INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Jesus, Claudiana Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1378
Resumo: O objetivo principal desse artigo foi analisar a gestão do setor de vendas de uma empresa de Alimentos e Bebidas do Rio de Janeiro com base nos princípios da Indústria 4.0. A necessidade de adaptação das empresas mediante a demanda do mercado, tornou-se mais intensa no início do século XXI, principalmente com a Indústria 4.0. A Indústria 4.0 tem sido caracterizada pela incorporação de emergentes tecnologias de informação ao ambiente de produção e de serviço, promovendo substanciais ganhos de produtividade e flexibilidade. A base metodologia foi a pesquisa qualitativa de natureza aplicada, por ter uma aplicação prática e visa resolver problemas concretos da empresa da Empresa Lacca Distribuidora de Laticínios Ltda. O primeiro momento da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e estruturação da base teórica, para que em seguida fosse elaborado o questionário para aplicação aos sujeitos de pesquisa, sendo estes os funcionários da equipe de vendas da empresa de estudo. Como principais resultados identificou-se que o maior gargalo da empresa são as atividades referentes a orientação ao mercado. Tendo dificuldades em responder rapidamente às ações da concorrência, em aderir as oportunidades de mercado, para obter vantagem competitiva. A empresa também apresentou problemas na comunicação entre os setores.
id FASF_40bf61651cacf4acd88830c6164feba6
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1378
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDASO objetivo principal desse artigo foi analisar a gestão do setor de vendas de uma empresa de Alimentos e Bebidas do Rio de Janeiro com base nos princípios da Indústria 4.0. A necessidade de adaptação das empresas mediante a demanda do mercado, tornou-se mais intensa no início do século XXI, principalmente com a Indústria 4.0. A Indústria 4.0 tem sido caracterizada pela incorporação de emergentes tecnologias de informação ao ambiente de produção e de serviço, promovendo substanciais ganhos de produtividade e flexibilidade. A base metodologia foi a pesquisa qualitativa de natureza aplicada, por ter uma aplicação prática e visa resolver problemas concretos da empresa da Empresa Lacca Distribuidora de Laticínios Ltda. O primeiro momento da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e estruturação da base teórica, para que em seguida fosse elaborado o questionário para aplicação aos sujeitos de pesquisa, sendo estes os funcionários da equipe de vendas da empresa de estudo. Como principais resultados identificou-se que o maior gargalo da empresa são as atividades referentes a orientação ao mercado. Tendo dificuldades em responder rapidamente às ações da concorrência, em aderir as oportunidades de mercado, para obter vantagem competitiva. A empresa também apresentou problemas na comunicação entre os setores.FaSFSilva, Carolina de Oliveirade Jesus, Claudiana Guedes2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/137810.22408/reva702022137848-66Revista Valore; v. 7 (2022): Caderno Temático - Gestão & Estratégia organizacional - PPGE/UFRRJ; 48-662526-043X2525-900810.22408/reva702022reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1378/1003/*ref*/ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística Aplicada à Economia e Administração. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011./*ref*/ARBIX, G. Caminhos cruzados: rumo a uma estratégia de desenvolvimento baseada na inovação. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 87, 2010./*ref*/BAHRIN, M. A. K.; OTHMAN, M. F.; NOR, N. H.; AZLI, M.F.T..Industry 4.0: A Review on Industrial Automation and Robotic.Journal Teknologi (Sciences & Engineering), eISSN 2180–3722. 