O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/891 |
Resumo: | Este artigo é umestudo de um fenômeno vivenciado durante o processo de construção de uma pesquisamonográfica, no qual apresentamos as vozes das crianças Sateré Mawé matriculadas nos anos iniciais doEnsino Fundamental em uma escola da cidade de Parintins/Amazonas. O objetivo é c ompreender oprocesso de ensino e da a prendizagem vivenciado por crianças Sateré Mawé no contexto escolar urbano.A través da pesquisa do tipo etnográfica, conversas informais, depoimentos e entrevistas percebemos asdificuldades enfrentadas por elas para se acostu marem a dinâmica escolar urbana. A falta de compreensãoda Língua P ortuguesa é a maior delas, pois impossibilit a a realização das atividades escolares, fazendocom que sejam alvos de comentário s equivocados que as classificam como preguiçosas e desinteressadas.Palavras Chave: Sateré Mawé. Ensino e a prendizagem. Escola. |
id |
FASF_11d24a3c7fa843c7362c9b7f22dc4b81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/891 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICOEste artigo é umestudo de um fenômeno vivenciado durante o processo de construção de uma pesquisamonográfica, no qual apresentamos as vozes das crianças Sateré Mawé matriculadas nos anos iniciais doEnsino Fundamental em uma escola da cidade de Parintins/Amazonas. O objetivo é c ompreender oprocesso de ensino e da a prendizagem vivenciado por crianças Sateré Mawé no contexto escolar urbano.A través da pesquisa do tipo etnográfica, conversas informais, depoimentos e entrevistas percebemos asdificuldades enfrentadas por elas para se acostu marem a dinâmica escolar urbana. A falta de compreensãoda Língua P ortuguesa é a maior delas, pois impossibilit a a realização das atividades escolares, fazendocom que sejam alvos de comentário s equivocados que as classificam como preguiçosas e desinteressadas.Palavras Chave: Sateré Mawé. Ensino e a prendizagem. Escola.FaSFVieira, Marlinéia da SilvaAguiar, José Vicente de SouzaCosta, Mauro Gomes daNascimento, Priscila da Silva2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/89110.22408/reva6020218911362-1375Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1362-13752526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/891/666/*ref*/AGUILERA URQUIZA, A. H.; VIEIRA, C./*ref*/M./*ref*/N. Educação Escolar e os índios urbanos de/*ref*/Campo Grande/MS : considerações preliminares/*ref*/sobre as práticas de ensino nas escolas./*ref*/Campinas SP, Editora da UNICAMP, 2012. v./*ref*/p. 01 12/*ref*/AMAZONAS, Conselho Estadual de Educação./*ref*/Resolução nº 11/2001 de 13 de fevereiro d e/*ref*/Normas para criação e funcionamento da/*ref*/escola indígena, autorização e reconhecimento de/*ref*/cursos, no âmbito da educação básica no estado/*ref*/do amazonas, e dá outras providencias, 2001./*ref*/Disponível em: http://www.c ee.am.gov.br/*ref*/Acesso em: 05 de junho de 2019./*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A./*ref*/Etnografia da prática/*ref*/es colar. Campinas: Papirus, 1995./*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa/*ref*/do Brasil de 1988. Diário Oficial da República/*ref*/Federativa do Brasil, Brasília, 5 de outubro de/*ref*/Disponível em:/*ref*/http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/cons/*ref*/titui%C3%A7a o.htm Acesso em: 23 mai. 2019./*ref*/CHARON, J.M./*ref*/Sociologia 5ª ed. São Paulo:/*ref*/Saraiva 2002./*ref*/GEERTZ, Clifford./*ref*/A interpretação das/*ref*/culturas . 