MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspi, Suelen de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107
Resumo: O papel da escola, mais do que ensinar conceitos, é o de despertar o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes. Uma das reflexões importantes a serem debatidas, concentra-se na temática ambiental, debate este necessário e regulamentado pela Constituição Federal e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Meio Ambiente. Sendo o tema meio ambiente consideravelmente recente no ambiente escolar, é preciso contextualizá-lo de maneira que estimule a reflexão crítica dos estudantes. Neste sentido o Ensino Híbrido surge como uma proposta educacional inovadora, combinando recursos físicos e digitais, e que tem como destaque, a personalização do ensino, e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Por este motivo, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um curso de extensão de Educação Ambiental para alunos de ensino médio utilizando os pressupostos do Ensino Híbrido. O curso foi organizado combinando conteúdos dos PCNs de Meio Ambiente, utilizando os modelos de rotação propostos para o Ensino Híbrido, com o intuito de promover a sensibilização dos estudantes, favorecendo a postura ética e o desenvolvimento de atitudes em relação à realidade socioambiental em que vivem.
id FASF_209c27b64e1a8a7fb6291bfafad05a3f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/107
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDOO papel da escola, mais do que ensinar conceitos, é o de despertar o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes. Uma das reflexões importantes a serem debatidas, concentra-se na temática ambiental, debate este necessário e regulamentado pela Constituição Federal e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Meio Ambiente. Sendo o tema meio ambiente consideravelmente recente no ambiente escolar, é preciso contextualizá-lo de maneira que estimule a reflexão crítica dos estudantes. Neste sentido o Ensino Híbrido surge como uma proposta educacional inovadora, combinando recursos físicos e digitais, e que tem como destaque, a personalização do ensino, e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Por este motivo, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um curso de extensão de Educação Ambiental para alunos de ensino médio utilizando os pressupostos do Ensino Híbrido. O curso foi organizado combinando conteúdos dos PCNs de Meio Ambiente, utilizando os modelos de rotação propostos para o Ensino Híbrido, com o intuito de promover a sensibilização dos estudantes, favorecendo a postura ética e o desenvolvimento de atitudes em relação à realidade socioambiental em que vivem.FaSFGaspi, Suelen deMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2018-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/10710.22408/reva312018107454-461Revista Valore; v. 3, n. 1 (2018): Revista Valore; 454-4612526-043X2525-900810.22408/reva312018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107/112Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-14T14:28:30Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/107Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-06-14T14:28:30Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
title MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
spellingShingle MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
Gaspi, Suelen de
title_short MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
title_full MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
title_fullStr MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
title_full_unstemmed MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
title_sort MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO
author Gaspi, Suelen de
author_facet Gaspi, Suelen de
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author_role author
author2 Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspi, Suelen de
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
description O papel da escola, mais do que ensinar conceitos, é o de despertar o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes. Uma das reflexões importantes a serem debatidas, concentra-se na temática ambiental, debate este necessário e regulamentado pela Constituição Federal e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Meio Ambiente. Sendo o tema meio ambiente consideravelmente recente no ambiente escolar, é preciso contextualizá-lo de maneira que estimule a reflexão crítica dos estudantes. Neste sentido o Ensino Híbrido surge como uma proposta educacional inovadora, combinando recursos físicos e digitais, e que tem como destaque, a personalização do ensino, e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Por este motivo, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um curso de extensão de Educação Ambiental para alunos de ensino médio utilizando os pressupostos do Ensino Híbrido. O curso foi organizado combinando conteúdos dos PCNs de Meio Ambiente, utilizando os modelos de rotação propostos para o Ensino Híbrido, com o intuito de promover a sensibilização dos estudantes, favorecendo a postura ética e o desenvolvimento de atitudes em relação à realidade socioambiental em que vivem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107
10.22408/reva312018107454-461
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107
identifier_str_mv 10.22408/reva312018107454-461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/107/112
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3, n. 1 (2018): Revista Valore; 454-461
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva312018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574104793088