O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/789 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes a respeito da presença da matemática em seu futuro profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Os sujeitos da pesquisa são 229 estudantes que participam de programas de incentivo à matemática, desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nossos resultados apontam que a matemática enquanto conhecimento construído historicamente, sempre esteve presente como uma relação positiva na vida desses estudantes e que influencia na escolha por uma carreira científica ou tecnológica no Ensino Superior. Entretanto, isso não é suficiente para que esses estudantes mantenham o seu desejo em exercer a profissão docente em matemática ou acadêmica enquanto pesquisador.Palavras Chave: Matemática. Relação com saber. Carreira científica e tecnológica. |
id |
FASF_0582250bd1dfb078eaaba201cdfd65b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/789 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR?Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes a respeito da presença da matemática em seu futuro profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Os sujeitos da pesquisa são 229 estudantes que participam de programas de incentivo à matemática, desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nossos resultados apontam que a matemática enquanto conhecimento construído historicamente, sempre esteve presente como uma relação positiva na vida desses estudantes e que influencia na escolha por uma carreira científica ou tecnológica no Ensino Superior. Entretanto, isso não é suficiente para que esses estudantes mantenham o seu desejo em exercer a profissão docente em matemática ou acadêmica enquanto pesquisador.Palavras Chave: Matemática. Relação com saber. Carreira científica e tecnológica.FaSFVardenski, AlexPereira, Ana LuciaMeza, Elisangela dos SantosGalvão, Poliana Beatriz do Nascimento2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/78910.22408/reva60202178952-65Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 52-652526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/789/542/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, p. 134-301, 1994./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999./*ref*/CERQUETTI-ABERKANE, F.; BERDONNEAU, C. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997./*ref*/CHARLOT, B. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000./*ref*/D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à Ação: reflexões sobre a Educação Matemática. São Paulo. Summus Editorial. 1986./*ref*/GATTI, B.; BARRETO, E.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009./*ref*/PISCARRETA, S.; CÉSAR, M. Malmequer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada: Representações sociais da matemática. Disponível em: <http://cie.fc.ul.pt/membrosCIE/mcesar/textos%202001/Malmequer.pdf>. Acesso em: ago. 2019./*ref*/PREDIGER, J.; BERWANGER, L.; MÖRS, M. F. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o Desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos. V. 1, n. 4, 2009./*ref*/RIGON, A. J.; ASBAHR, F. da S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M. O. (Coord.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília. Líber, 2010./*ref*/TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p.6-88, maio/ago. 2000.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:10Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/789Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:10Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR? |
title |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR? |
spellingShingle |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR? Vardenski, Alex |
title_short |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR? |
title_full |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR? |
title_fullStr |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR? |
title_full_unstemmed |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR? |
title_sort |
O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR? |
author |
Vardenski, Alex |
author_facet |
Vardenski, Alex Pereira, Ana Lucia Meza, Elisangela dos Santos Galvão, Poliana Beatriz do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Lucia Meza, Elisangela dos Santos Galvão, Poliana Beatriz do Nascimento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vardenski, Alex Pereira, Ana Lucia Meza, Elisangela dos Santos Galvão, Poliana Beatriz do Nascimento |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes a respeito da presença da matemática em seu futuro profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Os sujeitos da pesquisa são 229 estudantes que participam de programas de incentivo à matemática, desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nossos resultados apontam que a matemática enquanto conhecimento construído historicamente, sempre esteve presente como uma relação positiva na vida desses estudantes e que influencia na escolha por uma carreira científica ou tecnológica no Ensino Superior. Entretanto, isso não é suficiente para que esses estudantes mantenham o seu desejo em exercer a profissão docente em matemática ou acadêmica enquanto pesquisador.Palavras Chave: Matemática. Relação com saber. Carreira científica e tecnológica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/789 10.22408/reva60202178952-65 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/789 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva60202178952-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/789/542 /*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, p. 134-301, 1994. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999. /*ref*/CERQUETTI-ABERKANE, F.; BERDONNEAU, C. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997. /*ref*/CHARLOT, B. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. /*ref*/D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à Ação: reflexões sobre a Educação Matemática. São Paulo. Summus Editorial. 1986. /*ref*/GATTI, B.; BARRETO, E.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. /*ref*/PISCARRETA, S.; CÉSAR, M. Malmequer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada: Representações sociais da matemática. Disponível em: <http://cie.fc.ul.pt/membrosCIE/mcesar/textos%202001/Malmequer.pdf>. Acesso em: ago. 2019. /*ref*/PREDIGER, J.; BERWANGER, L.; MÖRS, M. F. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o Desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos. V. 1, n. 4, 2009. /*ref*/RIGON, A. J.; ASBAHR, F. da S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M. O. (Coord.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília. Líber, 2010. /*ref*/TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p.6-88, maio/ago. 2000. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 52-65 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575156514816 |