MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM ESPECTRO AUTISTA
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/795 |
Resumo: | Neste artigo expomos o recorte de uma pesquisa de mestrado em que objetivou-se investigar contribuições da Modelagem Matemática (MM) para aprendizagem das crianças, na Educação Infantil. Os dados foram coletados no desenvolvimento de atividades em um Centro Municipal de Educação Infantil, e participaram duas crianças autistas, o que nos motivou a investigar contribuições da MM para a aprendizagem dessas crianças. Desse modo, e seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, nos reportamos aos gestos, falas e desenhos produzidos pelas crianças a fim de responder à questão investigada. Dentre os resultados, destacamos que a MM favoreceu: a aprendizagem das crianças autistas, a interação com outras crianças e o processo investigativo norteador das atividades.Palavras Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Autismo. |
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MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM ESPECTRO AUTISTANeste artigo expomos o recorte de uma pesquisa de mestrado em que objetivou-se investigar contribuições da Modelagem Matemática (MM) para aprendizagem das crianças, na Educação Infantil. Os dados foram coletados no desenvolvimento de atividades em um Centro Municipal de Educação Infantil, e participaram duas crianças autistas, o que nos motivou a investigar contribuições da MM para a aprendizagem dessas crianças. Desse modo, e seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, nos reportamos aos gestos, falas e desenhos produzidos pelas crianças a fim de responder à questão investigada. Dentre os resultados, destacamos que a MM favoreceu: a aprendizagem das crianças autistas, a interação com outras crianças e o processo investigativo norteador das atividades.Palavras Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Autismo.FaSFZampirolli, Ana CarolineKato, Lilian Akemi2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/79510.22408/reva602021795125-140Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 125-1402526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/795/548/*ref*/BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: ciências e Matemática. São Paulo: Contexto, 2019./*ref*/BRASIL. Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30037356/do1-2013-04-05-lei-n-12-796-de-4-de-abril-de-2013-30037348. Acesso em: 22 abr. 2019./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Dúvidas mais frequentes sobre Educação Infantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8169-duvidas-mais-frequentes-relacao-educacao-infantil-pdf&category_slug=junho-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 abr. 2019./*ref*/BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994./*ref*/CAMPOS, Ilaine da Silva; ARAÚJO, Jussara. Quando pesquisa e prática pedagógica acontecem simultaneamente no ambiente de modelagem Matemática: problematizando a dialética pesquisador|professor. Acta Scientiae, v.17, n.2, p. 324-339, 2015./*ref*/KREFTA, Silvana. Metodologia de Ensino e Educação Infantil: algumas considerações sobre a trajetória da Escola Infantil no Brasil. Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/metodologiadeensino/index.php. Acesso em: 08 jul. 2019./*ref*/LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; DREWINSKI, Jane Maria de Abreu; SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos: entre a obrigatoriedade, o direito e a imposição. In: Congresso Nacional de Educação, 12, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC, 2015./*ref*/MARINGÁ. Secretaria Municipal de Educação. Currículo da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Maringá, PR, 2012. Disponível em: http://www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/3c1871b9202b.pdf. Acesso em: 01 dez. 2018./*ref*/PEREIRA, Emanueli; SCHIPANSKI, Andressa Franciele Scambara. Modelagem Matemática: um estudo sobre as ações e envolvimentos de um aluno autista. In: Conferência Nacional sobre sobre Modelagem na Educação Matemática, 10, 2017, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2017./*ref*/SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Percepção de estudantes dos anos iniciais a respeito de luminosidade: uma experiência de Modelagem Matemática na educação. In: Conferência Nacional sobre sobre Modelagem na Educação Matemática, 10, 2017, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2017./*ref*/VERGNAUD, Gérard. A criança, a Matemática e a realidade. Tradução de: MORO, Maria Lúcia Ferreira. Curitiba: UFPR, 2009.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:11Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/795Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:11Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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