1.ed, 13.reimpr. Rio de Janeiro, LTC,/*ref*//*ref*/IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e/*ref*/Estatística. Disponível em: www.ibge .gov.br./*ref*/Acesso em: 20 05 2019./*ref*/MALINOW/*ref*/SKI, Bronislaw Kasper (1882 1942)./*ref*/Argonautas do Pacífico ocidental : Um relato/*ref*/do empreendimento e da aventura dos nativos/*ref*/nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. S ão/*ref*/Paulo: Abril Cultural, 1978./*ref*/MARREIRO, Thelma Lima da Cunha./*ref*/Projeto/*ref*/político pedagógico étnico, educação e cultura/*ref*/Sateré Mawé . Manaus: UFAM, 2007/*ref*/(Di ssertação de mestrado)/*ref*/MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches./*ref*/Vozes Infantis : as culturas das crianças Sateré/*ref*/Mawé como elementos de (des) encontros com/*ref*/as culturas da escola. Florianópolis SC: UFSC,/*ref*/( Tese de Doutorado em Educação)./*ref*/RODRIGUES,/*ref*/Aryon Dall’Igna. Línguas/*ref*/Brasil eiras. Para o conhecimento das línguas/*ref*/indígenas . São Paulo: Loyola,/*ref*/SILVA, M. Guarizo da./*ref*/Presença de crianças/*ref*/indígenas em escolas municipais não indígenas/*ref*/de Dourados MS : a educação na perspectiva/*ref*/intercultural. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado/*ref*/em Educação) Faculdade de Educação,/*ref*/Universidade Federal da Grande Dourados,/*ref*/Dourados, MS, 2013./*ref*/TEIXEIRA, Pery (Org). SateréSateré--Mawé. Retrato Mawé. Retrato de um povo indígena. Relatório sóciode um povo indígena. Relatório sócio-- demográfico. Manaus. UFAM/UNICE,2005.. Manaus. UFAM/UNICE,2005./*ref*/VIEIRA, Carlos Magno Naglis. NASCIMENTO, Adir Casaro. NASCIMENTO, Marcelo Casaro. O cotidiano das crianças indígenas no espaço O cotidiano das crianças indígenas no espaço da cidadeda cidade: as percepções de professores : as percepções de professores indígenas. Periferia: educação Cultura e indígenas. Periferia: educação Cultura e Comunicação v.7 n.1, jan--jun 2015.jun 2015./*ref*/WEIGEL, V. A. C. M, LIRA, M.J. de Oliveira. O O pajé nas comunidades Saterépajé nas comunidades Sateré--Mawé. Campo . Campo Grande-- MS, Tellus, ano 11, n.20, p. 69--77, jan/ jun.2011Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:37Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/891Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:37Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO |
title |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO |
spellingShingle |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO Vieira, Marlinéia da Silva |
title_short |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO |
title_full |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO |
title_fullStr |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO |
title_sort |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO |
author |
Vieira, Marlinéia da Silva |
author_facet |
Vieira, Marlinéia da Silva Aguiar, José Vicente de Souza Costa, Mauro Gomes da Nascimento, Priscila da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, José Vicente de Souza Costa, Mauro Gomes da Nascimento, Priscila da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marlinéia da Silva Aguiar, José Vicente de Souza Costa, Mauro Gomes da Nascimento, Priscila da Silva |
description |
Este artigo é umestudo de um fenômeno vivenciado durante o processo de construção de uma pesquisamonográfica, no qual apresentamos as vozes das crianças Sateré Mawé matriculadas nos anos iniciais doEnsino Fundamental em uma escola da cidade de Parintins/Amazonas. O objetivo é c ompreender oprocesso de ensino e da a prendizagem vivenciado por crianças Sateré Mawé no contexto escolar urbano.A través da pesquisa do tipo etnográfica, conversas informais, depoimentos e entrevistas percebemos asdificuldades enfrentadas por elas para se acostu marem a dinâmica escolar urbana. A falta de compreensãoda Língua P ortuguesa é a maior delas, pois impossibilit a a realização das atividades escolares, fazendocom que sejam alvos de comentário s equivocados que as classificam como preguiçosas e desinteressadas.Palavras Chave: Sateré Mawé. Ensino e a