2016./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016./*ref*/BUHR, D..Social innovation policy for Industry 4.0. Friedrich-Ebert-Stiftung, Division for Social and Economic Policies, 2015./*ref*/CRESWELL, J.W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. Escolhendo entre cinco abordagens. São Paulo: Penso, 2014./*ref*/DESHPANDÉ, R.; FARLEY, J. U. Measuring market orientation: generalization and synthesis.Journal of Market Focused Management, v. 2, n. 3, p. 213-232, 1998./*ref*/GEHRKE, L. et al. A Discussion of Qualifications and Skills in the Factory of the Future: A German and American Perspective.VDI/ASME Industry 4.0 White Paper, p. 1- 28, 2015./*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999./*ref*/GUENZI, P.; SAJTOS, L.; TROILO, G. The dual mechanism of sales capabilities in influencing organizational performance. Journal of Business Research, 2016./*ref*/HERMANN, M.; PENTEK, T.; OTTO, B..Design principles for industrie 4.0 scenarios: A literature review. Technische Universität Dortmund, 11-13, 2015./*ref*/HIRMAN, M.; BENESOVA, A.; STEINER, F.; TUPA, J. Project Management during the Industry 4.0 Implementation with Risk Factor Analysis. Procedia Manufacturing 38. p. 1181–1188. 2019./*ref*/IBGE, Censo Agropecuário do Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, Rio de Janeiro, Brazil, 2022./*ref*/JESUS, C. G. Contribuições para Análise da Tecnologia e do Trabalho da Indústria de Construção Naval Brasileira. Ciências do Trabalho, v. 1, p. 29-42, 2017./*ref*/KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia Em Ação: BalancedScorecard,12. ed., Rio de Janeiro: Campus, 1997./*ref*/KIPPER, L., IEPSEN, S., DAL FRONO, A., FROZZA, R., FURSTENAU, L., AGNES, J., & COSSUL, D.. Scientific mapping to identify competencies required by industry 4.0. Technology in Society, 64, 2021./*ref*/LANDHERR, M.; SCHNEIDER, U.; BAUERNHANSL, T..The Application Centre Industrie 4.0 - Industry-driven manufacturing, research and development, 49th CIRP Conference on Manufacturing Systems (CIRP-CMS 2016), Procedia CIRP 57. p. 26 – 31. 2016./*ref*/LIAO, S. H.; CHANG, W. J.; WU, C.C.; KATRICHIS, J.M. A survey of market orientation research (1995–2008).Industrial Marketing Management, v. 40, n. 2, p. 301-310, 2011./*ref*/MALHOTRA, N. K.; BIRKS, D. F. Marketing research: An applied approach. Pearson Education, 2006./*ref*/MARTINS, G.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo : Atlas, 2007./*ref*/MEINBERG, J. L.; Gestão de Vendas. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011./*ref*/MEINBERG, J. L.; MARTIN, F.,GOLDBERG, C. Gestão Estratégica de Vendas - Série Gestão Estratégica e Economia de Negócio. São Paulo: FGV, 2012./*ref*/MEIRELLES, S. D.; CAMARGO, A. A. B. Capacidades Dinâmicas: O Que São e Com Identificá-las? Revista de administração contemporânea. 2014./*ref*/MINTZBERG, H. A ascensão do planejamento estratégico. HavardBusinesess review, jan-feb, 1994./*ref*/MINTZBERG, H. Strategy-Making in Three Modes.California Management Review. 1973./*ref*/MORGAN, N. A. Marketing and business performance.Journal of the Academic Marketing Science, v. 40, n. 1, p. 102-119, 2012./*ref*/NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability.Journal of Marketing, v. 58, n. 3, p. 20-35, 1990./*ref*/NEUGEBAUER, R.; HIPPMANN, S.; LEIS, M.; LANDHERR, M..Industrie 4.0- Form the perspective of apllied research,49th CIRP conference on Manufacturing systems (CIRP-CMS), p. 2-7.2016./*ref*/NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa - Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997./*ref*/OCDE, Manual Oslo (1997). Trad Finep. https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf, Acesso em 06 de setembro de 2021./*ref*/PENROSE, E. A teoria do Crescimento da Firma. Campinas: Unicamp, 2006./*ref*/PEREIRA, F.. H. M. Análise da medição de desempenho dos requisitos de engenharia para os tribunais de contas estaduais alinhada com os princípios da indústria 4.0., Dissertação apresentado ao Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo, 2021./*ref*/PORTER, M. E.; Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1980./*ref*/PORTER, M. E.; Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior, 22. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989/*ref*/RODRIGUES, L. F.; JESUS, R. A.; SCHÜTZER, K. Industrie 4.0 – A LiteratureReview, 2016./*ref*/RÜßMANN, M.; LORENZ, M.s; WALDNER, M.; ENGEL, P.; HARNISCH, M.; JUSTUS, Jan. Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries. April 09. 2015./*ref*/SCHUH, G.et al. Promoting work-based learning through industry 4.0. Procedia CIRP, v. 32, p. 82-87, 2015./*ref*/SEBRAE-NA/ Dieese. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa.2013, p. 17./*ref*/SIMONS, S.; ABÉ, P.; NESER, S. Learning in the AutFab – the fully automated Industrie 4.0 learning factory of the University of Applied Sciences Darmstadt, 7th Conference on Learning Factories, CLF 2017, Procedia Manufacturing 9. 