O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aguiar, José Vicente de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796
Resumo: O presente texto visa compreender os fundamentos epistêmicos da formação do pensamento científico relacionados à pesquisa e ao ensino de ciências, considerando o “erro” como um indicador e analisador dos processos intelectuais, capaz de apontar o limite da cognição, além de sinalizar avanços e dificuldades. O estudo é de natureza fenomenológica e os dados são provenientes do desenvolvimento de uma oficina que objetivou identificar as percepções dos professores e alunos acerca da temática. Deste modo, evidencia-se a importância da discussão filosófica, no que diz respeito à necessidade de ressignificação da ideia de “erro”, por meio de atitudes colaborativas, centradas na figura do aluno como o sujeito do processo de ensino e aprendizagem e no professor como o mediador do conhecimento.Palavras-chave: Erro. Ensino e aprendizagem.  Aluno. Professor.
id FASF_13de7187479d81ccf443857afbe8736a
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/796
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEMO presente texto visa compreender os fundamentos epistêmicos da formação do pensamento científico relacionados à pesquisa e ao ensino de ciências, considerando o “erro” como um indicador e analisador dos processos intelectuais, capaz de apontar o limite da cognição, além de sinalizar avanços e dificuldades. O estudo é de natureza fenomenológica e os dados são provenientes do desenvolvimento de uma oficina que objetivou identificar as percepções dos professores e alunos acerca da temática. Deste modo, evidencia-se a importância da discussão filosófica, no que diz respeito à necessidade de ressignificação da ideia de “erro”, por meio de atitudes colaborativas, centradas na figura do aluno como o sujeito do processo de ensino e aprendizagem e no professor como o mediador do conhecimento.Palavras-chave: Erro. Ensino e aprendizagem.  Aluno. Professor.FaSFBurlamaqui, Ana Kerolaine PinhoAguiar, José Vicente de Souza2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/79610.22408/reva602021796141-157Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 141-1572526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796/549/*ref*/ABRAHÃO, M. H. (Org). Avaliação e Erro construtivo Libertador: Uma Teoria - Prática Includente em Educação. Porto Alegre: EDIPURS, 2001./*ref*/ASTOLFI, J.P.; PETERFALVI, B.; VÉRIN. A. Como as crianças aprendem as ciências. Tradução Maria José Figueiredo. Coleção Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget: 1998./*ref*/_______, J.P. El error, un medio para enseñar. Sevilla: Díada Editora, 1997./*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996./*ref*/ESTEBAN, M. T. O que Sabe Quem Erra? Reflexões Sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001./*ref*/FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991./*ref*/MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Moraes, 1983./*ref*/MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:11Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/796Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:11Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
title O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho
title_short O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort O “ERRO”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
author Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho
author_facet Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho
Aguiar, José Vicente de Souza
author_role author
author2 Aguiar, José Vicente de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Burlamaqui, Ana Kerolaine Pinho
Aguiar, José Vicente de Souza
description O presente texto visa compreender os fundamentos epistêmicos da formação do pensamento científico relacionados à pesquisa e ao ensino de ciências, considerando o “erro” como um indicador e analisador dos processos intelectuais, capaz de apontar o limite da cognição, além de sinalizar avanços e dificuldades. O estudo é de natureza fenomenológica e os dados são provenientes do desenvolvimento de uma oficina que objetivou identificar as percepções dos professores e alunos acerca da temática. Deste modo, evidencia-se a importância da discussão filosófica, no que diz respeito à necessidade de ressignificação da ideia de “erro”, por meio de atitudes colaborativas, centradas na figura do aluno como o sujeito do processo de ensino e aprendizagem e no professor como o mediador do conhecimento.Palavras-chave: Erro. Ensino e aprendizagem.  Aluno. Professor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796
10.22408/reva602021796141-157
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796
identifier_str_mv 10.22408/reva602021796141-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/796/549
/*ref*/ABRAHÃO, M. H. (Org). Avaliação e Erro construtivo Libertador: Uma Teoria - Prática Includente em Educação. Porto Alegre: EDIPURS, 2001.
/*ref*/ASTOLFI, J.P.; PETERFALVI, B.; VÉRIN. A. Como as crianças aprendem as ciências. Tradução Maria José Figueiredo. Coleção Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget: 1998.
/*ref*/_______, J.P. El error, un medio para enseñar. Sevilla: Díada Editora, 1997.
/*ref*/BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
/*ref*/ESTEBAN, M. T. O que Sabe Quem Erra? Reflexões Sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
/*ref*/FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
/*ref*/MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Moraes, 1983.
/*ref*/MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 141-157
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572945068032