O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Kélen da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227058
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
id UFSC_d275461fb32ba0ca6245cb5067266a0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227058
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)FísicaCiênciaEletromagnetismoAprendizagemDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.Esta dissertação abordou conceitos de eletromagnetismo no ensino de Ciências com 58 alunos em duas turmas de 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Atlântico localizada na cidade de Balneário Arroio do Silva/SC em 2019. As aulas foram elaboradas e implementadas por meio de três UEPS, orientadas pela Teoria de Aprendizagem Significativa e com as contribuições do socio interacionismo. As sequências didáticas tiveram duração de 26 horas-aula cada turma. Os dados foram coletados ao longo de toda a implementação das UEPS utilizando os seguintes métodos: i) Aplicação de questionário de conhecimentos prévios; ii) Discussão e problematização de questões sobre eletromagnetismo relacionadas ao cotidiano; iii) Aplicação de experimentos em todas as etapas da intervenção didática. Por meio dos resultados obtidos nesta dissertação, pôde-se perceber que os alunos apresentaram indícios de aprendizagem significativa, conseguindo relacionar os conceitos de eletromagnetismo associando com o princípio físico de funcionamento de geradores elétricos.Abstract: This master?s dissertation is about concepts of electromagnetism in Science teaching with 58 students in two classes 9th grade classes of the Local School of basic education Jardim Atlântico located in the city of Balneário Arroio do Silva/SC in 2019. The lessons were designed and implemented through three UEPS, guided by the Meaningful Learning Theory and with the contributions of social Interactionism. The didactic sequences lasted 26 lesson hours each class. The data were collected throughout the implementation of the UEPS using the following methods: i) Application of a survey of previous knowledge; ii) Discussion and problematization of questions about electromagnetism related to everyday life; iii) Application of experiments in all stages of didactic intervention. Through the results obtained in this master?s dissertation, it could be noticed that the students showed signs of significant learning, being able to relate the concepts of electromagnetism associating it with the physical principle of operation of electric generators.Poffo, Claudio MichelUniversidade Federal de Santa CatarinaXavier, Kélen da Silva2021-08-23T14:06:59Z2021-08-23T14:06:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| il.application/pdf372467https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227058porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:06:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227058Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:06:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
title O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
spellingShingle O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Xavier, Kélen da Silva
Física
Ciência
Eletromagnetismo
Aprendizagem
title_short O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
title_full O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
title_fullStr O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
title_full_unstemmed O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
title_sort O eletromagnetismo no ensino de ciências: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
author Xavier, Kélen da Silva
author_facet Xavier, Kélen da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Poffo, Claudio Michel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Kélen da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ciência
Eletromagnetismo
Aprendizagem
topic Física
Ciência
Eletromagnetismo
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:06:59Z
2021-08-23T14:06:59Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 372467
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227058
identifier_str_mv 372467
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652400527933440