Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/187 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi, de Conceição da Barra. Essa performance cultural é protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os quais trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro e da Diáspora Atlântica, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de sua |
id |
FASB-2_d382e9d551815e700b7f3efbc512e08a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/187 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Identidade em performance no Ticumbi de São BeneditoLiteratura oralTicumbiConceição da BarraEspírito SantoAncestralidadeTeatroQuilombosSenzalasO presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi, de Conceição da Barra. Essa performance cultural é protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os quais trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro e da Diáspora Atlântica, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de suaFaculdade do Sul da Bahia (Fasb)2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/18710.26893/rm.v11i21.187Revista Mosaicum; n. 21 (2015): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v11i21reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/187/161https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchiffler , Michele Freire 2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/187Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:58.521Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito |
title |
Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito |
spellingShingle |
Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito Schiffler , Michele Freire Literatura oral Ticumbi Conceição da Barra Espírito Santo Ancestralidade Teatro Quilombos Senzalas |
title_short |
Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito |
title_full |
Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito |
title_fullStr |
Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito |
title_full_unstemmed |
Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito |
title_sort |
Identidade em performance no Ticumbi de São Benedito |
author |
Schiffler , Michele Freire |
author_facet |
Schiffler , Michele Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiffler , Michele Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura oral Ticumbi Conceição da Barra Espírito Santo Ancestralidade Teatro Quilombos Senzalas |
topic |
Literatura oral Ticumbi Conceição da Barra Espírito Santo Ancestralidade Teatro Quilombos Senzalas |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi, de Conceição da Barra. Essa performance cultural é protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os quais trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro e da Diáspora Atlântica, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de sua |
description |
O presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi, de Conceição da Barra. Essa performance cultural é protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os quais trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro e da Diáspora Atlântica, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de sua |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/187 10.26893/rm.v11i21.187 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/187 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v11i21.187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/187/161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 21 (2015): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v11i21 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Literatura oral Ticumbi Conceição da Barra Espírito Santo Ancestralidade Teatro Quilombos Senzalas |
_version_ |
1704448767149735936 |