ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246 |
Resumo: | Estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos utilizados pelos alunos para aprender o conteúdo e desenvolver novos repertórios de aprendizagem escolar, visto que, favorecem a aquisição, armazenamento e recuperação da informação. Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma reflexão embasada na perspectiva de Dunlosky sobre o nível de utilidade das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no Ensino Médio. Discorrer sobre subsídios teóricos, técnicos e metodológicos que podem ser utilizados no contexto escolar, fomenta a análise crítica-reflexiva de recomendações específicas que podem ser utilizadas junto aos alunos para maximizar sua eficiência na aprendizagem, otimizando o desempenho escolar. |
id |
FASF_390003e024e21e7141508eddb4ba3fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1246 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKYEstratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos utilizados pelos alunos para aprender o conteúdo e desenvolver novos repertórios de aprendizagem escolar, visto que, favorecem a aquisição, armazenamento e recuperação da informação. Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma reflexão embasada na perspectiva de Dunlosky sobre o nível de utilidade das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no Ensino Médio. Discorrer sobre subsídios teóricos, técnicos e metodológicos que podem ser utilizados no contexto escolar, fomenta a análise crítica-reflexiva de recomendações específicas que podem ser utilizadas junto aos alunos para maximizar sua eficiência na aprendizagem, otimizando o desempenho escolar.FaSFGrehs, Bruna da Motta SignoriKojo, Josiane Teixeira da SilvaNascimento, Katiane Santos doMaraschin, Sheyla de Souza PolhastoMombelli, Monica AugustaMoura, Cynthia Borges2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124610.22408/reva8020231246e-8067Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80672526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246/1133/*ref*/BARTOSZEWSKI, B. L.; GURUNG, R. A. R. Comparing the relationship of learning techniques and exam score. Scholarship Of Teaching And Learning In Psychology, Washington, v. 1, n. 3, p. 219-228, jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1037/stl0000036/*ref*/BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011./*ref*/DEMBO, M. H. Motivation and learning strategies for college success: A Self-Management Approach. 12ª ed. Mahwah, New Jersey, London: LEA - Lawrence Erlbaum Associates, 2004. 361p./*ref*/DUNLOSKY, J. et al. Improving students’ learning with effective learning techniques: promising directions from cognitive and educational psychology. Association for Psychological Science, Washington, v. 14, n. 1, p.4-58, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1529100612453266/*ref*/GREHS, B. M. S. Estratégias de aprendizagem no Ensino Médio: implicações para a prática docente. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. 110f. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5179/*ref*/GREHS, B.; DE MOURA, C. Estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio: Uma revisão de estudos. Revista Psicopedagogia, v. 38, n. 116, 2021./*ref*/INÁCIO, A. L. M. Estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e desempenho escolar no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. 108 f./*ref*/INÁCIO, A. L. M.; BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. Learning Strategies Assessment Scale for High School (EAVAP-EM). Psico-Usf, [S.L.], v. 26, p. 33-44, 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-8271202126nesp05/*ref*/LUFT, C. P. Minidicionário LUFT. 21ª ed. São Paulo: Ática, 2005. 760p./*ref*/MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-usf, Bragança Paulista, v. 19, n. 2, p.317-328, maio 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301297736_Escala_de_Estrategias_de_Aprendizagem_evidencias_de_validade_em_contexto_universitario_hibrido/*ref*/MENEGHETTI, F. K. O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 320–332, 1 abr. 2011./*ref*/MICHAELIS. Dicionário escolar: Língua Portuguesa. 4ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016. 992p./*ref*/OLIVEIRA, A. J. F. Evidências de validade de uma escala de estratégias de aprendizagem com universitários. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017. 85f./*ref*/OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental: EAVAP-EF. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010./*ref*/PALITOT, M. D. et al. A relação entre estratégias de aprendizagem e rendimento escolar no Ensino Médio. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, n. 2, 15 ago. 2019./*ref*/PORTILHO, E. Avaliação metacognitiva: uma prática possível. In: MELO, Marcos Muniz (Org). Avaliação na Educação. Pinhais: Ed. Melo, 2007. p.51-56./*ref*/PRATES, K. C. R.; LIMA, R. F.; CIASCA, S.M. Estratégias de aprendizagem e sua relação com o desempenho escolar em crianças do Ensino Fundamental I. Psicopedagogia: Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 100, p.19-27, jan/abr. 2016./*ref*/RIBEIRO, M. A. P. Técnicas de aprender: Conteúdos e habilidades. Petrópolis: Vozes, 2012. 127 p./*ref*/SILVA, M. L. da. Estratégias de aprendizagem: um estudo do Ensino Médio e Superior. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017. 85f./*ref*/SOUZA, L. F. N. I. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar, Curitiba, n. 36, p.95-107, 2010./*ref*/VALDÉS, M. T. M. Estrategias de aprendizaje: bases para la intervención psicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 20, n. 62, p.136-142, 2003./*ref*/VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. Estratégias de Ensino / Aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. 148 p.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1246Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY |
title |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY Grehs, Bruna da Motta Signori |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY |
author |
Grehs, Bruna da Motta Signori |
author_facet |
Grehs, Bruna da Motta Signori Kojo, Josiane Teixeira da Silva Nascimento, Katiane Santos do Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto Mombelli, Monica Augusta Moura, Cynthia Borges |
author_role |
author |
author2 |
Kojo, Josiane Teixeira da Silva Nascimento, Katiane Santos do Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto Mombelli, Monica Augusta Moura, Cynthia Borges |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grehs, Bruna da Motta Signori Kojo, Josiane Teixeira da Silva Nascimento, Katiane Santos do Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto Mombelli, Monica Augusta Moura, Cynthia Borges |
description |
Estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos utilizados pelos alunos para aprender o conteúdo e desenvolver novos repertórios de aprendizagem escolar, visto que, favorecem a aquisição, armazenamento e recuperação da informação. Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma reflexão embasada na perspectiva de Dunlosky sobre o nível de utilidade das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no Ensino Médio. Discorrer sobre subsídios teóricos, técnicos e metodológicos que podem ser utilizados no contexto escolar, fomenta a análise crítica-reflexiva de recomendações específicas que podem ser utilizadas junto aos alunos para maximizar sua eficiência na aprendizagem, otimizando o desempenho escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246 10.22408/reva8020231246e-8067 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva8020231246e-8067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246/1133 /*ref*/BARTOSZEWSKI, B. L.; GURUNG, R. A. R. Comparing the relationship of learning techniques and exam score. Scholarship Of Teaching And Learning In Psychology, Washington, v. 1, n. 3, p. 219-228, jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1037/stl0000036 /*ref*/BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. /*ref*/DEMBO, M. H. Motivation and learning strategies for college success: A Self-Management Approach. 12ª ed. Mahwah, New Jersey, London: LEA - Lawrence Erlbaum Associates, 2004. 361p. /*ref*/DUNLOSKY, J. et al. Improving students’ learning with effective learning techniques: promising directions from cognitive and educational psychology. Association for Psychological Science, Washington, v. 14, n. 1, p.4-58, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1529100612453266 /*ref*/GREHS, B. M. S. Estratégias de aprendizagem no Ensino Médio: implicações para a prática docente. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. 110f. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5179 /*ref*/GREHS, B.; DE MOURA, C. Estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio: Uma revisão de estudos. Revista Psicopedagogia, v. 38, n. 116, 2021. /*ref*/INÁCIO, A. L. M. Estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e desempenho escolar no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. 108 f. /*ref*/INÁCIO, A. L. M.; BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. Learning Strategies Assessment Scale for High School (EAVAP-EM). Psico-Usf, [S.L.], v. 26, p. 33-44, 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-8271202126nesp05 /*ref*/LUFT, C. P. Minidicionário LUFT. 21ª ed. São Paulo: Ática, 2005. 760p. /*ref*/MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-usf, Bragança Paulista, v. 19, n. 2, p.317-328, maio 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301297736_Escala_de_Estrategias_de_Aprendizagem_evidencias_de_validade_em_contexto_universitario_hibrido /*ref*/MENEGHETTI, F. K. O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 320–332, 1 abr. 2011. /*ref*/MICHAELIS. Dicionário escolar: Língua Portuguesa. 4ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016. 992p. /*ref*/OLIVEIRA, A. J. F. Evidências de validade de uma escala de estratégias de aprendizagem com universitários. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017. 85f. /*ref*/OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental: EAVAP-EF. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. /*ref*/PALITOT, M. D. et al. A relação entre estratégias de aprendizagem e rendimento escolar no Ensino Médio. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, n. 2, 15 ago. 2019. /*ref*/PORTILHO, E. Avaliação metacognitiva: uma prática possível. In: MELO, Marcos Muniz (Org). Avaliação na Educação. Pinhais: Ed. Melo, 2007. p.51-56. /*ref*/PRATES, K. C. R.; LIMA, R. F.; CIASCA, S.M. Estratégias de aprendizagem e sua relação com o desempenho escolar em crianças do Ensino Fundamental I. Psicopedagogia: Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 100, p.19-27, jan/abr. 2016. /*ref*/RIBEIRO, M. A. P. Técnicas de aprender: Conteúdos e habilidades. Petrópolis: Vozes, 2012. 127 p. /*ref*/SILVA, M. L. da. Estratégias de aprendizagem: um estudo do Ensino Médio e Superior. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017. 85f. /*ref*/SOUZA, L. F. N. I. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar, Curitiba, n. 36, p.95-107, 2010. /*ref*/VALDÉS, M. T. M. Estrategias de aprendizaje: bases para la intervención psicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 20, n. 62, p.136-142, 2003. /*ref*/VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. Estratégias de Ensino / Aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. 148 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8067 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva802023 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571414147072 |