COMPORTAMENTO ÉTICO NAS ORGANIZAÇÕES, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS

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Autor(a) principal: Martins, Jonatas Guilherme da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cabral, Patrícia Martins Fagundes, Freitas Junior, José Carlos da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/651
Resumo: O presente estudo objetivou analisar a percepção ética em alunos de uma Escola de Negócios em uma Universidade privada no Sul do Brasil. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo uma quantitativa e outra qualitativa. A amostra foi composta por alunos dos níveis de graduação, lato e stricto sensu. Os alunos participantes responderam a Escala de Percepção Comportamentos Éticos Organizacionais– EPCEO (GOMIDE et al., 2003), que foi respondida juntamente com um novo instrumento, para que pudesse aferir a percepção dos alunos também em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) onde estudam, além dos dados sócio demográficos para contribuir com a análise estatística multivariada a qual o estudo se propõe. Entre os principais resultados, identificou-se questões pertinentes, como a necessidade, por parte dos colaboradores em participar das tomadas de decisões empresariais, e também, na percepção de alunos do nível stricto sensu, em relação a necessidade da participação em projetos sociais ou demais atividades que envolvam o assunto da ética. Em relação às limitações deste estudo, pode-se considerar, que seria recomendado a aplicação da pesquisa nos demais campus da IES, sendo essa também uma recomendação para pesquisas futuras, assim como a pesquisa da mesma área.Palavras chave: Ética. Ética Empresarial. Ética Educacional. Percepção Ética.
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Entre os principais resultados, identificou-se questões pertinentes, como a necessidade, por parte dos colaboradores em participar das tomadas de decisões empresariais, e também, na percepção de alunos do nível stricto sensu, em relação a necessidade da participação em projetos sociais ou demais atividades que envolvam o assunto da ética. Em relação às limitações deste estudo, pode-se considerar, que seria recomendado a aplicação da pesquisa nos demais campus da IES, sendo essa também uma recomendação para pesquisas futuras, assim como a pesquisa da mesma área.Palavras chave: Ética. Ética Empresarial. Ética Educacional. Percepção Ética.FaSFMartins, Jonatas Guilherme da SilvaCabral, Patrícia Martins FagundesFreitas Junior, José Carlos da Silva2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/65110.22408/reva50202065190-108Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Dilemas e desafios do novo mundo do trabalho; 90-1082526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/651/452/*ref*/AACSB International. Education in Business: Ethics Education Task Force to AACSB International’s Board of Directors. 2004, 22p./*ref*/ARISTÓTELES. 384 – 322 a.C. A Ética: textos selecionados. Tradução e notas Cássio M. Fonseca – São Paulo: EDIPRO, 2015. 126 p./*ref*/BITENCOURT, Claudia Cristina. A Gestão de Competências Gerenciais e a Contribuição da Aprendizagem Organizacional. 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description O presente estudo objetivou analisar a percepção ética em alunos de uma Escola de Negócios em uma Universidade privada no Sul do Brasil. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo uma quantitativa e outra qualitativa. A amostra foi composta por alunos dos níveis de graduação, lato e stricto sensu. Os alunos participantes responderam a Escala de Percepção Comportamentos Éticos Organizacionais– EPCEO (GOMIDE et al., 2003), que foi respondida juntamente com um novo instrumento, para que pudesse aferir a percepção dos alunos também em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) onde estudam, além dos dados sócio demográficos para contribuir com a análise estatística multivariada a qual o estudo se propõe. Entre os principais resultados, identificou-se questões pertinentes, como a necessidade, por parte dos colaboradores em participar das tomadas de decisões empresariais, e também, na percepção de alunos do nível stricto sensu, em relação a necessidade da participação em projetos sociais ou demais atividades que envolvam o assunto da ética. Em relação às limitações deste estudo, pode-se considerar, que seria recomendado a aplicação da pesquisa nos demais campus da IES, sendo essa também uma recomendação para pesquisas futuras, assim como a pesquisa da mesma área.Palavras chave: Ética. Ética Empresarial. Ética Educacional. Percepção Ética.
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