MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107 |
Resumo: | O papel da escola, mais do que ensinar conceitos, é o de despertar o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes. Uma das reflexões importantes a serem debatidas, concentra-se na temática ambiental, debate este necessário e regulamentado pela Constituição Federal e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Meio Ambiente. Sendo o tema meio ambiente consideravelmente recente no ambiente escolar, é preciso contextualizá-lo de maneira que estimule a reflexão crítica dos estudantes. Neste sentido o Ensino Híbrido surge como uma proposta educacional inovadora, combinando recursos físicos e digitais, e que tem como destaque, a personalização do ensino, e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Por este motivo, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um curso de extensão de Educação Ambiental para alunos de ensino médio utilizando os pressupostos do Ensino Híbrido. O curso foi organizado combinando conteúdos dos PCNs de Meio Ambiente, utilizando os modelos de rotação propostos para o Ensino Híbrido, com o intuito de promover a sensibilização dos estudantes, favorecendo a postura ética e o desenvolvimento de atitudes em relação à realidade socioambiental em que vivem. |
id |
FASF_209c27b64e1a8a7fb6291bfafad05a3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/107 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDOO papel da escola, mais do que ensinar conceitos, é o de despertar o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes. Uma das reflexões importantes a serem debatidas, concentra-se na temática ambiental, debate este necessário e regulamentado pela Constituição Federal e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Meio Ambiente. Sendo o tema meio ambiente consideravelmente recente no ambiente escolar, é preciso contextualizá-lo de maneira que estimule a reflexão crítica dos estudantes. Neste sentido o Ensino Híbrido surge como uma proposta educacional inovadora, combinando recursos físicos e digitais, e que tem como destaque, a personalização do ensino, e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Por este motivo, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um curso de extensão de Educação Ambiental para alunos de ensino médio utilizando os pressupostos do Ensino Híbrido. O curso foi organizado combinando conteúdos dos PCNs de Meio Ambiente, utilizando os modelos de rotação propostos para o Ensino Híbrido, com o intuito de promover a sensibilização dos estudantes, favorecendo a postura ética e o desenvolvimento de atitudes em relação à realidade socioambiental em que vivem.FaSFGaspi, Suelen deMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2018-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/10710.22408/reva312018107454-461Revista Valore; v. 3, n. 1 (2018): Revista Valore; 454-4612526-043X2525-900810.22408/reva312018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107/112Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-14T14:28:30Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/107Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-06-14T14:28:30Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO |
title |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO |
spellingShingle |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO Gaspi, Suelen de |
title_short |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO |
title_full |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO |
title_fullStr |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO |
title_full_unstemmed |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO |
title_sort |
MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO |
author |
Gaspi, Suelen de |
author_facet |
Gaspi, Suelen de Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspi, Suelen de Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
description |
O papel da escola, mais do que ensinar conceitos, é o de despertar o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes. Uma das reflexões importantes a serem debatidas, concentra-se na temática ambiental, debate este necessário e regulamentado pela Constituição Federal e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Meio Ambiente. Sendo o tema meio ambiente consideravelmente recente no ambiente escolar, é preciso contextualizá-lo de maneira que estimule a reflexão crítica dos estudantes. Neste sentido o Ensino Híbrido surge como uma proposta educacional inovadora, combinando recursos físicos e digitais, e que tem como destaque, a personalização do ensino, e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Por este motivo, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um curso de extensão de Educação Ambiental para alunos de ensino médio utilizando os pressupostos do Ensino Híbrido. O curso foi organizado combinando conteúdos dos PCNs de Meio Ambiente, utilizando os modelos de rotação propostos para o Ensino Híbrido, com o intuito de promover a sensibilização dos estudantes, favorecendo a postura ética e o desenvolvimento de atitudes em relação à realidade socioambiental em que vivem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107 10.22408/reva312018107454-461 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva312018107454-461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107/112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3, n. 1 (2018): Revista Valore; 454-461 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva312018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574104793088 |