A influência do estereótipo no interesse pelas carreiras científicas : da escola à universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maiara Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252453
Resumo: Este trabalho dedicou-se a discutir sobre a temática gênero na ciência, no que diz respeito aos estereótipos que permeiam o ambiente acadêmico, científico, tecnológico e acabam influenciando no interesse de meninos, meninas, homens e mulheres pelas carreiras científicas. Desse modo, pretendeu-se, por meio de levantamento bibliográfico, aplicação de questionários e práticas escolares, a compreensão de diferentes fenômenos ligados ao gênero, ciência e educação. A tese é composta por trabalhos que utilizam uma abordagem qualitativa e apresentam resultados e discussões de estudos realizados com estudantes do 1º ao 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, bem como do ensino superior, nos cursos de graduação da área de ciências exatas e da terra de uma universidade pública, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é identificar a visão que os/as estudantes têm sobre a ciência e os/as cientistas em diferentes níveis de ensino, compreendendo o cenário que envolve a questão de gênero na ciência, os desafios a serem superados e as possibilidades existentes nesse campo de atuação. Para atender a esse objetivo, foram aplicados questionários com 240 estudantes, sendo 86 do ensino fundamental e 154 do ensino superior. A Análise de Conteúdo de Bardin (2016) foi utilizada como método de análise. Os resultados mostraram que as crianças, tanto meninas quanto meninos, ainda possuem uma imagem estereotipada da pessoa cientista (homem de jaleco que atua em um laboratório em meio a vidrarias e demais instrumentos “científicos”) e essa visão acaba interferindo nas preferências profissionais das meninas pelas carreiras científicas. Além disso, percebe-se que o estereótipo atribuído a essa figura se dá por influência da mídia (internet, filmes, desenhos, tv etc.); da família ou do círculo social; e da escola. Com relação ao ambiente escolar, identificou-se que os livros didáticos, apesar de terem algumas “deficiências” quanto a exploração de conteúdos e atividades que envolvam diversidade na ciência, vêm se modificando nos últimos anos, introduzindo assuntos relacionados às mulheres na ciência, apresentando as suas contribuições para o conhecimento científico, além de trazer reflexões um pouco mais profundas, o que mostramos ter um impacto positivo na compreensão dos/das estudantes sobre o tema. No tocante ao ensino superior, constatou-se que a disparidade entre estudantes homens e mulheres é bem significativa, principalmente nos cursos de Ciência da Computação e Física. O mesmo vale para o quadro de professores, onde as mulheres são minoria em quase todos os cursos, com exceção de Química que demonstrou equidade de gênero entre discentes e docentes. Nesse cenário, fica evidente que o distanciamento das áreas CTEM ao longo da formação inicial de jovens meninas é responsável por essa configuração, pois acaba influenciando em seus interesses acadêmicos. Ademais, todos esses estudos colaboram para o entendimento dos desafios enfrentados pelas mulheres nas carreiras científicas, da relevância do estereótipo na ciência como fator que influencia suas escolhas profissionais e das perspectivas com relação a esse panorama.
