Das salas de aula às aulas dos mestres-salas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/135 |
Resumo: | Neste artigo pretendemos abordar as escolas de samba a partir de uma perspectiva critico-educacional, destacando os paralelismos e inferências existentes entrem as escolas de samba e as escolas formalmente institucionalizadas. As escolas de samba apresentam um processo de ensino e aprendizagem difere dos modelos institucionais por diversos aspectos, tais como, caráter de participação voluntária de seus componentes, a preponderância da sensibilidade, do erotismo, do comunitarismo e da arte em lugar do ensino e aprendizagem institucionalizada que se reveste de obrigatoriedade, consumo e exploração racionalismo utilitário em prol do consumo. Neste sentido este estudo explora os aspectos do modelo de educação do samba, tanto por seus aspectos históricos, a partir de Habermas, quanto por seus aspectos institucionais, através do livro “sociedade sem escolas de Ivan Illich. |
id |
FASB-2_b6217c3c1859ecfd145f822ba19be1dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/135 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salasEducaçãoEscolas de sambaModernidadeNeste artigo pretendemos abordar as escolas de samba a partir de uma perspectiva critico-educacional, destacando os paralelismos e inferências existentes entrem as escolas de samba e as escolas formalmente institucionalizadas. As escolas de samba apresentam um processo de ensino e aprendizagem difere dos modelos institucionais por diversos aspectos, tais como, caráter de participação voluntária de seus componentes, a preponderância da sensibilidade, do erotismo, do comunitarismo e da arte em lugar do ensino e aprendizagem institucionalizada que se reveste de obrigatoriedade, consumo e exploração racionalismo utilitário em prol do consumo. Neste sentido este estudo explora os aspectos do modelo de educação do samba, tanto por seus aspectos históricos, a partir de Habermas, quanto por seus aspectos institucionais, através do livro “sociedade sem escolas de Ivan Illich.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/13510.26893/rm.v10i20.135Revista Mosaicum; n. 20 (2014): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v10i20reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/135/118https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTerra , José Maria Barreto Siqueira Parrilha 2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/135Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:49.831Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salas |
title |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salas |
spellingShingle |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salas Terra , José Maria Barreto Siqueira Parrilha Educação Escolas de samba Modernidade |
title_short |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salas |
title_full |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salas |
title_fullStr |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salas |
title_full_unstemmed |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salas |
title_sort |
Das salas de aula às aulas dos mestres-salas |
author |
Terra , José Maria Barreto Siqueira Parrilha |
author_facet |
Terra , José Maria Barreto Siqueira Parrilha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra , José Maria Barreto Siqueira Parrilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolas de samba Modernidade |
topic |
Educação Escolas de samba Modernidade |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste artigo pretendemos abordar as escolas de samba a partir de uma perspectiva critico-educacional, destacando os paralelismos e inferências existentes entrem as escolas de samba e as escolas formalmente institucionalizadas. As escolas de samba apresentam um processo de ensino e aprendizagem difere dos modelos institucionais por diversos aspectos, tais como, caráter de participação voluntária de seus componentes, a preponderância da sensibilidade, do erotismo, do comunitarismo e da arte em lugar do ensino e aprendizagem institucionalizada que se reveste de obrigatoriedade, consumo e exploração racionalismo utilitário em prol do consumo. Neste sentido este estudo explora os aspectos do modelo de educação do samba, tanto por seus aspectos históricos, a partir de Habermas, quanto por seus aspectos institucionais, através do livro “sociedade sem escolas de Ivan Illich. |
description |
Neste artigo pretendemos abordar as escolas de samba a partir de uma perspectiva critico-educacional, destacando os paralelismos e inferências existentes entrem as escolas de samba e as escolas formalmente institucionalizadas. As escolas de samba apresentam um processo de ensino e aprendizagem difere dos modelos institucionais por diversos aspectos, tais como, caráter de participação voluntária de seus componentes, a preponderância da sensibilidade, do erotismo, do comunitarismo e da arte em lugar do ensino e aprendizagem institucionalizada que se reveste de obrigatoriedade, consumo e exploração racionalismo utilitário em prol do consumo. Neste sentido este estudo explora os aspectos do modelo de educação do samba, tanto por seus aspectos históricos, a partir de Habermas, quanto por seus aspectos institucionais, através do livro “sociedade sem escolas de Ivan Illich. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/135 10.26893/rm.v10i20.135 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/135 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v10i20.135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/135/118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 20 (2014): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v10i20 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Educação Escolas de samba Modernidade |
_version_ |
1704448766845648896 |