UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165 |
Resumo: | Por meio deste estudo qualitativo realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema história e filosofia da ciência na formação de professores. O banco de dados consultado foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando três palavras-chave na busca para o período de 1998 a 2018. Dos 842 resultados da busca, trinta e oito pesquisas foram analisadas e classificadas conforme o foco do estudo. A análise resultou em sete categorias que incluem análise de currículo, análise de livro didático, elaboração e implementação de propostas voltadas a história e filosofia da ciência e investigação de visões de natureza da ciência, evidenciando uma linha de pesquisa já consolidada e em ascensão nas pesquisas realizadas na pós-graduação. |
id |
FASF_1e574977b187290b07de7461e05bb01f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/165 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?Por meio deste estudo qualitativo realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema história e filosofia da ciência na formação de professores. O banco de dados consultado foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando três palavras-chave na busca para o período de 1998 a 2018. Dos 842 resultados da busca, trinta e oito pesquisas foram analisadas e classificadas conforme o foco do estudo. A análise resultou em sete categorias que incluem análise de currículo, análise de livro didático, elaboração e implementação de propostas voltadas a história e filosofia da ciência e investigação de visões de natureza da ciência, evidenciando uma linha de pesquisa já consolidada e em ascensão nas pesquisas realizadas na pós-graduação.FaSFReis, Jheniffer Micheline Cortez dosKiouranis, Neide Maria Michellan2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16510.22408/reva302018165596-607Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 596-6072526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165/176/*ref*/ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers’conceptions of nature of science: a critical review of literature. International Journal of Science Education, Londres, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000./*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J. VILCHES, A. A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Vozes,2006./*ref*/FERES, G. G. Da organização ao compartilhamento do conhecimento científico gerado na área de educação em ciências no Brasil: uma contribuição à criação de facilidades de acesso e uso da informação. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2001./*ref*/FREIRE JR, O. A relevância da filosofia e da história das ciências para a formação dos professores de ciências. In: SILVA FILHO, W. J. et al. Epistemologia e Ensino de Ciências. Salvador: Ed. Arcádia, 2002, p. 13-30./*ref*/GALVÃO, M. C. B., PLUYE, P., RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista da Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2018./*ref*/GIL-PÉREZ, D. Tres Paradigmas Basicos em la Enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 26-33, 1983./*ref*/GIL-PÉREZ, D., FERNÁNDEZ MONTORO, I., CARRASCOSA ALÍS, J., CACHAPUZ, A., PRAIA, J. Para uma imagem não-deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, n. 7, v. 2, p. 121 – 133, 2001./*ref*/LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992./*ref*/LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/MARTINS, R. A. Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência. In: Martins, A. M. (Ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993./*ref*/MARTINS, L. A. P. A história da ciência e o ensino da biologia. Ciência & Ensino, Campinas, n. 5, p. 18-21, 1998./*ref*/MATHEWS, M. R. Science Teaching: The role of History and Philosophy os Science. New York: Routledge, 1994./*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. S., Gomes, S. F. D. R. (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012./*ref*/MEGID NETO, J; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003./*ref*/RIVERO, A.; WAMBA, A.M. Naturaleza de la Ciencia y construcción del conocimiento científico. La naturaleza de la Ciencia como objetivo de enseñanza. In: Cañal P. (coord.) Biología y Geología: Complementos de formación disciplinar. Barcelona: Editorial GRAÓ, 2011./*ref*/SANMARTÍ, N. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Editorial Síntesis S. A., 2002./*ref*/SAUNDERS, W. L. Alternative conceptions of the nature of science responses from students, teachers and professors. Education, v. 107, n. 1, p. 98-104, 2001./*ref*/OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino da história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v.14, n.1, p.67-88, 2008./*ref*/OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/165Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA? |
title |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA? |
spellingShingle |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA? Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos |
title_short |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA? |
title_full |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA? |
title_fullStr |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA? |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA? |
title_sort |
UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA? |
author |
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos |
author_facet |
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos Kiouranis, Neide Maria Michellan |
author_role |
author |
author2 |
Kiouranis, Neide Maria Michellan |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos Kiouranis, Neide Maria Michellan |
description |
Por meio deste estudo qualitativo realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema história e filosofia da ciência na formação de professores. O banco de dados consultado foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando três palavras-chave na busca para o período de 1998 a 2018. Dos 842 resultados da busca, trinta e oito pesquisas foram analisadas e classificadas conforme o foco do estudo. A análise resultou em sete categorias que incluem análise de currículo, análise de livro didático, elaboração e implementação de propostas voltadas a história e filosofia da ciência e investigação de visões de natureza da ciência, evidenciando uma linha de pesquisa já consolidada e em ascensão nas pesquisas realizadas na pós-graduação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165 10.22408/reva302018165596-607 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018165596-607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/165/176 /*ref*/ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers’conceptions of nature of science: a critical review of literature. International Journal of Science Education, Londres, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000. /*ref*/CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J. VILCHES, A. A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. /*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003. /*ref*/CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Vozes,2006. /*ref*/FERES, G. G. Da organização ao compartilhamento do conhecimento científico gerado na área de educação em ciências no Brasil: uma contribuição à criação de facilidades de acesso e uso da informação. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2001. /*ref*/FREIRE JR, O. A relevância da filosofia e da história das ciências para a formação dos professores de ciências. In: SILVA FILHO, W. J. et al. Epistemologia e Ensino de Ciências. Salvador: Ed. Arcádia, 2002, p. 13-30. /*ref*/GALVÃO, M. C. B., PLUYE, P., RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista da Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2018. /*ref*/GIL-PÉREZ, D. Tres Paradigmas Basicos em la Enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 26-33, 1983. /*ref*/GIL-PÉREZ, D., FERNÁNDEZ MONTORO, I., CARRASCOSA ALÍS, J., CACHAPUZ, A., PRAIA, J. Para uma imagem não-deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, n. 7, v. 2, p. 121 – 133, 2001. /*ref*/LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992. /*ref*/LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. /*ref*/MARTINS, R. A. Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência. In: Martins, A. M. (Ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993. /*ref*/MARTINS, L. A. P. A história da ciência e o ensino da biologia. Ciência & Ensino, Campinas, n. 5, p. 18-21, 1998. /*ref*/MATHEWS, M. R. Science Teaching: The role of History and Philosophy os Science. New York: Routledge, 1994. /*ref*/MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. S., Gomes, S. F. D. R. (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012. /*ref*/MEGID NETO, J; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. /*ref*/RIVERO, A.; WAMBA, A.M. Naturaleza de la Ciencia y construcción del conocimiento científico. La naturaleza de la Ciencia como objetivo de enseñanza. In: Cañal P. (coord.) Biología y Geología: Complementos de formación disciplinar. Barcelona: Editorial GRAÓ, 2011. /*ref*/SANMARTÍ, N. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Editorial Síntesis S. A., 2002. /*ref*/SAUNDERS, W. L. Alternative conceptions of the nature of science responses from students, teachers and professors. Education, v. 107, n. 1, p. 98-104, 2001. /*ref*/OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino da história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v.14, n.1, p.67-88, 2008. /*ref*/OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 596-607 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570126495744 |