Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Renata Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12130
Resumo: O estudo das práticas avaliativas dos docentes do curso de licenciatura em Matemática da UFPA é pertinente em vista das perspectivas que se apresentam quanto as interferências que elas assumem sobre os licenciandos, prospectivos professores. Objetiva-se analisar como esses sujeitos concebem a avaliação da aprendizagem. Metodologicamente o estudo está pautado na abordagem qualitativa, representado pela pesquisa bibliográfica complementada por pesquisa de campo realizada com auxilio de questionários contendo perguntas abertas aplicadas a um terço do quadro docente. Verifica-se que as práticas avaliativas dos docentes é eclética, e depende da concepção de educação que eles constroem durante a vivência no processo educativo superior, resultando na adoção de instrumentos e práticas de avaliação diferenciados. Conclui-se que as práticas avaliativas dos docentes do curso de Matemática se pautam nas concepções de ensino, de sociedade, que eles defendem, as quais se materializam no fazer pedagógico; ### ABSTRACT: The study of assessment practices of teachers of mathematics degree in UFPA is relevant in view of the perspectives presented on the interference that they take on student teachers, prospective teachers. This study aims to examine how these individuals perceive the assessment of learning. Methodologically the study is based on the qualitative approach, represented by the literature supplemented by field research conducted with the aid of questionnaires with questions applied to a third of the faculty. It appears that the assessment practices of teachers is eclectic and depends on the concept of education that they build during the experience in higher education process, resulting in the adoption of instruments and different assessment practices. We conclude that the assessment practices of teachers of mathematics should be guided in the conceptions of education, society, they argue, which are materialized in the pedagogical.
id RCAP_55f6d1b0dcb733b64d4bb11b4bcf70fc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professoresEnsinoPráticas avaliativasMatemáticaEducationAssessment practicesMathematicsO estudo das práticas avaliativas dos docentes do curso de licenciatura em Matemática da UFPA é pertinente em vista das perspectivas que se apresentam quanto as interferências que elas assumem sobre os licenciandos, prospectivos professores. Objetiva-se analisar como esses sujeitos concebem a avaliação da aprendizagem. Metodologicamente o estudo está pautado na abordagem qualitativa, representado pela pesquisa bibliográfica complementada por pesquisa de campo realizada com auxilio de questionários contendo perguntas abertas aplicadas a um terço do quadro docente. Verifica-se que as práticas avaliativas dos docentes é eclética, e depende da concepção de educação que eles constroem durante a vivência no processo educativo superior, resultando na adoção de instrumentos e práticas de avaliação diferenciados. Conclui-se que as práticas avaliativas dos docentes do curso de Matemática se pautam nas concepções de ensino, de sociedade, que eles defendem, as quais se materializam no fazer pedagógico; ### ABSTRACT: The study of assessment practices of teachers of mathematics degree in UFPA is relevant in view of the perspectives presented on the interference that they take on student teachers, prospective teachers. This study aims to examine how these individuals perceive the assessment of learning. Methodologically the study is based on the qualitative approach, represented by the literature supplemented by field research conducted with the aid of questionnaires with questions applied to a third of the faculty. It appears that the assessment practices of teachers is eclectic and depends on the concept of education that they build during the experience in higher education process, resulting in the adoption of instruments and different assessment practices. We conclude that the assessment practices of teachers of mathematics should be guided in the conceptions of education, society, they argue, which are materialized in the pedagogical.Universidade de Évora2014-12-30T11:16:28Z2014-12-302010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12130http://hdl.handle.net/10174/12130porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Lima, Renata Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:28.687473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
title Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
spellingShingle Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
Lima, Renata Ferreira
Ensino
Práticas avaliativas
Matemática
Education
Assessment practices
Mathematics
title_short Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
title_full Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
title_fullStr Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
title_sort Avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em matemática: um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores
author Lima, Renata Ferreira
author_facet Lima, Renata Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Renata Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Práticas avaliativas
Matemática
Education
Assessment practices
Mathematics
topic Ensino
Práticas avaliativas
Matemática
Education
Assessment practices
Mathematics
description O estudo das práticas avaliativas dos docentes do curso de licenciatura em Matemática da UFPA é pertinente em vista das perspectivas que se apresentam quanto as interferências que elas assumem sobre os licenciandos, prospectivos professores. Objetiva-se analisar como esses sujeitos concebem a avaliação da aprendizagem. Metodologicamente o estudo está pautado na abordagem qualitativa, representado pela pesquisa bibliográfica complementada por pesquisa de campo realizada com auxilio de questionários contendo perguntas abertas aplicadas a um terço do quadro docente. Verifica-se que as práticas avaliativas dos docentes é eclética, e depende da concepção de educação que eles constroem durante a vivência no processo educativo superior, resultando na adoção de instrumentos e práticas de avaliação diferenciados. Conclui-se que as práticas avaliativas dos docentes do curso de Matemática se pautam nas concepções de ensino, de sociedade, que eles defendem, as quais se materializam no fazer pedagógico; ### ABSTRACT: The study of assessment practices of teachers of mathematics degree in UFPA is relevant in view of the perspectives presented on the interference that they take on student teachers, prospective teachers. This study aims to examine how these individuals perceive the assessment of learning. Methodologically the study is based on the qualitative approach, represented by the literature supplemented by field research conducted with the aid of questionnaires with questions applied to a third of the faculty. It appears that the assessment practices of teachers is eclectic and depends on the concept of education that they build during the experience in higher education process, resulting in the adoption of instruments and different assessment practices. We conclude that the assessment practices of teachers of mathematics should be guided in the conceptions of education, society, they argue, which are materialized in the pedagogical.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2014-12-30T11:16:28Z
2014-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12130
http://hdl.handle.net/10174/12130
url http://hdl.handle.net/10174/12130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540048228352