2017./*ref*/STOCK, T.; SELIGER, G. Opportunities of Sustainable Manufacturing in Industry 4.0, 13th Global Conference on Sustainable Manufacturing - Decoupling Growth from Resource Use, Procedia CIRP 40. 2016.ARBIX, Glauco. Caminhos cruzados: rumo a uma estratégia de desenvolvimento baseada na inovação. Novosestud. - CEBRAP, São Paulo, n. 87, 2010./*ref*/TEECE, D. J. Explicating Dynamic Capabilities: The Nature and Microfoundations of (Sustainable) Enterprise Performance.Strategic Management Journal, v. 28, n. 13, p. 1319-1350, 2007. ISSN 01432095./*ref*/TESSARINI JR, G. SALTORATO, P.Impactos da Indústria 4.0 na Organização do Trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção, Produção Online, Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018./*ref*/TUZZO, S. A., BRAGA, C. F. Pesquisa qualitativa - uma possibilidade de triangulação por métodos, fenômenos e sujeitos.CIAIQ, 2015./*ref*/VALDEZA, A. C.; BRAUNER, P.; SCHAAR A. K.; HOLZINGER, A. Reducing Complexity with Simplicity - Usability Methods for Industry 4.0, Proceedings 19th Triennial Congress of the IEA, Melbourne 9-14 August. 2015./*ref*/VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2011./*ref*/VORHIES, D.; MORGAN, N. Benchmarking marketing capabilities for sustainable competitive advantage. Journalof Marketing, v. 69, n. 1, p. 80-94, 2005./*ref*/YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.Direitos autorais 2022 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-04T11:15:38Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1378Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-03-04T11:15:38Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
title INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
spellingShingle INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Silva, Carolina de Oliveira
title_short INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
title_full INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
title_fullStr INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
title_full_unstemmed INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
title_sort INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
author Silva, Carolina de Oliveira
author_facet Silva, Carolina de Oliveira
de Jesus, Claudiana Guedes
author_role author
author2 de Jesus, Claudiana Guedes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina de Oliveira
de Jesus, Claudiana Guedes
description O objetivo principal desse artigo foi analisar a gestão do setor de vendas de uma empresa de Alimentos e Bebidas do Rio de Janeiro com base nos princípios da Indústria 4.0. A necessidade de adaptação das empresas mediante a demanda do mercado, tornou-se mais intensa no início do século XXI, principalmente com a Indústria 4.0. A Indústria 4.0 tem sido caracterizada pela incorporação de emergentes tecnologias de informação ao ambiente de produção e de serviço, promovendo substanciais ganhos de produtividade e flexibilidade. A base metodologia foi a pesquisa qualitativa de natureza aplicada, por ter uma aplicação prática e visa resolver problemas concretos da empresa da Empresa Lacca Distribuidora de Laticínios Ltda. O primeiro momento da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e estruturação da base teórica, para que em seguida fosse elaborado o questionário para aplicação aos sujeitos de pesquisa, sendo estes os funcionários da equipe de vendas da empresa de estudo. Como principais resultados identificou-se que o maior gargalo da empresa são as atividades referentes a orientação ao mercado. Tendo dificuldades em responder rapidamente às ações da concorrência, em aderir as oportunidades de mercado, para obter vantagem competitiva. A empresa também apresentou problemas na comunicação entre os setores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1378
10.22408/reva702022137848-66
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1378
identifier_str_mv 10.22408/reva702022137848-66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1378/1003
/*ref*/ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística Aplicada à Economia e Administração. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
/*ref*/ARBIX, G. Caminhos cruzados: rumo a uma estratégia de desenvolvimento baseada na inovação. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 87, 2010.
