O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
DOI: | 10.22408/reva602021796141-157 |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796 |
Resumo: | O presente texto visa compreender os fundamentos epistêmicos da formação do pensamento científico relacionados à pesquisa e ao ensino de ciências, considerando o “erro” como um indicador e analisador dos processos intelectuais, capaz de apontar o limite da cognição, além de sinalizar avanços e dificuldades. O estudo é de natureza fenomenológica e os dados são provenientes do desenvolvimento de uma oficina que objetivou identificar as percepções dos professores e alunos acerca da temática. Deste modo, evidencia-se a importância da discussão filosófica, no que diz respeito à necessidade de ressignificação da ideia de “erro”, por meio de atitudes colaborativas, centradas na figura do aluno como o sujeito do processo de ensino e aprendizagem e no professor como o mediador do conhecimento.Palavras-chave: Erro. Ensino e aprendizagem. Aluno. Professor. |
id |
FASF_13de7187479d81ccf443857afbe8736a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/796 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
spelling |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEMO presente texto visa compreender os fundamentos epistêmicos da formação do pensamento científico relacionados à pesquisa e ao ensino de ciências, considerando o “erro” como um indicador e analisador dos processos intelectuais, capaz de apontar o limite da cognição, além de sinalizar avanços e dificuldades. O estudo é de natureza fenomenológica e os dados são provenientes do desenvolvimento de uma oficina que objetivou identificar as percepções dos professores e alunos acerca da temática. Deste modo, evidencia-se a importância da discussão filosófica, no que diz respeito à necessidade de ressignificação da ideia de “erro”, por meio de atitudes colaborativas, centradas na figura do aluno como o sujeito do processo de ensino e aprendizagem e no professor como o mediador do conhecimento.Palavras-chave: Erro. Ensino e aprendizagem. Aluno. Professor.FaSFBurlamaqui, Ana Kerolaine PinhoAguiar, José Vicente de Souza2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/79610.22408/reva602021796141-157Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 141-1572526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796/549/*ref*/ABRAHÃO, M. H. (Org). Avaliação e Erro construtivo Libertador: Uma Teoria - Prática Includente em Educação. Porto Alegre: EDIPURS, 2001./*ref*/ASTOLFI, J.P.; PETERFALVI, B.; VÉRIN. A. Como as crianças aprendem as ciências. Tradução Maria José Figueiredo. Coleção Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget: 1998./*ref*/_______, J.P. El error, un medio para enseñar. Sevilla: Díada Editora, 1997./*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996./*ref*/ESTEBAN, M. T. O que Sabe Quem Erra? Reflexões Sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001./*ref*/FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991./*ref*/MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Moraes, 1983./*ref*/MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:11Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/796Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:11Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho |
title_short |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho |
author_facet |
Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho Aguiar, José Vicente de Souza Aguiar, José Vicente de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, José Vicente de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho Aguiar, José Vicente de Souza |
description |
O presente texto visa compreender os fundamentos epistêmicos da formação do pensamento científico relacionados à pesquisa e ao ensino de ciências, considerando o “erro” como um indicador e analisador dos processos intelectuais, capaz de apontar o limite da cognição, além de sinalizar avanços e dificuldades. O estudo é de natureza fenomenológica e os dados são provenientes do desenvolvimento de uma oficina que objetivou identificar as percepções dos professores e alunos acerca da temática. Deste modo, evidencia-se a importância da discussão filosófica, no que diz respeito à necessidade de ressignificação da ideia de “erro”, por meio de atitudes colaborativas, centradas na figura do aluno como o sujeito do processo de ensino e aprendizagem e no professor como o mediador do conhecimento.Palavras-chave: Erro. Ensino e aprendizagem. Aluno. Professor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796 10.22408/reva602021796141-157 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021796141-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796/549 /*ref*/ABRAHÃO, M. H. (Org). Avaliação e Erro construtivo Libertador: Uma Teoria - Prática Includente em Educação. Porto Alegre: EDIPURS, 2001. /*ref*/ASTOLFI, J.P.; PETERFALVI, B.; VÉRIN. A. Como as crianças aprendem as ciências. Tradução Maria José Figueiredo. Coleção Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget: 1998. /*ref*/_______, J.P. El error, un medio para enseñar. Sevilla: Díada Editora, 1997. /*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. /*ref*/ESTEBAN, M. T. O que Sabe Quem Erra? Reflexões Sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. /*ref*/FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. /*ref*/MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Moraes, 1983. /*ref*/MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 141-157 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1822180475922284544 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22408/reva602021796141-157 |