ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grehs, Bruna da Motta Signori
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kojo, Josiane Teixeira da Silva, Nascimento, Katiane Santos do, Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto, Mombelli, Monica Augusta, Moura, Cynthia Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246
Resumo: Estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos utilizados pelos alunos para aprender o conteúdo e desenvolver novos repertórios de aprendizagem escolar, visto que, favorecem a aquisição, armazenamento e recuperação da informação. Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma reflexão embasada na perspectiva de Dunlosky sobre o nível de utilidade das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no Ensino Médio. Discorrer sobre subsídios teóricos, técnicos e metodológicos que podem ser utilizados no contexto escolar, fomenta a análise crítica-reflexiva de recomendações específicas que podem ser utilizadas junto aos alunos para maximizar sua eficiência na aprendizagem, otimizando o desempenho escolar.
id FASF_390003e024e21e7141508eddb4ba3fed
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1246
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKYEstratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos utilizados pelos alunos para aprender o conteúdo e desenvolver novos repertórios de aprendizagem escolar, visto que, favorecem a aquisição, armazenamento e recuperação da informação. Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma reflexão embasada na perspectiva de Dunlosky sobre o nível de utilidade das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no Ensino Médio. Discorrer sobre subsídios teóricos, técnicos e metodológicos que podem ser utilizados no contexto escolar, fomenta a análise crítica-reflexiva de recomendações específicas que podem ser utilizadas junto aos alunos para maximizar sua eficiência na aprendizagem, otimizando o desempenho escolar.FaSFGrehs, Bruna da Motta SignoriKojo, Josiane Teixeira da SilvaNascimento, Katiane Santos doMaraschin, Sheyla de Souza PolhastoMombelli, Monica AugustaMoura, Cynthia Borges2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/124610.22408/reva8020231246e-8067Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80672526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246/1133/*ref*/BARTOSZEWSKI, B. L.; GURUNG, R. A. R. Comparing the relationship of learning techniques and exam score. Scholarship Of Teaching And Learning In Psychology, Washington, v. 1, n. 3, p. 219-228, jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1037/stl0000036/*ref*/BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011./*ref*/DEMBO, M. H. Motivation and learning strategies for college success: A Self-Management Approach. 12ª ed. Mahwah, New Jersey, London: LEA - Lawrence Erlbaum Associates, 2004. 361p./*ref*/DUNLOSKY, J. et al. Improving students’ learning with effective learning techniques: promising directions from cognitive and educational psychology. Association for Psychological Science, Washington, v. 14, n. 1, p.4-58, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1529100612453266/*ref*/GREHS, B. M. S. Estratégias de aprendizagem no Ensino Médio: implicações para a prática docente. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. 110f. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5179/*ref*/GREHS, B.; DE MOURA, C. Estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio: Uma revisão de estudos. Revista Psicopedagogia, v. 38, n. 116, 2021./*ref*/INÁCIO, A. L. M. Estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e desempenho escolar no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. 108 f./*ref*/INÁCIO, A. L. M.; BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. Learning Strategies Assessment Scale for High School (EAVAP-EM). Psico-Usf, [S.L.], v. 26, p. 33-44, 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-8271202126nesp05/*ref*/LUFT, C. P. Minidicionário LUFT. 21ª ed. São Paulo: Ática, 2005. 760p./*ref*/MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-usf, Bragança Paulista, v. 19, n. 2, p.317-328, maio 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301297736_Escala_de_Estrategias_de_Aprendizagem_evidencias_de_validade_em_contexto_universitario_hibrido/*ref*/MENEGHETTI, F. K. O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 320–332, 1 abr. 2011./*ref*/MICHAELIS. Dicionário escolar: Língua Portuguesa. 4ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016. 992p./*ref*/OLIVEIRA, A. J. F. Evidências de validade de uma escala de estratégias de aprendizagem com universitários. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017. 85f./*ref*/OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental: EAVAP-EF. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010./*ref*/PALITOT, M. D. et al. A relação entre estratégias de aprendizagem e rendimento escolar no Ensino Médio. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, n. 2, 15 ago. 2019./*ref*/PORTILHO, E. Avaliação metacognitiva: uma prática possível. In: MELO, Marcos Muniz (Org). Avaliação na Educação. Pinhais: Ed. Melo, 2007. p.51-56./*ref*/PRATES, K. C. R.; LIMA, R. F.; CIASCA, S.M. Estratégias de aprendizagem e sua relação com o desempenho escolar em crianças do Ensino Fundamental I. Psicopedagogia: Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 100, p.19-27, jan/abr. 2016./*ref*/RIBEIRO, M. A. P. Técnicas de aprender: Conteúdos e habilidades. Petrópolis: Vozes, 2012. 127 p./*ref*/SILVA, M. L. da. Estratégias de aprendizagem: um estudo do Ensino Médio e Superior. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017. 85f./*ref*/SOUZA, L. F. N. I. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar, Curitiba, n. 36, p.95-107, 2010./*ref*/VALDÉS, M. T. M. Estrategias de aprendizaje: bases para la intervención psicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 20, n. 62, p.136-142, 2003./*ref*/VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. Estratégias de Ensino / Aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. 148 p.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1246Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
title ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
Grehs, Bruna da Motta Signori
title_short ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
title_full ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
title_sort ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY
author Grehs, Bruna da Motta Signori
author_facet Grehs, Bruna da Motta Signori
Kojo, Josiane Teixeira da Silva
Nascimento, Katiane Santos do
Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto
Mombelli, Monica Augusta
Moura, Cynthia Borges
author_role author
author2 Kojo, Josiane Teixeira da Silva
Nascimento, Katiane Santos do
Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto
Mombelli, Monica Augusta
Moura, Cynthia Borges
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Grehs, Bruna da Motta Signori
Kojo, Josiane Teixeira da Silva
Nascimento, Katiane Santos do
Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto
Mombelli, Monica Augusta
Moura, Cynthia Borges
description Estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos utilizados pelos alunos para aprender o conteúdo e desenvolver novos repertórios de aprendizagem escolar, visto que, favorecem a aquisição, armazenamento e recuperação da informação. Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma reflexão embasada na perspectiva de Dunlosky sobre o nível de utilidade das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no Ensino Médio. Discorrer sobre subsídios teóricos, técnicos e metodológicos que podem ser utilizados no contexto escolar, fomenta a análise crítica-reflexiva de recomendações específicas que podem ser utilizadas junto aos alunos para maximizar sua eficiência na aprendizagem, otimizando o desempenho escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246
10.22408/reva8020231246e-8067
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246
identifier_str_mv 10.22408/reva8020231246e-8067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1246/1133
/*ref*/BARTOSZEWSKI, B. L.; GURUNG, R. A. R. Comparing the relationship of learning techniques and exam score. Scholarship Of Teaching And Learning In Psychology, Washington, v. 1, n. 3, p. 219-228, jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1037/stl0000036
/*ref*/BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
/*ref*/DEMBO, M. H. Motivation and learning strategies for college success: A Self-Management Approach. 12ª ed. Mahwah, New Jersey, London: LEA - Lawrence Erlbaum Associates, 2004. 361p.
/*ref*/DUNLOSKY, J. et al. Improving students’ learning with effective learning techniques: promising directions from cognitive and educational psychology. Association for Psychological Science, Washington, v. 14, n. 1, p.4-58, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1529100612453266
/*ref*/GREHS, B. M. S. Estratégias de aprendizagem no Ensino Médio: implicações para a prática docente. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. 110f. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5179
/*ref*/GREHS, B.; DE MOURA, C. Estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio: Uma revisão de estudos. Revista Psicopedagogia, v. 38, n. 116, 2021.
/*ref*/INÁCIO, A. L. M. Estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e desempenho escolar no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. 108 f.
/*ref*/INÁCIO, A. L. M.; BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. Learning Strategies Assessment Scale for High School (EAVAP-EM). Psico-Usf, [S.L.], v. 26, p. 33-44, 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-8271202126nesp05
/*ref*/LUFT, C. P. Minidicionário LUFT. 21ª ed. São Paulo: Ática, 2005. 760p.
/*ref*/MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-usf, Bragança Paulista, v. 19, n. 2, p.317-328, maio 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301297736_Escala_de_Estrategias_de_Aprendizagem_evidencias_de_validade_em_contexto_universitario_hibrido
/*ref*/MENEGHETTI, F. K. O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 320–332, 1 abr. 2011.
/*ref*/MICHAELIS. Dicionário escolar: Língua Portuguesa. 4ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016. 992p.
/*ref*/OLIVEIRA, A. J. F. Evidências de validade de uma escala de estratégias de aprendizagem com universitários. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017. 85f.
/*ref*/OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental: EAVAP-EF. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
/*ref*/PALITOT, M. D. et al. A relação entre estratégias de aprendizagem e rendimento escolar no Ensino Médio. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, n. 2, 15 ago. 2019.
/*ref*/PORTILHO, E. Avaliação metacognitiva: uma prática possível. In: MELO, Marcos Muniz (Org). Avaliação na Educação. Pinhais: Ed. Melo, 2007. p.51-56.
/*ref*/PRATES, K. C. R.; LIMA, R. F.; CIASCA, S.M. Estratégias de aprendizagem e sua relação com o desempenho escolar em crianças do Ensino Fundamental I. Psicopedagogia: Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 100, p.19-27, jan/abr. 2016.
/*ref*/RIBEIRO, M. A. P. Técnicas de aprender: Conteúdos e habilidades. Petrópolis: Vozes, 2012. 127 p.
/*ref*/SILVA, M. L. da. Estratégias de aprendizagem: um estudo do Ensino Médio e Superior. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017. 85f.
/*ref*/SOUZA, L. F. N. I. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar, Curitiba, n. 36, p.95-107, 2010.
/*ref*/VALDÉS, M. T. M. Estrategias de aprendizaje: bases para la intervención psicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 20, n. 62, p.136-142, 2003.
/*ref*/VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. Estratégias de Ensino / Aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. 148 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8067
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva802023
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321571414147072