O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bruna Marques
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Caroline Oenning de, Gomes, Luciano Carvalhais, Oliveira, André Luís de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806
Resumo: A Epistemologia Genética de Jean Piaget, ao pesquisar sobre a origem do conhecimento humano tem muitas vezes os resultados dos trabalhos da área equivocadamente interpretados ou descuidadamente reproduzidos, alterando as ideias originais. Assim, com o objetivo de avaliar as concepções sobre o construtivismo piagetiano na perspectiva de pós-graduandos em Educação para a Ciência e Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos em sala de aula um questionário online na plataforma Poll Everywhere, envolvendo dez crenças sobre essa teoria. Concluímos que houve um índice significativo de concepções equivocadas no grupo analisado, o que mostra que antes de se pensar ir além do construtivismo piagetiano temos que nos preocupar em ir além da divulgação equivocada de sua teoria.Palavras Chave: Epistemologia Genética; Panorama; Crenças; Equívocos.
id FASF_2a552ce0d16595511556adf582cb343a
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/806
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICAA Epistemologia Genética de Jean Piaget, ao pesquisar sobre a origem do conhecimento humano tem muitas vezes os resultados dos trabalhos da área equivocadamente interpretados ou descuidadamente reproduzidos, alterando as ideias originais. Assim, com o objetivo de avaliar as concepções sobre o construtivismo piagetiano na perspectiva de pós-graduandos em Educação para a Ciência e Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos em sala de aula um questionário online na plataforma Poll Everywhere, envolvendo dez crenças sobre essa teoria. Concluímos que houve um índice significativo de concepções equivocadas no grupo analisado, o que mostra que antes de se pensar ir além do construtivismo piagetiano temos que nos preocupar em ir além da divulgação equivocada de sua teoria.Palavras Chave: Epistemologia Genética; Panorama; Crenças; Equívocos.FaSFDuarte, Bruna MarquesOliveira, Caroline Oenning deGomes, Luciano CarvalhaisOliveira, André Luís de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/80610.22408/reva602021806277-289Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 277-2892526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806/559/*ref*/BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993./*ref*/CARRARO, P. R.; ANDRADE, A. S. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 261-268, 2009/*ref*/CHAKUR, C. R. S. L. A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos. São Paulo: Editora UNESP, 2015./*ref*/CHIAROTTINO, Z. R. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984./*ref*/MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994./*ref*/PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977./*ref*/SILVA, P; N. Alguns equívocos em relação à epistemologia e psicologias genéticas. Revista eletrônica de psicologia e epistemologias genéticas. Marília, v. 7, n. 2, 2015./*ref*/TOLCHINSKY, L. Construtivismo em educação: consensos e disjuntivas. In: RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores – A construção do conhecimento escolar. São Paulo: Ática, 1998. v.2, p. 103-123.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:12Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/806Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:12Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
title O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
spellingShingle O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
Duarte, Bruna Marques
title_short O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
title_full O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
title_fullStr O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
title_sort O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
author Duarte, Bruna Marques
author_facet Duarte, Bruna Marques
Oliveira, Caroline Oenning de
Gomes, Luciano Carvalhais
Oliveira, André Luís de
author_role author
author2 Oliveira, Caroline Oenning de
Gomes, Luciano Carvalhais
Oliveira, André Luís de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Bruna Marques
Oliveira, Caroline Oenning de
Gomes, Luciano Carvalhais
Oliveira, André Luís de
description A Epistemologia Genética de Jean Piaget, ao pesquisar sobre a origem do conhecimento humano tem muitas vezes os resultados dos trabalhos da área equivocadamente interpretados ou descuidadamente reproduzidos, alterando as ideias originais. Assim, com o objetivo de avaliar as concepções sobre o construtivismo piagetiano na perspectiva de pós-graduandos em Educação para a Ciência e Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos em sala de aula um questionário online na plataforma Poll Everywhere, envolvendo dez crenças sobre essa teoria. Concluímos que houve um índice significativo de concepções equivocadas no grupo analisado, o que mostra que antes de se pensar ir além do construtivismo piagetiano temos que nos preocupar em ir além da divulgação equivocada de sua teoria.Palavras Chave: Epistemologia Genética; Panorama; Crenças; Equívocos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806
10.22408/reva602021806277-289
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806
identifier_str_mv 10.22408/reva602021806277-289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806/559
/*ref*/BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.
/*ref*/CARRARO, P. R.; ANDRADE, A. S. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 261-268, 2009
/*ref*/CHAKUR, C. R. S. L. A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos. São Paulo: Editora UNESP, 2015.
/*ref*/CHIAROTTINO, Z. R. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.
/*ref*/MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
/*ref*/PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.
/*ref*/SILVA, P; N. Alguns equívocos em relação à epistemologia e psicologias genéticas. Revista eletrônica de psicologia e epistemologias genéticas. Marília, v. 7, n. 2, 2015.
/*ref*/TOLCHINSKY, L. Construtivismo em educação: consensos e disjuntivas. In: RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores – A construção do conhecimento escolar. São Paulo: Ática, 1998. v.2, p. 103-123.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 277-289
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569908391936