Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo investigar os instrumentos e as técnicas de avaliação da aprendizagem aplicadas no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFCE - Campus Paracuru a fim de averiguar se os postulados do Regulamento da Organização Didática (ROD) efetivam-se na ação docente. O estudo foi construído mediante pesquisa documental, na qual foi realizada no ROD, especificamente no capítulo III - Da aprendizagem, na seção I - Da sistemática da avaliação e pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizada, via formulário Google, uma pesquisa eletrônica com os professores do curso e campus em questão. Ao final do estudo foi possível constatar que o ato de examinar predomina nas práticas avaliativas dos professores do referido curso do IFCE-Campus Paracuru e que ainda há uma preferência por avaliações somativas que tem como propósito atribuir notas e conceitos para os estudantes. |
id |
FASB-2_7f803dcbc1144a868e92f3f1d86c75cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/463 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- ParacuruPráticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD).O estudo tem como objetivo investigar os instrumentos e as técnicas de avaliação da aprendizagem aplicadas no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFCE - Campus Paracuru a fim de averiguar se os postulados do Regulamento da Organização Didática (ROD) efetivam-se na ação docente. O estudo foi construído mediante pesquisa documental, na qual foi realizada no ROD, especificamente no capítulo III - Da aprendizagem, na seção I - Da sistemática da avaliação e pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizada, via formulário Google, uma pesquisa eletrônica com os professores do curso e campus em questão. Ao final do estudo foi possível constatar que o ato de examinar predomina nas práticas avaliativas dos professores do referido curso do IFCE-Campus Paracuru e que ainda há uma preferência por avaliações somativas que tem como propósito atribuir notas e conceitos para os estudantes.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/46310.26893/rm.v33i33.463Revista Mosaicum; n. 33 (2021): Revista Mosaicum; 54-661980-41801808-589X10.26893/rm.v33i33reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463/434Copyright (c) 2021 Revista Mosaicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Karlane HolandaChagas, Adrielly Rodrigues das Mendes, Ruth da Silva2021-06-28T11:58:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/463Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:45.909Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru |
title |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru Araújo, Karlane Holanda Práticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD). |
title_short |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru |
title_full |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em ciências biológicas do campus IFCE- Paracuru |
author |
Araújo, Karlane Holanda |
author_facet |
Araújo, Karlane Holanda Chagas, Adrielly Rodrigues das Mendes, Ruth da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Adrielly Rodrigues das Mendes, Ruth da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Karlane Holanda Chagas, Adrielly Rodrigues das Mendes, Ruth da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD). |
topic |
Práticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD). |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O estudo tem como objetivo investigar os instrumentos e as técnicas de avaliação da aprendizagem aplicadas no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFCE - Campus Paracuru a fim de averiguar se os postulados do Regulamento da Organização Didática (ROD) efetivam-se na ação docente. O estudo foi construído mediante pesquisa documental, na qual foi realizada no ROD, especificamente no capítulo III - Da aprendizagem, na seção I - Da sistemática da avaliação e pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizada, via formulário Google, uma pesquisa eletrônica com os professores do curso e campus em questão. Ao final do estudo foi possível constatar que o ato de examinar predomina nas práticas avaliativas dos professores do referido curso do IFCE-Campus Paracuru e que ainda há uma preferência por avaliações somativas que tem como propósito atribuir notas e conceitos para os estudantes. |
description |
O estudo tem como objetivo investigar os instrumentos e as técnicas de avaliação da aprendizagem aplicadas no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFCE - Campus Paracuru a fim de averiguar se os postulados do Regulamento da Organização Didática (ROD) efetivam-se na ação docente. O estudo foi construído mediante pesquisa documental, na qual foi realizada no ROD, especificamente no capítulo III - Da aprendizagem, na seção I - Da sistemática da avaliação e pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizada, via formulário Google, uma pesquisa eletrônica com os professores do curso e campus em questão. Ao final do estudo foi possível constatar que o ato de examinar predomina nas práticas avaliativas dos professores do referido curso do IFCE-Campus Paracuru e que ainda há uma preferência por avaliações somativas que tem como propósito atribuir notas e conceitos para os estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463 10.26893/rm.v33i33.463 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v33i33.463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/463/434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Mosaicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Mosaicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 33 (2021): Revista Mosaicum; 54-66 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v33i33 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Práticas avaliativas. Regulação da aprendizagem. Regulamento da Organização Didática (ROD). |
_version_ |
1704448768027394048 |