O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/683 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de se repensar as práticas pedagógicas em Dança em outra perspectiva para que esse conhecimento contribua no desenvolvimento de uma consciência corporal-espacial dentro da escola, por parte dos alunos. Para tal investigação, serão abordados relatos de experiências vivenciadas em uma Escola Federal do Rio de Janeiro, em um Programa de Pós-Graduação em mesma cidade e em uma Escola Municipal de Porto Real. A partir de intervenções nessas três instituições, o conceito de corpo enquanto experiência em Bondía (2002) e Bolsanello (2005) foram explorados no Ensino da Dança. A proposta deste artigo surgiu a partir das experiências realizadas na disciplina Tópicos Especiais: Corpo, Espaço e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ do qual a pesquisadora cursou como aluna externa. Nesta disciplina foi realizada a investigação de vivências práticas que articulassem os conceitos de corpo com o projeto de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado da pesquisadora. Trata-se de um relato de experiências cuja metodologia utilizada foi a do tipo Pesquisa-Ação, de abordagem qualitativa e a coleta foi realizada a partir de documentos que regem a organização curricular nacional, registros de imagem e rodas de conversa. Por meio da triangulação dos dados obtidos, os resultados da investigação revelaram que o corpo enquanto experiência é uma abordagem capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa, por respeitar e explorar as singularidades presentes nos corpos dos estudantes. Este relato, apoiado no referencial teórico, apresenta uma estratégia pautada no desenvolvimento de um corpo-presente, ressignificado dentro de um espaço-território de convivência a ser explorado, neste caso, a escola.Palavras-chave: Dança-Educação; Corpo enquanto experiência; Educação Somática; Ensino de Dança. |
id |
FASF_0291090c3d1177e49c7dd5777f99ff39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/683 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃOEste artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de se repensar as práticas pedagógicas em Dança em outra perspectiva para que esse conhecimento contribua no desenvolvimento de uma consciência corporal-espacial dentro da escola, por parte dos alunos. Para tal investigação, serão abordados relatos de experiências vivenciadas em uma Escola Federal do Rio de Janeiro, em um Programa de Pós-Graduação em mesma cidade e em uma Escola Municipal de Porto Real. A partir de intervenções nessas três instituições, o conceito de corpo enquanto experiência em Bondía (2002) e Bolsanello (2005) foram explorados no Ensino da Dança. A proposta deste artigo surgiu a partir das experiências realizadas na disciplina Tópicos Especiais: Corpo, Espaço e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ do qual a pesquisadora cursou como aluna externa. Nesta disciplina foi realizada a investigação de vivências práticas que articulassem os conceitos de corpo com o projeto de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado da pesquisadora. Trata-se de um relato de experiências cuja metodologia utilizada foi a do tipo Pesquisa-Ação, de abordagem qualitativa e a coleta foi realizada a partir de documentos que regem a organização curricular nacional, registros de imagem e rodas de conversa. Por meio da triangulação dos dados obtidos, os resultados da investigação revelaram que o corpo enquanto experiência é uma abordagem capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa, por respeitar e explorar as singularidades presentes nos corpos dos estudantes. Este relato, apoiado no referencial teórico, apresenta uma estratégia pautada no desenvolvimento de um corpo-presente, ressignificado dentro de um espaço-território de convivência a ser explorado, neste caso, a escola.Palavras-chave: Dança-Educação; Corpo enquanto experiência; Educação Somática; Ensino de Dança.FaSFReis, Érica Viviane Bianna dos2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/68310.22408/reva4020196831-13Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 1-132526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/683/474/*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Linguagens_Arte_ Ensino Fundamental, p. 193-207, Brasília, 2017/*ref*/BOLSANELLO, D. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago, 2005./*ref*/BONDÍA, J., L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. 2002, n.19, pp.20-28./*ref*/DOMENICI, E. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 69-85, maio/ago, 2010./*ref*/LABAN, R. Domínio do movimento. 3 ed. São Paulo: Summus, 1971./*ref*/LABAN, R. Dança educativa moderna. Trad. Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo: Ícone, 1990./*ref*/MARQUES, I. A. Dançado na escola. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007./*ref*/MILLER, J. O corpo presente: uma experiência sobre Dança-Educação. Revista Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.16, n.1, p.100-114, jan./abr., 2014. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/6172. Acesso em 30 Abr. 2019./*ref*/NUNES, C. Dança, terapia e educação: Caminhos cruzados. In.; CALAZANS, J.; CASTILHO, J.; GOMES, S. