A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109 |
Resumo: | O presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontamque a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional. Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia. |
id |
FASB-2_bdeeea540bd08ffd3b2443569c2fb36b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24ProtestantismoSistema educacional brasileiroEpistemologiaIdeologiaO presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontamque a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional. Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2016-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/10910.26893/rm.v12i23.109Revista Mosaicum; n. 23 (2016): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v12i23reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109/90https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Jessyluce Cardoso Soares, Edilana Gonçalves CostaAraújo, Laudicéia Falcão Ramos, Natiane Santos2021-06-28T11:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:47.223Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24 |
title |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24 |
spellingShingle |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24 Reis, Jessyluce Cardoso Protestantismo Sistema educacional brasileiro Epistemologia Ideologia |
title_short |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24 |
title_full |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24 |
title_fullStr |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24 |
title_full_unstemmed |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24 |
title_sort |
A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24 |
author |
Reis, Jessyluce Cardoso |
author_facet |
Reis, Jessyluce Cardoso Soares, Edilana Gonçalves Costa Araújo, Laudicéia Falcão Ramos, Natiane Santos |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Edilana Gonçalves Costa Araújo, Laudicéia Falcão Ramos, Natiane Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Jessyluce Cardoso Soares, Edilana Gonçalves Costa Araújo, Laudicéia Falcão Ramos, Natiane Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Protestantismo Sistema educacional brasileiro Epistemologia Ideologia |
topic |
Protestantismo Sistema educacional brasileiro Epistemologia Ideologia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontamque a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional. Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia. |
description |
O presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontamque a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional. Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109 10.26893/rm.v12i23.109 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v12i23.109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109/90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 23 (2016): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v12i23 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Protestantismo Sistema educacional brasileiro Epistemologia Ideologia |
_version_ |
1704448766825725952 |