prendizagem. Escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/891 10.22408/reva6020218911362-1375 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/891 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020218911362-1375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/891/666 /*ref*/AGUILERA URQUIZA, A. H.; VIEIRA, C. /*ref*/M. /*ref*/N. Educação Escolar e os índios urbanos de /*ref*/Campo Grande/MS : considerações preliminares /*ref*/sobre as práticas de ensino nas escolas. /*ref*/Campinas SP, Editora da UNICAMP, 2012. v. /*ref*/p. 01 12 /*ref*/AMAZONAS, Conselho Estadual de Educação. /*ref*/Resolução nº 11/2001 de 13 de fevereiro d e /*ref*/Normas para criação e funcionamento da /*ref*/escola indígena, autorização e reconhecimento de /*ref*/cursos, no âmbito da educação básica no estado /*ref*/do amazonas, e dá outras providencias, 2001. /*ref*/Disponível em: http://www.c ee.am.gov.br /*ref*/Acesso em: 05 de junho de 2019. /*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A. /*ref*/Etnografia da prática /*ref*/es colar. Campinas: Papirus, 1995. /*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa /*ref*/do Brasil de 1988. Diário Oficial da República /*ref*/Federativa do Brasil, Brasília, 5 de outubro de /*ref*/Disponível em: /*ref*/http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/cons /*ref*/titui%C3%A7a o.htm Acesso em: 23 mai. 2019. /*ref*/CHARON, J.M. /*ref*/Sociologia 5ª ed. São Paulo: /*ref*/Saraiva 2002. /*ref*/GEERTZ, Clifford. /*ref*/A interpretação das /*ref*/culturas . 1.ed, 13.reimpr. Rio de Janeiro, LTC, /*ref*/ /*ref*/IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e /*ref*/Estatística. Disponível em: www.ibge .gov.br. /*ref*/Acesso em: 20 05 2019. /*ref*/MALINOW /*ref*/SKI, Bronislaw Kasper (1882 1942). /*ref*/Argonautas do Pacífico ocidental : Um relato /*ref*/do empreendimento e da aventura dos nativos /*ref*/nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. S ão /*ref*/Paulo: Abril Cultural, 1978. /*ref*/MARREIRO, Thelma Lima da Cunha. /*ref*/Projeto /*ref*/político pedagógico étnico, educação e cultura /*ref*/Sateré Mawé . Manaus: UFAM, 2007 /*ref*/(Di ssertação de mestrado) /*ref*/MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches. /*ref*/Vozes Infantis : as culturas das crianças Sateré /*ref*/Mawé como elementos de (des) encontros com /*ref*/as culturas da escola. Florianópolis SC: UFSC, /*ref*/( Tese de Doutorado em Educação). /*ref*/RODRIGUES, /*ref*/Aryon Dall’Igna. Línguas /*ref*/Brasil eiras. Para o conhecimento das línguas /*ref*/indígenas . São Paulo: Loyola, /*ref*/SILVA, M. Guarizo da. /*ref*/Presença de crianças /*ref*/indígenas em escolas municipais não indígenas /*ref*/de Dourados MS : a educação na perspectiva /*ref*/intercultural. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado /*ref*/em Educação) Faculdade de Educação, /*ref*/Universidade Federal da Grande Dourados, /*ref*/Dourados, MS, 2013. /*ref*/TEIXEIRA, Pery (Org). SateréSateré--Mawé. Retrato Mawé. Retrato de um povo indígena. Relatório sóciode um povo indígena. Relatório sócio-- demográfico. Manaus. UFAM/UNICE,2005.. Manaus. UFAM/UNICE,2005. /*ref*/VIEIRA, Carlos Magno Naglis. NASCIMENTO, Adir Casaro. NASCIMENTO, Marcelo Casaro. O cotidiano das crianças indígenas no espaço O cotidiano das crianças indígenas no espaço da cidadeda cidade: as percepções de professores : as percepções de professores indígenas. Periferia: educação Cultura e indígenas. Periferia: educação Cultura e Comunicação v.7 n.1, jan--jun 2015.jun 2015. /*ref*/WEIGEL, V. A. C. M, LIRA, M.J. de Oliveira. O O pajé nas comunidades Saterépajé nas comunidades Sateré--Mawé. Campo . Campo Grande-- MS, Tellus, ano 11, n.20, p. 69--77, jan/ jun.2011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1362-1375 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321569892663296 |