O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marlinéia da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aguiar, José Vicente de Souza, Costa, Mauro Gomes da, Nascimento, Priscila da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/891
Resumo: Este artigo é umestudo de um fenômeno vivenciado durante o processo de construção de uma pesquisamonográfica, no qual apresentamos as vozes das crianças Sateré Mawé matriculadas nos anos iniciais doEnsino Fundamental em uma escola da cidade de Parintins/Amazonas. O objetivo é c ompreender oprocesso de ensino e da a prendizagem vivenciado por crianças Sateré Mawé no contexto escolar urbano.A través da pesquisa do tipo etnográfica, conversas informais, depoimentos e entrevistas percebemos asdificuldades enfrentadas por elas para se acostu marem a dinâmica escolar urbana. A falta de compreensãoda Língua P ortuguesa é a maior delas, pois impossibilit a a realização das atividades escolares, fazendocom que sejam alvos de comentário s equivocados que as classificam como preguiçosas e desinteressadas.Palavras Chave: Sateré Mawé. Ensino e a prendizagem. Escola.
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