadePatrimônioO objetivo deste estudo é discutir as relações entre interpretação do patrimônio e sustentabilidade, partindo dopressuposto que esta atividade possui estreitos laços com a sustentabilidade do turismo aliado à educação e contribui com a conservação dos patrimônios natural e cultural, gerando uma gama de benefícios sociais e econômicos, críticos ao efetivo gerenciamento e conservação do patrimônio e ao turismo sustentável. Em seguida, argumenta-se que a interpretação do patrimônio pode ser usada como forma de qualificar a experiência do visitante ao mesmo tempo que constrói um elo com a sustentabilidade do turismo. Conclui-se que a interpretação do patrimônio favorece aos visitantes a construção de novos valores, objetos de seu interesse, promovendo a educação para a conservação do patrimônio e se aproxima do Turismo sustentável Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/27710.26893/rm.v2i4.277Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v2i4reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277/246https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Gustavo Aveiro de 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/277Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:14.449Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
title Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
spellingShingle Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
Araújo, Gustavo Aveiro de
Educação ambiental
Turismo sustentável
Sustentabilidade
Patrimônio
title_short Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
title_full Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
title_fullStr Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
title_full_unstemmed Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
title_sort Construindo novos valores através da interpretação do patrimônio: educação e turismo sustentável
author Araújo, Gustavo Aveiro de
author_facet Araújo, Gustavo Aveiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gustavo Aveiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Turismo sustentável
Sustentabilidade
Patrimônio
topic Educação ambiental
Turismo sustentável
Sustentabilidade
Patrimônio
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste estudo é discutir as relações entre interpretação do patrimônio e sustentabilidade, partindo dopressuposto que esta atividade possui estreitos laços com a sustentabilidade do turismo aliado à educação e contribui com a conservação dos patrimônios natural e cultural, gerando uma gama de benefícios sociais e econômicos, críticos ao efetivo gerenciamento e conservação do patrimônio e ao turismo sustentável. Em seguida, argumenta-se que a interpretação do patrimônio pode ser usada como forma de qualificar a experiência do visitante ao mesmo tempo que constrói um elo com a sustentabilidade do turismo. Conclui-se que a interpretação do patrimônio favorece aos visitantes a construção de novos valores, objetos de seu interesse, promovendo a educação para a conservação do patrimônio e se aproxima do Turismo sustentável
description O objetivo deste estudo é discutir as relações entre interpretação do patrimônio e sustentabilidade, partindo dopressuposto que esta atividade possui estreitos laços com a sustentabilidade do turismo aliado à educação e contribui com a conservação dos patrimônios natural e cultural, gerando uma gama de benefícios sociais e econômicos, críticos ao efetivo gerenciamento e conservação do patrimônio e ao turismo sustentável. Em seguida, argumenta-se que a interpretação do patrimônio pode ser usada como forma de qualificar a experiência do visitante ao mesmo tempo que constrói um elo com a sustentabilidade do turismo. Conclui-se que a interpretação do patrimônio favorece aos visitantes a construção de novos valores, objetos de seu interesse, promovendo a educação para a conservação do patrimônio e se aproxima do Turismo sustentável
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277
10.26893/rm.v2i4.277
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277
identifier_str_mv 10.26893/rm.v2i4.277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/277/246
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v2i4
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação ambiental
Turismo sustentável
Sustentabilidade
Patrimônio
_version_ 1704448767505203200