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/SCARPATO, Marta Thiago. Dança Educativa: Um fato nas escolas de São Paulo. Caderno Cedes, Campinas, ano XXI, n. 53, p. 57-68, abril de 2001./*ref*/SOUZA VIEIRA, M. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estudos e Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015./*ref*/STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fabrica de corpos: A dança na escola. Caderno Cedes, Campinas, ano XXI, nº53, abril de 2001.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T12:36:52Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/683Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-15T12:36:52Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO |
title |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO Reis, Érica Viviane Bianna dos |
title_short |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO |
title_full |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO |
title_sort |
O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO |
author |
Reis, Érica Viviane Bianna dos |
author_facet |
Reis, Érica Viviane Bianna dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Érica Viviane Bianna dos |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de se repensar as práticas pedagógicas em Dança em outra perspectiva para que esse conhecimento contribua no desenvolvimento de uma consciência corporal-espacial dentro da escola, por parte dos alunos. Para tal investigação, serão abordados relatos de experiências vivenciadas em uma Escola Federal do Rio de Janeiro, em um Programa de Pós-Graduação em mesma cidade e em uma Escola Municipal de Porto Real. A partir de intervenções nessas três instituições, o conceito de corpo enquanto experiência em Bondía (2002) e Bolsanello (2005) foram explorados no Ensino da Dança. A proposta deste artigo surgiu a partir das experiências realizadas na disciplina Tópicos Especiais: Corpo, Espaço e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ do qual a pesquisadora cursou como aluna externa. Nesta disciplina foi realizada a investigação de vivências práticas que articulassem os conceitos de corpo com o projeto de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado da pesquisadora. Trata-se de um relato de experiências cuja metodologia utilizada foi a do tipo Pesquisa-Ação, de abordagem qualitativa e a coleta foi realizada a partir de documentos que regem a organização curricular nacional, registros de imagem e rodas de conversa. Por meio da triangulação dos dados obtidos, os resultados da investigação revelaram que o corpo enquanto experiência é uma abordagem capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa, por respeitar e explorar as singularidades presentes nos corpos dos estudantes. Este relato, apoiado no referencial teórico, apresenta uma estratégia pautada no desenvolvimento de um corpo-presente, ressignificado dentro de um espaço-território de convivência a ser explorado, neste caso, a escola.Palavras-chave: Dança-Educação; Corpo enquanto experiência; Educação Somática; Ensino de Dança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/683 10.22408/reva4020196831-13 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/683 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva4020196831-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/683/474 /*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Linguagens_Arte_ Ensino Fundamental, p. 193-207, Brasília, 2017 /*ref*/BOLSANELLO, D. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago, 2005. /*ref*/BONDÍA, J., L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. 2002, n.19, pp.20-28. /*ref*/DOMENICI, E. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 69-85, maio/ago, 2010. /*ref*/LABAN, R. Domínio do movimento. 3 ed. São Paulo: Summus, 1971. /*ref*/LABAN, R. Dança educativa moderna. Trad. Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo: Ícone, 1990. /*ref*/MARQUES, I. A. Dançado na escola. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007. /*ref*/MILLER, J. O corpo presente: uma experiência sobre Dança-Educação. Revista Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.16, n.1, p.100-114, jan./abr., 2014. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/6172. Acesso em 30 Abr. 2019. /*ref*/NUNES, C. Dança, terapia e educação: Caminhos cruzados. In.; CALAZANS, J.; CASTILHO, J.; GOMES, S. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003. /*ref*/SCARPATO, Marta Thiago. Dança Educativa: Um fato nas escolas de São Paulo. Caderno Cedes, Campinas, ano XXI, n. 53, p. 57-68, abril de 2001. /*ref*/SOUZA VIEIRA, M. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estudos e Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015. /*ref*/STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fabrica de corpos: A dança na escola. Caderno Cedes, Campinas, ano XXI, nº53, abril de 2001. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 1-13 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva402019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570116009984 |