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A tese é composta por trabalhos que utilizam uma abordagem qualitativa e apresentam resultados e discussões de estudos realizados com estudantes do 1º ao 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, bem como do ensino superior, nos cursos de graduação da área de ciências exatas e da terra de uma universidade pública, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é identificar a visão que os/as estudantes têm sobre a ciência e os/as cientistas em diferentes níveis de ensino, compreendendo o cenário que envolve a questão de gênero na ciência, os desafios a serem superados e as possibilidades existentes nesse campo de atuação. Para atender a esse objetivo, foram aplicados questionários com 240 estudantes, sendo 86 do ensino fundamental e 154 do ensino superior. A Análise de Conteúdo de Bardin (2016) foi utilizada como método de análise. Os resultados mostraram que as crianças, tanto meninas quanto meninos, ainda possuem uma imagem estereotipada da pessoa cientista (homem de jaleco que atua em um laboratório em meio a vidrarias e demais instrumentos “científicos”) e essa visão acaba interferindo nas preferências profissionais das meninas pelas carreiras científicas. Além disso, percebe-se que o estereótipo atribuído a essa figura se dá por influência da mídia (internet, filmes, desenhos, tv etc.); da família ou do círculo social; e da escola. Com relação ao ambiente escolar, identificou-se que os livros didáticos, apesar de terem algumas “deficiências” quanto a exploração de conteúdos e atividades que envolvam diversidade na ciência, vêm se modificando nos últimos anos, introduzindo assuntos relacionados às mulheres na ciência, apresentando as suas contribuições para o conhecimento científico, além de trazer reflexões um pouco mais profundas, o que mostramos ter um impacto positivo na compreensão dos/das estudantes sobre o tema. No tocante ao ensino superior, constatou-se que a disparidade entre estudantes homens e mulheres é bem significativa, principalmente nos cursos de Ciência da Computação e Física. O mesmo vale para o quadro de professores, onde as mulheres são minoria em quase todos os cursos, com exceção de Química que demonstrou equidade de gênero entre discentes e docentes. Nesse cenário, fica evidente que o distanciamento das áreas CTEM ao longo da formação inicial de jovens meninas é responsável por essa configuração, pois acaba influenciando em seus interesses acadêmicos. Ademais, todos esses estudos colaboram para o entendimento dos desafios enfrentados pelas mulheres nas carreiras científicas, da relevância do estereótipo na ciência como fator que influencia suas escolhas profissionais e das perspectivas com relação a esse panorama.This work was dedicated to discussing gender in science, with regard to the stereotypes that permeate the academic, scientific and technological environment and end up influencing the interest of boys, girls, men and women in scientific careers. Thus, it was intended, through a bibliographic survey, application of questionnaires and school practices, the understanding of different phenomena linked to gender, science and education. The thesis is composed of works that use a qualitative approach and present results and discussions of studies carried out with students from the 1st to the 5th year and from the 9th year of elementary school in a state public school, as well as higher education, in the undergraduate courses of the area of exact and earth sciences of a public university, located in the state of Rio Grande do Sul. In this context, the main objective of this work is to identify the vision that students have about science and scientists at different levels of education, understanding the scenario that involves the issue of gender in science, the challenges to be overcome and possibilities in this field. To meet this objective, questionnaires were applied to 240 students, 86 from elementary school and 154 from higher education. Bardin's Content Analysis (2016) was used as an analysis method. The results showed that children, both girls and boys, still have a stereotyped image of the scientist person (a man in a lab coat who works in a laboratory amidst glassware and other “scientific” instruments) and this view ends up interfering with the girls’ professional preferences. for scientific careers. In addition, it is clear that the stereotype attributed to this figure is influenced by the media (internet, movies, cartoons, tv, etc.); from the family or social circle; and the school. With regard to the school environment, it was identified that textbooks, despite having some "deficiencies" in terms of exploring content and activities that involve diversity in science, have been changing in recent years, introducing subjects related to women in science, presenting their contributions to scientific knowledge, in addition to bringing slightly deeper reflections, which we have shown to have a positive impact on the students' understanding of the subject. With regard to higher education, it was found that the disparity between male and female students is very significant, especially in Computer Science and Physics courses. The same goes for the faculty, where women are a minority in almost all courses, with the exception of Chemistry, which demonstrated gender equality between students and professors. In this scenario, it is evident that the distancing from the STEM areas during the initial training of young girls is responsible for this configuration, as it ends up influencing their academic interests. Furthermore, all these studies contribute to understanding the challenges faced by women in scientific careers, the relevance of the stereotype in science as a factor that influences their professional choices, and perspectives regarding this scenario.application/pdfporConstrução social do gêneroEstereotipagem de gêneroTransversalidade de gêneroPerspectiva de gêneroGender in scienceStereotypeWomen in scienceSchoolSTEMA influência do estereótipo no interesse pelas carreiras científicas : da escola à universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155814.pdf.txt001155814.pdf.txtExtracted Texttext/plain245246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252453/2/001155814.pdf.txtf04340d990162b7a9806dd38f72aeda5MD52ORIGINAL001155814.pdfTexto parcialapplication/pdf7696642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252453/1/001155814.pdf7bc38ab09a5dbf6758a7b607e0e8e313MD5110183/2524532024-03-29 06:18:43.406299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-29T09:18:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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