/*ref*/BAHRIN, M. A. K.; OTHMAN, M. F.; NOR, N. H.; AZLI, M.F.T..Industry 4.0: A Review on Industrial Automation and Robotic.Journal Teknologi (Sciences & Engineering), eISSN 2180–3722. 2016.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
/*ref*/BUHR, D..Social innovation policy for Industry 4.0. Friedrich-Ebert-Stiftung, Division for Social and Economic Policies, 2015.
/*ref*/CRESWELL, J.W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. Escolhendo entre cinco abordagens. São Paulo: Penso, 2014.
/*ref*/DESHPANDÉ, R.; FARLEY, J. U. Measuring market orientation: generalization and synthesis.Journal of Market Focused Management, v. 2, n. 3, p. 213-232, 1998.
/*ref*/GEHRKE, L. et al. A Discussion of Qualifications and Skills in the Factory of the Future: A German and American Perspective.VDI/ASME Industry 4.0 White Paper, p. 1- 28, 2015.
/*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
/*ref*/GUENZI, P.; SAJTOS, L.; TROILO, G. The dual mechanism of sales capabilities in influencing organizational performance. Journal of Business Research, 2016.
/*ref*/HERMANN, M.; PENTEK, T.; OTTO, B..Design principles for industrie 4.0 scenarios: A literature review. Technische Universität Dortmund, 11-13, 2015.
/*ref*/HIRMAN, M.; BENESOVA, A.; STEINER, F.; TUPA, J. Project Management during the Industry 4.0 Implementation with Risk Factor Analysis. Procedia Manufacturing 38. p. 1181–1188. 2019.
/*ref*/IBGE, Censo Agropecuário do Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, Rio de Janeiro, Brazil, 2022.
/*ref*/JESUS, C. G. Contribuições para Análise da Tecnologia e do Trabalho da Indústria de Construção Naval Brasileira. Ciências do Trabalho, v. 1, p. 29-42, 2017.
/*ref*/KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia Em Ação: BalancedScorecard,12. ed., Rio de Janeiro: Campus, 1997.
/*ref*/KIPPER, L., IEPSEN, S., DAL FRONO, A., FROZZA, R., FURSTENAU, L., AGNES, J., & COSSUL, D.. Scientific mapping to identify competencies required by industry 4.0. Technology in Society, 64, 2021.
/*ref*/LANDHERR, M.; SCHNEIDER, U.; BAUERNHANSL, T..The Application Centre Industrie 4.0 - Industry-driven manufacturing, research and development, 49th CIRP Conference on Manufacturing Systems (CIRP-CMS 2016), Procedia CIRP 57. p. 26 – 31. 2016.
/*ref*/LIAO, S. H.; CHANG, W. J.; WU, C.C.; KATRICHIS, J.M. A survey of market orientation research (1995–2008).Industrial Marketing Management, v. 40, n. 2, p. 301-310, 2011.
/*ref*/MALHOTRA, N. K.; BIRKS, D. F. Marketing research: An applied approach. Pearson Education, 2006.
/*ref*/MARTINS, G.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo : Atlas, 2007.
/*ref*/MEINBERG, J. L.; Gestão de Vendas. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
/*ref*/MEINBERG, J. L.; MARTIN, F.,GOLDBERG, C. Gestão Estratégica de Vendas - Série Gestão Estratégica e Economia de Negócio. São Paulo: FGV, 2012.
/*ref*/MEIRELLES, S. D.; CAMARGO, A. A. B. Capacidades Dinâmicas: O Que São e Com Identificá-las? Revista de administração contemporânea. 2014.
