A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Jessyluce Cardoso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Edilana Gonçalves Costa, Araújo, Laudicéia Falcão, Ramos, Natiane Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109
Resumo: O presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontamque a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional. Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia.
id FASB-2_bdeeea540bd08ffd3b2443569c2fb36b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24ProtestantismoSistema educacional brasileiroEpistemologiaIdeologiaO presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontamque a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional. Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2016-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/10910.26893/rm.v12i23.109Revista Mosaicum; n. 23 (2016): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v12i23reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109/90https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Jessyluce Cardoso Soares, Edilana Gonçalves CostaAraújo, Laudicéia Falcão Ramos, Natiane Santos2021-06-28T11:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:47.223Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
title A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
spellingShingle A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
Reis, Jessyluce Cardoso
Protestantismo
Sistema educacional brasileiro
Epistemologia
Ideologia
title_short A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
title_full A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
title_fullStr A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
title_full_unstemmed A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
title_sort A expansão do Protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro, 24
author Reis, Jessyluce Cardoso
author_facet Reis, Jessyluce Cardoso
Soares, Edilana Gonçalves Costa
Araújo, Laudicéia Falcão
Ramos, Natiane Santos
author_role author
author2 Soares, Edilana Gonçalves Costa
Araújo, Laudicéia Falcão
Ramos, Natiane Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jessyluce Cardoso
Soares, Edilana Gonçalves Costa
Araújo, Laudicéia Falcão
Ramos, Natiane Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Protestantismo
Sistema educacional brasileiro
Epistemologia
Ideologia
topic Protestantismo
Sistema educacional brasileiro
Epistemologia
Ideologia
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontamque a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional. Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia.
description O presente estudo tem objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica como se deu a expansão do protestantismo no Brasil, identificando os reflexos de ordem epistemológico, ideológico e metodológico, no sistema educacional brasileiro, com o advento do Período Republicano. Outrossim, essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento historiográfico dos aspectos fundantes da educação brasileira concernente aos influxos do Protestantismo, pouco explorados na literatura. Para compreensão desse fenômeno, foram estudados os expoentes do assunto em questão, a saber: Mendonça e Velasques (2002), Reis (2007); Nascimento (2004), Garrido (2005), Schulz(2002), Massotti (2007), dentre outros. Os resultados deste estudo apontamque a inserção do Protestantismo na educação brasileira, percorreu uma longa trajetória, e mesmo com tantos anos de altos e baixos, se fez presente com sua concepção protestante ideológica, metodológica e epistemológica, no campo educacional. Palavras-chave: Protestantismo. Sistema educacional brasileiro. Epistemologia. Ideologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109
10.26893/rm.v12i23.109
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109
identifier_str_mv 10.26893/rm.v12i23.109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/109/90
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 23 (2016): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v12i23
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Protestantismo
Sistema educacional brasileiro
Epistemologia
Ideologia
_version_ 1704448766825725952