Perspectivas dos estagiários frente ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/144 |
Resumo: | Este artigo aborda a temática da formação inicial e seus dilemas para atrair e formar professores na atualidade. Por meio de um questionário semiestruturado investigou-se as pretensões dos licenciandos em relação ao curso de licenciatura. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo analisar a perspectiva dos estagiários quanto as motivações para cursar Licenciatura em Ciências Biológicas. Os sujeitos participantes são 10 acadêmicos/estagiários do quarto ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual. Os resultados demonstraram que os estagiários pretendem atuar como professores, contudo todos almejam a carreira de professor-pesquisador acadêmico. |
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Perspectivas dos estagiários frente ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de MaringáEste artigo aborda a temática da formação inicial e seus dilemas para atrair e formar professores na atualidade. Por meio de um questionário semiestruturado investigou-se as pretensões dos licenciandos em relação ao curso de licenciatura. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo analisar a perspectiva dos estagiários quanto as motivações para cursar Licenciatura em Ciências Biológicas. Os sujeitos participantes são 10 acadêmicos/estagiários do quarto ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual. Os resultados demonstraram que os estagiários pretendem atuar como professores, contudo todos almejam a carreira de professor-pesquisador acadêmico.FaSFCAPESBarreiros, Glaucia BrittoGianotto, Dulcinéia Ester Pagani2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/14410.22408/reva302018144140-151Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 140-1512526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/144/136/*ref*/ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996./*ref*/ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª. ed. São Paulo: Cortez, v. único, 2011./*ref*/BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes emcursos de formação de professores. Educação, Porto Alegre, 31, 2008. 30-38./*ref*/BRASIL. Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008a. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da. [S.l.]: [s.n.], 2008. Disponivel em: <http://planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2007-2010/2008/Lei/L11738.htm>. Acesso em: 05 mar. 2018./*ref*/FERNANDES, M. D. E.; RODRIGUEZ, M. V. O processo de elaboração da Lei n. 11.738/2008 (Lei do Piso Salarial Profissional Nacional para Carreira e Remuneração Docente): trajetória, disputas e tensões. Revista HISTEDBR On-Line, 11, 2011. 88-101./*ref*/FOUREZ, G.; ROUANET, L. P. A construção das ciências. São Paulo: Unesp, 1995./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Terra e Paz, 1996./*ref*/KUENZER, A. Z. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO: VELHOS PROBLEMAS, NOVOS DESAFIOS. Educação & Sociedade, 32, 2011. 667-688./*ref*/LEÃO, A. M. D. C. A Motivação de Alunos no Contexto da Progressão Continuada. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Arararaquara-SP, 2011. 118-136./*ref*/LUDKE, M.; ANDRÉ, A. M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/NEVES; BORUCHOVITCH. A Motivação de Alunos no Contexto da Progressão Continuada. Psic.: Teor. e Pesq, Brasília, Vol. 20, Jan-Abr 2004. 077-085./*ref*/NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. [S.l.]: [s.n.], 1992./*ref*/PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, 22, 1996. 72-89./*ref*/PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/SAVIANI, D. E. A. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista de Educação, São Paulo, 14, 2009. 143-155. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12>. Acesso em: 23 fev. 2018./*ref*/SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo. Reimpressão 2008. ed. Porto Alegre: Artimed, v. único, 2000./*ref*/ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, 29, 2008. 535-554./*ref*/ZEICHNER, K. M. E. A. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografias do trabalho docente:professor(a)-pesquisador(a), Campinas, 1998. 207-236.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/144Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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