UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165
Resumo: Por meio deste estudo qualitativo realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema história e filosofia da ciência na formação de professores. O banco de dados consultado foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando três palavras-chave na busca para o período de 1998 a 2018. Dos 842 resultados da busca, trinta e oito pesquisas foram analisadas e classificadas conforme o foco do estudo. A análise resultou em sete categorias que incluem análise de currículo, análise de livro didático, elaboração e implementação de propostas voltadas a história e filosofia da ciência e investigação de visões de natureza da ciência, evidenciando uma linha de pesquisa já consolidada e em ascensão nas pesquisas realizadas na pós-graduação.
id FASF_1e574977b187290b07de7461e05bb01f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/165
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?Por meio deste estudo qualitativo realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema história e filosofia da ciência na formação de professores. O banco de dados consultado foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando três palavras-chave na busca para o período de 1998 a 2018. Dos 842 resultados da busca, trinta e oito pesquisas foram analisadas e classificadas conforme o foco do estudo. A análise resultou em sete categorias que incluem análise de currículo, análise de livro didático, elaboração e implementação de propostas voltadas a história e filosofia da ciência e investigação de visões de natureza da ciência, evidenciando uma linha de pesquisa já consolidada e em ascensão nas pesquisas realizadas na pós-graduação.FaSFReis, Jheniffer Micheline Cortez dosKiouranis, Neide Maria Michellan2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16510.22408/reva302018165596-607Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 596-6072526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165/176/*ref*/ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers’conceptions of nature of science: a critical review of literature. International Journal of Science Education, Londres, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000./*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J. VILCHES, A. A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Vozes,2006./*ref*/FERES, G. G. Da organização ao compartilhamento do conhecimento científico gerado na área de educação em ciências no Brasil: uma contribuição à criação de facilidades de acesso e uso da informação. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2001./*ref*/FREIRE JR, O. A relevância da filosofia e da história das ciências para a formação dos professores de ciências. In: SILVA FILHO, W. J. et al. Epistemologia e Ensino de Ciências. Salvador: Ed. Arcádia, 2002, p. 13-30./*ref*/GALVÃO, M. C. B., PLUYE, P., RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista da Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2018./*ref*/GIL-PÉREZ, D. Tres Paradigmas Basicos em la Enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 26-33, 1983./*ref*/GIL-PÉREZ, D., FERNÁNDEZ MONTORO, I., CARRASCOSA ALÍS, J., CACHAPUZ, A., PRAIA, J. Para uma imagem não-deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, n. 7, v. 2, p. 121 – 133, 2001./*ref*/LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992./*ref*/LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/MARTINS, R. A. Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência. In: Martins, A. M. (Ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993./*ref*/MARTINS, L. A. P. A história da ciência e o ensino da biologia. Ciência & Ensino, Campinas, n. 5, p. 18-21, 1998./*ref*/MATHEWS, M. R. Science Teaching: The role of History and Philosophy os Science. New York: Routledge, 1994./*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. S., Gomes, S. F. D. R. (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012./*ref*/MEGID NETO, J; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003./*ref*/RIVERO, A.; WAMBA, A.M. Naturaleza de la Ciencia y construcción del conocimiento científico. La naturaleza de la Ciencia como objetivo de enseñanza. In: Cañal P. (coord.) Biología y Geología: Complementos de formación disciplinar. Barcelona: Editorial GRAÓ, 2011./*ref*/SANMARTÍ, N. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Editorial Síntesis S. A., 2002./*ref*/SAUNDERS, W. L. Alternative conceptions of the nature of science responses from students, teachers and professors. Education, v. 107, n. 1, p. 98-104, 2001./*ref*/OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino da história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v.14, n.1, p.67-88, 2008./*ref*/OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/165Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
title UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
spellingShingle UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
title_short UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
title_full UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
title_fullStr UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
title_full_unstemmed UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
title_sort UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
author Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
author_facet Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
Kiouranis, Neide Maria Michellan
author_role author
author2 Kiouranis, Neide Maria Michellan
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
Kiouranis, Neide Maria Michellan
description Por meio deste estudo qualitativo realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema história e filosofia da ciência na formação de professores. O banco de dados consultado foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando três palavras-chave na busca para o período de 1998 a 2018. Dos 842 resultados da busca, trinta e oito pesquisas foram analisadas e classificadas conforme o foco do estudo. A análise resultou em sete categorias que incluem análise de currículo, análise de livro didático, elaboração e implementação de propostas voltadas a história e filosofia da ciência e investigação de visões de natureza da ciência, evidenciando uma linha de pesquisa já consolidada e em ascensão nas pesquisas realizadas na pós-graduação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165
10.22408/reva302018165596-607
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165
identifier_str_mv 10.22408/reva302018165596-607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165/176
/*ref*/ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers’conceptions of nature of science: a critical review of literature. International Journal of Science Education, Londres, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.
/*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J. VILCHES, A. A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
/*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
/*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Vozes,2006.
/*ref*/FERES, G. G. Da organização ao compartilhamento do conhecimento científico gerado na área de educação em ciências no Brasil: uma contribuição à criação de facilidades de acesso e uso da informação. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2001.
/*ref*/FREIRE JR, O. A relevância da filosofia e da história das ciências para a formação dos professores de ciências. In: SILVA FILHO, W. J. et al. Epistemologia e Ensino de Ciências. Salvador: Ed. Arcádia, 2002, p. 13-30.
/*ref*/GALVÃO, M. C. B., PLUYE, P., RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista da Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2018.
/*ref*/GIL-PÉREZ, D. Tres Paradigmas Basicos em la Enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 26-33, 1983.
/*ref*/GIL-PÉREZ, D., FERNÁNDEZ MONTORO, I., CARRASCOSA ALÍS, J., CACHAPUZ, A., PRAIA, J. Para uma imagem não-deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, n. 7, v. 2, p. 121 – 133, 2001.
/*ref*/LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.
/*ref*/LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
/*ref*/MARTINS, R. A. Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência. In: Martins, A. M. (Ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993.
/*ref*/MARTINS, L. A. P. A história da ciência e o ensino da biologia. Ciência & Ensino, Campinas, n. 5, p. 18-21, 1998.
/*ref*/MATHEWS, M. R. Science Teaching: The role of History and Philosophy os Science. New York: Routledge, 1994.
/*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. S., Gomes, S. F. D. R. (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
/*ref*/MEGID NETO, J; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
/*ref*/RIVERO, A.; WAMBA, A.M. Naturaleza de la Ciencia y construcción del conocimiento científico. La naturaleza de la Ciencia como objetivo de enseñanza. In: Cañal P. (coord.) Biología y Geología: Complementos de formación disciplinar. Barcelona: Editorial GRAÓ, 2011.
/*ref*/SANMARTÍ, N. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Editorial Síntesis S. A., 2002.
/*ref*/SAUNDERS, W. L. Alternative conceptions of the nature of science responses from students, teachers and professors. Education, v. 107, n. 1, p. 98-104, 2001.
/*ref*/OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino da história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v.14, n.1, p.67-88, 2008.
/*ref*/OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 596-607
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570126495744