CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/874 |
Resumo: | O ensino de Física, com raras exceções, é pautado em aulas tradicionais, nas quais o professor expõe o conteúdo e na sequência os alunos resolvem exercícios. Embora esta metodologia seja considerada ineficiente é amplamente utilizada pelos professores que ministram a disciplina de Física. Com o objetivo de romper com esta prática, apresentamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, de oito aulas, sobre ondas eletromagnéticas, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Acreditamos que a contextualização é um elemento importante para a aprendizagem; Neste sentido, esperamos que empregando esta metodologia os alunos possam estabelecer conexões entre o conhecimento formal e o cotidiano. Palavras Chave: Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa. Contextualização |
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CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICASO ensino de Física, com raras exceções, é pautado em aulas tradicionais, nas quais o professor expõe o conteúdo e na sequência os alunos resolvem exercícios. Embora esta metodologia seja considerada ineficiente é amplamente utilizada pelos professores que ministram a disciplina de Física. Com o objetivo de romper com esta prática, apresentamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, de oito aulas, sobre ondas eletromagnéticas, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Acreditamos que a contextualização é um elemento importante para a aprendizagem; Neste sentido, esperamos que empregando esta metodologia os alunos possam estabelecer conexões entre o conhecimento formal e o cotidiano. Palavras Chave: Ensino de Física. Teoria da Aprendizagem Significativa. ContextualizaçãoFaSFDeosti, Leonardo DeostiCarvalho, Hercília Alves Pereira de CarvalhoZanatta, Shalimar Calegari2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/87410.22408/reva6020218741171-1184Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1171-11842526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/874/651/*ref*/AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H./*ref*/Psicologia Educacional. Rio de Janeiro:/*ref*/Interamericana, 1980/*ref*/BRAATHEN, Per Christian. Aprendizagem mecânica/*ref*/e aprendizagem significativa no processo de ensinoaprendizagem de Química. Eixo, Brasília, v. 1, n. 1,/*ref*/p.63-69, 2012. Jan-jun./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de/*ref*/Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares/*ref*/Nacionais: Ciências Naturais. 2. ed. Rio de Janeiro:/*ref*/DP&A, 2000./*ref*/BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais/*ref*/(PCN+) Ensino Médio: orientações educacionais/*ref*/complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais./*ref*/Brasília, 2002./*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes/*ref*/Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília,/*ref*/Disponível em:/*ref*/<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docma/*ref*/n&view=download&alias=15548-d-c-n-educacaobasica-nova-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 12 jul./*ref*//*ref*/COELHO, Rafael Otto. O uso da informática no/*ref*/ensino de física de nível médio. Dissertação (Mestrado/*ref*/em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade/*ref*/Federal de Pelotas. Pelotas, 2002./*ref*/FREIRE, Paulo. The politics of education: culture,/*ref*/power, and liberation. Westport, CT: Bergin and Garvey,/*ref*/209 p./*ref*/MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de/*ref*/Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e/*ref*/Universitária Ltda. 2 ed. 2011./*ref*/RAMOS, M. N. A contextualização no currículo de/*ref*/ensino médio: a necessidade da crítica na construção do/*ref*/saber científico. Mimeo, 2004./*ref*/TONIATO, D. J.; FERREIRA, B. L.; FERRACIOLI, L./*ref*/Tecnologia no ensino de física: uma revisão do XVI/*ref*/Simpósio Nacional de Ensino de Física. In: Encontro/*ref*/de pesquisa em ensino de física, Londrina. Anais... São/*ref*/Paulo: SBF, p. 1-11, 2006./*ref*/VALENTE, J. A. (Org) Computadores e conhecimento:/*ref*/repensando a educação. Campinas: Gráfica da/*ref*/UNICAMP, 1993. VALENTE, J. A. Informática na/*ref*/Educação: uma questão técnica ou pedagógica? Pátio,/*ref*/Ano 3, N° 9 (21-23). Porto Alegre: 1999.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:35Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/874Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:35Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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