Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Karlane Holanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chagas, Adrielly Rodrigues das, Mendes, Ruth da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463
Resumo: O estudo tem como objetivo investigar os instrumentos e as técnicas de avaliação da aprendizagem aplicadas no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFCE - Campus Paracuru a fim de averiguar se os postulados do Regulamento da Organização Didática (ROD) efetivam-se na ação docente. O estudo foi construído mediante pesquisa documental, na qual foi realizada no ROD, especificamente no capítulo III - Da aprendizagem, na seção I - Da sistemática da avaliação e pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizada, via formulário Google, uma pesquisa eletrônica com os professores do curso e campus em questão. Ao final do estudo foi possível constatar que o ato de examinar predomina nas práticas avaliativas dos professores do referido curso do IFCE-Campus Paracuru e que ainda há uma preferência por avaliações somativas que tem como propósito atribuir notas e conceitos para os estudantes.
id FASB-2_7f803dcbc1144a868e92f3f1d86c75cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/463
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- ParacuruPráticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD).O estudo tem como objetivo investigar os instrumentos e as técnicas de avaliação da aprendizagem aplicadas no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFCE - Campus Paracuru a fim de averiguar se os postulados do Regulamento da Organização Didática (ROD) efetivam-se na ação docente. O estudo foi construído mediante pesquisa documental, na qual foi realizada no ROD, especificamente no capítulo III - Da aprendizagem, na seção I - Da sistemática da avaliação e pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizada, via formulário Google, uma pesquisa eletrônica com os professores do curso e campus em questão. Ao final do estudo foi possível constatar que o ato de examinar predomina nas práticas avaliativas dos professores do referido curso do IFCE-Campus Paracuru e que ainda há uma preferência por avaliações somativas que tem como propósito atribuir notas e conceitos para os estudantes.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/46310.26893/rm.v33i33.463Revista Mosaicum; n. 33 (2021): Revista Mosaicum; 54-661980-41801808-589X10.26893/rm.v33i33reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463/434Copyright (c) 2021 Revista Mosaicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Karlane HolandaChagas, Adrielly Rodrigues das Mendes, Ruth da Silva2021-06-28T11:58:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/463Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:45.909Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
title Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
spellingShingle Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
Araújo, Karlane Holanda
Práticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD).
title_short Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
title_full Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
title_fullStr Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
title_sort Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
author Araújo, Karlane Holanda
author_facet Araújo, Karlane Holanda
Chagas, Adrielly Rodrigues das
Mendes, Ruth da Silva
author_role author
author2 Chagas, Adrielly Rodrigues das
Mendes, Ruth da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Karlane Holanda
Chagas, Adrielly Rodrigues das
Mendes, Ruth da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD).
topic Práticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD).
dc.description.none.fl_txt_mv O estudo tem como objetivo investigar os instrumentos e as técnicas de avaliação da aprendizagem aplicadas no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFCE - Campus Paracuru a fim de averiguar se os postulados do Regulamento da Organização Didática (ROD) efetivam-se na ação docente. O estudo foi construído mediante pesquisa documental, na qual foi realizada no ROD, especificamente no capítulo III - Da aprendizagem, na seção I - Da sistemática da avaliação e pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizada, via formulário Google, uma pesquisa eletrônica com os professores do curso e campus em questão. Ao final do estudo foi possível constatar que o ato de examinar predomina nas práticas avaliativas dos professores do referido curso do IFCE-Campus Paracuru e que ainda há uma preferência por avaliações somativas que tem como propósito atribuir notas e conceitos para os estudantes.
description O estudo tem como objetivo investigar os instrumentos e as técnicas de avaliação da aprendizagem aplicadas no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFCE - Campus Paracuru a fim de averiguar se os postulados do Regulamento da Organização Didática (ROD) efetivam-se na ação docente. O estudo foi construído mediante pesquisa documental, na qual foi realizada no ROD, especificamente no capítulo III - Da aprendizagem, na seção I - Da sistemática da avaliação e pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizada, via formulário Google, uma pesquisa eletrônica com os professores do curso e campus em questão. Ao final do estudo foi possível constatar que o ato de examinar predomina nas práticas avaliativas dos professores do referido curso do IFCE-Campus Paracuru e que ainda há uma preferência por avaliações somativas que tem como propósito atribuir notas e conceitos para os estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463
10.26893/rm.v33i33.463
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463
identifier_str_mv 10.26893/rm.v33i33.463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463/434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Mosaicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Mosaicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 33 (2021): Revista Mosaicum; 54-66
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v33i33
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Práticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD).
_version_ 1704448768027394048