O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806 |
Resumo: | A Epistemologia Genética de Jean Piaget, ao pesquisar sobre a origem do conhecimento humano tem muitas vezes os resultados dos trabalhos da área equivocadamente interpretados ou descuidadamente reproduzidos, alterando as ideias originais. Assim, com o objetivo de avaliar as concepções sobre o construtivismo piagetiano na perspectiva de pós-graduandos em Educação para a Ciência e Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos em sala de aula um questionário online na plataforma Poll Everywhere, envolvendo dez crenças sobre essa teoria. Concluímos que houve um índice significativo de concepções equivocadas no grupo analisado, o que mostra que antes de se pensar ir além do construtivismo piagetiano temos que nos preocupar em ir além da divulgação equivocada de sua teoria.Palavras Chave: Epistemologia Genética; Panorama; Crenças; Equívocos. |
id |
FASF_2a552ce0d16595511556adf582cb343a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/806 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICAA Epistemologia Genética de Jean Piaget, ao pesquisar sobre a origem do conhecimento humano tem muitas vezes os resultados dos trabalhos da área equivocadamente interpretados ou descuidadamente reproduzidos, alterando as ideias originais. Assim, com o objetivo de avaliar as concepções sobre o construtivismo piagetiano na perspectiva de pós-graduandos em Educação para a Ciência e Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos em sala de aula um questionário online na plataforma Poll Everywhere, envolvendo dez crenças sobre essa teoria. Concluímos que houve um índice significativo de concepções equivocadas no grupo analisado, o que mostra que antes de se pensar ir além do construtivismo piagetiano temos que nos preocupar em ir além da divulgação equivocada de sua teoria.Palavras Chave: Epistemologia Genética; Panorama; Crenças; Equívocos.FaSFDuarte, Bruna MarquesOliveira, Caroline Oenning deGomes, Luciano CarvalhaisOliveira, André Luís de2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/80610.22408/reva602021806277-289Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 277-2892526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806/559/*ref*/BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993./*ref*/CARRARO, P. R.; ANDRADE, A. S. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 261-268, 2009/*ref*/CHAKUR, C. R. S. L. A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos. São Paulo: Editora UNESP, 2015./*ref*/CHIAROTTINO, Z. R. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984./*ref*/MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994./*ref*/PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977./*ref*/SILVA, P; N. Alguns equívocos em relação à epistemologia e psicologias genéticas. Revista eletrônica de psicologia e epistemologias genéticas. Marília, v. 7, n. 2, 2015./*ref*/TOLCHINSKY, L. Construtivismo em educação: consensos e disjuntivas. In: RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores – A construção do conhecimento escolar. São Paulo: Ática, 1998. v.2, p. 103-123.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:12Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/806Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:12Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA |
title |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA |
spellingShingle |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA Duarte, Bruna Marques |
title_short |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA |
title_full |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA |
title_fullStr |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA |
title_sort |
O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E AS CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E MATEMÁTICA |
author |
Duarte, Bruna Marques |
author_facet |
Duarte, Bruna Marques Oliveira, Caroline Oenning de Gomes, Luciano Carvalhais Oliveira, André Luís de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Caroline Oenning de Gomes, Luciano Carvalhais Oliveira, André Luís de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Bruna Marques Oliveira, Caroline Oenning de Gomes, Luciano Carvalhais Oliveira, André Luís de |
description |
A Epistemologia Genética de Jean Piaget, ao pesquisar sobre a origem do conhecimento humano tem muitas vezes os resultados dos trabalhos da área equivocadamente interpretados ou descuidadamente reproduzidos, alterando as ideias originais. Assim, com o objetivo de avaliar as concepções sobre o construtivismo piagetiano na perspectiva de pós-graduandos em Educação para a Ciência e Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos em sala de aula um questionário online na plataforma Poll Everywhere, envolvendo dez crenças sobre essa teoria. Concluímos que houve um índice significativo de concepções equivocadas no grupo analisado, o que mostra que antes de se pensar ir além do construtivismo piagetiano temos que nos preocupar em ir além da divulgação equivocada de sua teoria.Palavras Chave: Epistemologia Genética; Panorama; Crenças; Equívocos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806 10.22408/reva602021806277-289 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021806277-289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/806/559 /*ref*/BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993. /*ref*/CARRARO, P. R.; ANDRADE, A. S. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 261-268, 2009 /*ref*/CHAKUR, C. R. S. L. A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos. São Paulo: Editora UNESP, 2015. /*ref*/CHIAROTTINO, Z. R. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984. /*ref*/MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. /*ref*/PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977. /*ref*/SILVA, P; N. Alguns equívocos em relação à epistemologia e psicologias genéticas. Revista eletrônica de psicologia e epistemologias genéticas. Marília, v. 7, n. 2, 2015. /*ref*/TOLCHINSKY, L. Construtivismo em educação: consensos e disjuntivas. In: RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores – A construção do conhecimento escolar. São Paulo: Ática, 1998. v.2, p. 103-123. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 277-289 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321569908391936 |