/*ref*/MINTZBERG, H. A ascensão do planejamento estratégico. HavardBusinesess review, jan-feb, 1994.
/*ref*/MINTZBERG, H. Strategy-Making in Three Modes.California Management Review. 1973.
/*ref*/MORGAN, N. A. Marketing and business performance.Journal of the Academic Marketing Science, v. 40, n. 1, p. 102-119, 2012.
/*ref*/NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability.Journal of Marketing, v. 58, n. 3, p. 20-35, 1990.
/*ref*/NEUGEBAUER, R.; HIPPMANN, S.; LEIS, M.; LANDHERR, M..Industrie 4.0- Form the perspective of apllied research,49th CIRP conference on Manufacturing systems (CIRP-CMS), p. 2-7.2016.
/*ref*/NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa - Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
/*ref*/OCDE, Manual Oslo (1997). Trad Finep. https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf, Acesso em 06 de setembro de 2021.
/*ref*/PENROSE, E. A teoria do Crescimento da Firma. Campinas: Unicamp, 2006.
/*ref*/PEREIRA, F.. H. M. Análise da medição de desempenho dos requisitos de engenharia para os tribunais de contas estaduais alinhada com os princípios da indústria 4.0., Dissertação apresentado ao Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo, 2021.
/*ref*/PORTER, M. E.; Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1980.
/*ref*/PORTER, M. E.; Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior, 22. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989
/*ref*/RODRIGUES, L. F.; JESUS, R. A.; SCHÜTZER, K. Industrie 4.0 – A LiteratureReview, 2016.
/*ref*/RÜßMANN, M.; LORENZ, M.s; WALDNER, M.; ENGEL, P.; HARNISCH, M.; JUSTUS, Jan. Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries. April 09. 2015.
/*ref*/SCHUH, G.et al. Promoting work-based learning through industry 4.0. Procedia CIRP, v. 32, p. 82-87, 2015.
/*ref*/SEBRAE-NA/ Dieese. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa.2013, p. 17.
/*ref*/SIMONS, S.; ABÉ, P.; NESER, S. Learning in the AutFab – the fully automated Industrie 4.0 learning factory of the University of Applied Sciences Darmstadt, 7th Conference on Learning Factories, CLF 2017, Procedia Manufacturing 9. 2017.
/*ref*/STOCK, T.; SELIGER, G. Opportunities of Sustainable Manufacturing in Industry 4.0, 13th Global Conference on Sustainable Manufacturing - Decoupling Growth from Resource Use, Procedia CIRP 40. 2016.ARBIX, Glauco. Caminhos cruzados: rumo a uma estratégia de desenvolvimento baseada na inovação. Novosestud. - CEBRAP, São Paulo, n. 87, 2010.
/*ref*/TEECE, D. J. Explicating Dynamic Capabilities: The Nature and Microfoundations of (Sustainable) Enterprise Performance.Strategic Management Journal, v. 28, n. 13, p. 1319-1350, 2007. ISSN 01432095.
/*ref*/TESSARINI JR, G. SALTORATO, P.Impactos da Indústria 4.0 na Organização do Trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção, Produção Online, Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018.
/*ref*/TUZZO, S. A., BRAGA, C. F. Pesquisa qualitativa - uma possibilidade de triangulação por métodos, fenômenos e sujeitos.CIAIQ, 2015.
/*ref*/VALDEZA, A. C.; BRAUNER, P.; SCHAAR A. K.; HOLZINGER, A. Reducing Complexity with Simplicity - Usability Methods for Industry 4.0, Proceedings 19th Triennial Congress of the IEA, Melbourne 9-14 August. 2015.
/*ref*/VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2011.
/*ref*/VORHIES, D.; MORGAN, N. Benchmarking marketing capabilities for sustainable competitive advantage. Journalof Marketing, v. 69, n. 1, p. 80-94, 2005.
/*ref*/YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 7 (2022): Caderno Temático - Gestão & Estratégia organizacional - PPGE/UFRRJ; 48-66
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva702022
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570722086912