Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1145 |
Resumo: | Segundo a cronobiologia, muitas das dificuldades de aprendizado e dos problemas de adaptação à escola ou ao trabalho podem ser decorrentes de diferenças nas características cronobiológicas existentes entre os indivíduos. O aluno do curso de Ciências Biológicas, enquanto estudante, está sujeito aos horários de aulas do curso e a horários restritos para estudo extra aula e, por outro lado, enquanto profissional estará sujeito a horários de trabalho diversificados, dependendo da área de atuação. De acordo com a cronobiologia, a ruptura da sincronização entre o meio ambiente e a ordem temporal interna do ser vivo leva a uma relação inadequada do organismo com o meio e a prejuízos à qualidade de vida. Frente ao exposto, aplicou-se um questionário específico com o objetivo de identificar o cronotipo de alunos do curso de Ciências Biológicas. Pretendeu-se fornecer subsídios para posterior orientação dos alunos quanto aos seus horários ideais de estudo e de trabalho. Constatou-se na amostra estudada 1,2% estudantes definidamente matutinos, 19,6% moderadamente matutinos, 47,2% intermediários, 25,2% moderadamente vespertinos e 6,8% definidamente vespertinos. Com base nos resultados concluiu-se que: predomina o cronotipo intermediário; que a maioria dos alunos prefere estudar e trabalhar em horários condizentes com seu cronotipo, mas não o faz; e que a maior parte dos entrevistados já ouviu falar em cronobiologia. Acreditamos que o conhecimento sobre cronobiologia deveria ser incluído no currículo dos cursos de Ciências Biológicas. |
id |
UNIPAR-1_20762a79e517235a461f28cb74c7d495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1145 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000Segundo a cronobiologia, muitas das dificuldades de aprendizado e dos problemas de adaptação à escola ou ao trabalho podem ser decorrentes de diferenças nas características cronobiológicas existentes entre os indivíduos. O aluno do curso de Ciências Biológicas, enquanto estudante, está sujeito aos horários de aulas do curso e a horários restritos para estudo extra aula e, por outro lado, enquanto profissional estará sujeito a horários de trabalho diversificados, dependendo da área de atuação. De acordo com a cronobiologia, a ruptura da sincronização entre o meio ambiente e a ordem temporal interna do ser vivo leva a uma relação inadequada do organismo com o meio e a prejuízos à qualidade de vida. Frente ao exposto, aplicou-se um questionário específico com o objetivo de identificar o cronotipo de alunos do curso de Ciências Biológicas. Pretendeu-se fornecer subsídios para posterior orientação dos alunos quanto aos seus horários ideais de estudo e de trabalho. Constatou-se na amostra estudada 1,2% estudantes definidamente matutinos, 19,6% moderadamente matutinos, 47,2% intermediários, 25,2% moderadamente vespertinos e 6,8% definidamente vespertinos. Com base nos resultados concluiu-se que: predomina o cronotipo intermediário; que a maioria dos alunos prefere estudar e trabalhar em horários condizentes com seu cronotipo, mas não o faz; e que a maior parte dos entrevistados já ouviu falar em cronobiologia. Acreditamos que o conhecimento sobre cronobiologia deveria ser incluído no currículo dos cursos de Ciências Biológicas.UNIPAR2008-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1145Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 6 n. 1 (2002)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1145/1007Burin, IvandaStabille, Sandra Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:54:46Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1145Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:54:46Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000 |
title |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000 |
spellingShingle |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000 Burin, Ivanda |
title_short |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000 |
title_full |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000 |
title_fullStr |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000 |
title_full_unstemmed |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000 |
title_sort |
Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000 |
author |
Burin, Ivanda |
author_facet |
Burin, Ivanda Stabille, Sandra Regina |
author_role |
author |
author2 |
Stabille, Sandra Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burin, Ivanda Stabille, Sandra Regina |
description |
Segundo a cronobiologia, muitas das dificuldades de aprendizado e dos problemas de adaptação à escola ou ao trabalho podem ser decorrentes de diferenças nas características cronobiológicas existentes entre os indivíduos. O aluno do curso de Ciências Biológicas, enquanto estudante, está sujeito aos horários de aulas do curso e a horários restritos para estudo extra aula e, por outro lado, enquanto profissional estará sujeito a horários de trabalho diversificados, dependendo da área de atuação. De acordo com a cronobiologia, a ruptura da sincronização entre o meio ambiente e a ordem temporal interna do ser vivo leva a uma relação inadequada do organismo com o meio e a prejuízos à qualidade de vida. Frente ao exposto, aplicou-se um questionário específico com o objetivo de identificar o cronotipo de alunos do curso de Ciências Biológicas. Pretendeu-se fornecer subsídios para posterior orientação dos alunos quanto aos seus horários ideais de estudo e de trabalho. Constatou-se na amostra estudada 1,2% estudantes definidamente matutinos, 19,6% moderadamente matutinos, 47,2% intermediários, 25,2% moderadamente vespertinos e 6,8% definidamente vespertinos. Com base nos resultados concluiu-se que: predomina o cronotipo intermediário; que a maioria dos alunos prefere estudar e trabalhar em horários condizentes com seu cronotipo, mas não o faz; e que a maior parte dos entrevistados já ouviu falar em cronobiologia. Acreditamos que o conhecimento sobre cronobiologia deveria ser incluído no currículo dos cursos de Ciências Biológicas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1145 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1145/1007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 6 n. 1 (2002) 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218852475273216 |