As matrizes culturas da educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/279
Resumo: O estudo descreve as matrizes culturais do campo, situando a dimensão sociocultural dos processos que constituem adinâmica das manifestações artísticas do meio rural, cuja marca é a defesa da identidade do homem e da mulher. Trata-se de uma abordagem que compreende a relação entre as matrizes culturais, o cotidiano, a educação do campo e identifica os principais aprendizados construídos pelas crianças, jovens e adultos e que podem ser oportunizados pela fazer pedagógico escolar. São reflexões sobre a vida campesina em torno das peculiaridades artísticas produzidas pela comunidade, presentes na sua história, no seu aprendizado, nas suas performances e nas nuances daarte popular, inserindo aí, o teatro comunitário. Por outro lado, quando o estudo considera o meio rural como um dos palcos do teatro comunitário, amplia o conceito de matrizes culturais, enfatizando a identidade coletiva e a função social e educativa do fazer artístico-popular.
id FASB-2_ac30bf5a6bfe7edae7bd1b1f5af67a91
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/279
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling As matrizes culturas da educação do campoEducaçãoEducação do campoMatrizes culturaisArte popularPedagogiaTeatro comunitárioO estudo descreve as matrizes culturais do campo, situando a dimensão sociocultural dos processos que constituem adinâmica das manifestações artísticas do meio rural, cuja marca é a defesa da identidade do homem e da mulher. Trata-se de uma abordagem que compreende a relação entre as matrizes culturais, o cotidiano, a educação do campo e identifica os principais aprendizados construídos pelas crianças, jovens e adultos e que podem ser oportunizados pela fazer pedagógico escolar. São reflexões sobre a vida campesina em torno das peculiaridades artísticas produzidas pela comunidade, presentes na sua história, no seu aprendizado, nas suas performances e nas nuances daarte popular, inserindo aí, o teatro comunitário. Por outro lado, quando o estudo considera o meio rural como um dos palcos do teatro comunitário, amplia o conceito de matrizes culturais, enfatizando a identidade coletiva e a função social e educativa do fazer artístico-popular. Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/27910.26893/rm.v2i4.279Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v2i4reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/279/240https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Pinto, João Rodrigues2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/279Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:14.933Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv As matrizes culturas da educação do campo
title As matrizes culturas da educação do campo
spellingShingle As matrizes culturas da educação do campo
Pinto, João Rodrigues
Educação
Educação do campo
Matrizes culturais
Arte popular
Pedagogia
Teatro comunitário
title_short As matrizes culturas da educação do campo
title_full As matrizes culturas da educação do campo
title_fullStr As matrizes culturas da educação do campo
title_full_unstemmed As matrizes culturas da educação do campo
title_sort As matrizes culturas da educação do campo
author Pinto, João Rodrigues
author_facet Pinto, João Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, João Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação do campo
Matrizes culturais
Arte popular
Pedagogia
Teatro comunitário
topic Educação
Educação do campo
Matrizes culturais
Arte popular
Pedagogia
Teatro comunitário
dc.description.none.fl_txt_mv O estudo descreve as matrizes culturais do campo, situando a dimensão sociocultural dos processos que constituem adinâmica das manifestações artísticas do meio rural, cuja marca é a defesa da identidade do homem e da mulher. Trata-se de uma abordagem que compreende a relação entre as matrizes culturais, o cotidiano, a educação do campo e identifica os principais aprendizados construídos pelas crianças, jovens e adultos e que podem ser oportunizados pela fazer pedagógico escolar. São reflexões sobre a vida campesina em torno das peculiaridades artísticas produzidas pela comunidade, presentes na sua história, no seu aprendizado, nas suas performances e nas nuances daarte popular, inserindo aí, o teatro comunitário. Por outro lado, quando o estudo considera o meio rural como um dos palcos do teatro comunitário, amplia o conceito de matrizes culturais, enfatizando a identidade coletiva e a função social e educativa do fazer artístico-popular.
description O estudo descreve as matrizes culturais do campo, situando a dimensão sociocultural dos processos que constituem adinâmica das manifestações artísticas do meio rural, cuja marca é a defesa da identidade do homem e da mulher. Trata-se de uma abordagem que compreende a relação entre as matrizes culturais, o cotidiano, a educação do campo e identifica os principais aprendizados construídos pelas crianças, jovens e adultos e que podem ser oportunizados pela fazer pedagógico escolar. São reflexões sobre a vida campesina em torno das peculiaridades artísticas produzidas pela comunidade, presentes na sua história, no seu aprendizado, nas suas performances e nas nuances daarte popular, inserindo aí, o teatro comunitário. Por outro lado, quando o estudo considera o meio rural como um dos palcos do teatro comunitário, amplia o conceito de matrizes culturais, enfatizando a identidade coletiva e a função social e educativa do fazer artístico-popular.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/279
10.26893/rm.v2i4.279
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/279
identifier_str_mv 10.26893/rm.v2i4.279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/279/240
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v2i4
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação
Educação do campo
Matrizes culturais
Arte popular
Pedagogia
Teatro comunitário
_version_ 1704448767509397504