Das salas de aula às aulas dos mestres-salas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra , José Maria Barreto Siqueira Parrilha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/135
Resumo: Neste artigo pretendemos abordar as escolas de samba a partir de uma perspectiva critico­-educacional, destacando os paralelismos e inferências existentes entrem as escolas de samba e as escolas formalmente institucionalizadas. As escolas de samba apresentam um processo de ensino e aprendizagem difere dos modelos institucionais por diversos aspectos, tais como, caráter de participação voluntária de seus componentes, a preponderância da sensibilidade, do erotismo, do comunitarismo e da arte em lugar do ensino e aprendizagem institucionalizada que se reveste de obrigatoriedade, consumo e exploração racionalismo utilitário em prol do consumo. Neste sentido este estudo explora os aspectos do modelo de educação do samba, tanto por seus aspectos históricos, a partir de Habermas, quanto por seus aspectos institucio­nais, através do livro “sociedade sem escolas de Ivan Illich.
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description Neste artigo pretendemos abordar as escolas de samba a partir de uma perspectiva critico­-educacional, destacando os paralelismos e inferências existentes entrem as escolas de samba e as escolas formalmente institucionalizadas. As escolas de samba apresentam um processo de ensino e aprendizagem difere dos modelos institucionais por diversos aspectos, tais como, caráter de participação voluntária de seus componentes, a preponderância da sensibilidade, do erotismo, do comunitarismo e da arte em lugar do ensino e aprendizagem institucionalizada que se reveste de obrigatoriedade, consumo e exploração racionalismo utilitário em prol do consumo. Neste sentido este estudo explora os aspectos do modelo de educação do samba, tanto por seus aspectos históricos, a partir de Habermas, quanto por seus aspectos institucio­nais, através do livro “sociedade sem escolas de Ivan Illich.
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