Crer, aprender e sentir: o tripé estratégico para transmissão de visão de mundo do casal Kalley, na inserção do protestantismo no Brasil no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neto, Francisco de Paiva [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103079
Resumo: No século XIX, após as frustrações das tentativas de franceses, na Bahia da Guanabara, e holandeses no Nordeste, o protestantismo paulatinamente inicia um processo de inserção no Brasil Monárquico, em uma nação, que pela lei do padroado, não diferenciava religião e Estado. Essa inserção de seu de muitas maneiras, por meio da imigração, de empreendimentos missionários, da implantação de escolas e também por iniciativas individuais. Uma dessas iniciativas foi o trabalho do casal Robert e Sarah Kalley. Robert Kalley, médico e missionário voluntário, financiado por fortuna pessoal, após sua expulsão da Ilha da Madeira e breve passagem pelos Estados Unidos da América, vem para o Brasil e fixa residência em Petrópolis. Funda a primeira Igreja Evangélica em solo brasileiro – A Igreja Evangélica Fluminense. Sarah Kalley, missionária e educadora, acompanhando seu marido, desenvolve um trabalho educacional religioso e secular no Rio de Janeiro, em um momento histórico em que o Estado Monárquico não valorizava a educação. Em seus escritos encontramos marcas de uma ideologia racional e moderna, divulgada em uma nação monárquica e escravocrata. Nesta tese, esses escritos são analisados a partir do conceito de ideologia como visão de mundo elaborado por Gramsci. Essas análises nos levam a pensar que, como intelectuais orgânicos, o casal Kalley se julga portadores de uma missão, a qual, a reboque da difusão do protestantismo, transmite também uma visão de mundo pautada na racionalidade e modernidade
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