IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiffler, Michele Freire
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2077
Resumo: O presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi de Conceição da Barra. Essa performance cultural é realizada na cidade de Conceição da Barra, às margens do rio Cricaré, cujas águas conduzem à comunidade de Barreira, principal responsável pela organização do festejo. A dramatização é realizada nas ruas da cidade, em honra de São Benedito, e conta com a interação entre os brincantes e a plateia. Protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os participantes trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de sua ancestralidade.
id UNIABEU-2_7c736b680b0c230d4ca53589d267bfc5
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2077
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITOLinguística, Letras e Artes; Literatura Comparada; Literatura Afro-brasileiraTicumbi, identidade, ancestralidadeIdentidade e resistência em performances quilombolasO presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi de Conceição da Barra. Essa performance cultural é realizada na cidade de Conceição da Barra, às margens do rio Cricaré, cujas águas conduzem à comunidade de Barreira, principal responsável pela organização do festejo. A dramatização é realizada nas ruas da cidade, em honra de São Benedito, e conta com a interação entre os brincantes e a plateia. Protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os participantes trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de sua ancestralidade.UNIABEUCapesFapesSchiffler, Michele Freire2015-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2077Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 6, n. 2 (2015): Subalternidade- novos olhares; 77-922177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2077/pdf_403info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:18:25Zoai:ojs2.abeu.local:article/2077Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:18:25E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO
title IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO
spellingShingle IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO
Schiffler, Michele Freire
Linguística, Letras e Artes; Literatura Comparada; Literatura Afro-brasileira
Ticumbi, identidade, ancestralidade
Identidade e resistência em performances quilombolas
title_short IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO
title_full IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO
title_fullStr IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO
title_full_unstemmed IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO
title_sort IDENTIDADE, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NO TICUMBI DE SÃO BENEDITO
author Schiffler, Michele Freire
author_facet Schiffler, Michele Freire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
Fapes
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiffler, Michele Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística, Letras e Artes; Literatura Comparada; Literatura Afro-brasileira
Ticumbi, identidade, ancestralidade
Identidade e resistência em performances quilombolas
topic Linguística, Letras e Artes; Literatura Comparada; Literatura Afro-brasileira
Ticumbi, identidade, ancestralidade
Identidade e resistência em performances quilombolas
description O presente trabalho analisa a importância da literatura oral e da performance na construção da identidade cultural de comunidades remancescentes de quilombos e senzalas na região Norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Como corpus, foi empregado o teatro popular regional, conhecido como Ticumbi de Conceição da Barra. Essa performance cultural é realizada na cidade de Conceição da Barra, às margens do rio Cricaré, cujas águas conduzem à comunidade de Barreira, principal responsável pela organização do festejo. A dramatização é realizada nas ruas da cidade, em honra de São Benedito, e conta com a interação entre os brincantes e a plateia. Protagonizada por antigos moradores de comunidades rurais quilombolas, os participantes trazem vivos traços do passado escravocrata brasileiro, representando e atualizando histórias de lutas e traumas de seus antepassados. O discurso proferido diante da audiência evidencia tensões sociais que estão vinculadas à questão territorial, à corrupção política e à matriz cultural híbrida, que semantiza simbolicamente a força de sua ancestralidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2077
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2077/pdf_403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 6, n. 2 (2015): Subalternidade- novos olhares; 77-92
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841203146752