JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Romero, Adriano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borin da Cunha, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/173
Resumo: Apresentamos um levantamento bibliográfico acerca de jogos didáticos relacionados à tabela periódica publicados, no período de 2010 a 2017, no periódico Journal of Chemical Education. Alguns dos dez jogos descritos foram desenvolvidos utilizando jogos clássicos - tais como poker, uno e dominó - como modelos. Observamos que os jogos descritos podem contribuir para a aprendizagem de temas e conceitos inter-relacionados, tais como nomes, símbolos, número atômico e propriedades dos elementos e disposição dos elementos na tabela periódica. Concluímos que os jogos publicados não abrangem a totalidade das finalidades previstas para jogos didáticos e nem contribuem para a superação de todas as dificuldades de aprendizagem relacionadas à tabela periódica indicadas na literatura.
id FASF_46aeb602630bc08a9677bf439685ee71
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/173
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATIONApresentamos um levantamento bibliográfico acerca de jogos didáticos relacionados à tabela periódica publicados, no período de 2010 a 2017, no periódico Journal of Chemical Education. Alguns dos dez jogos descritos foram desenvolvidos utilizando jogos clássicos - tais como poker, uno e dominó - como modelos. Observamos que os jogos descritos podem contribuir para a aprendizagem de temas e conceitos inter-relacionados, tais como nomes, símbolos, número atômico e propriedades dos elementos e disposição dos elementos na tabela periódica. Concluímos que os jogos publicados não abrangem a totalidade das finalidades previstas para jogos didáticos e nem contribuem para a superação de todas as dificuldades de aprendizagem relacionadas à tabela periódica indicadas na literatura.FaSFLopes Romero, AdrianoBorin da Cunha, Márcia2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/17310.22408/reva302018173690-701Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 690-7012526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/173/184/*ref*/BAYIR, E. Developing and playing chemistry games to learn about elements, compounds, and the periodic table: Elemental Periodica, Compoundica, and Groupica. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 4, p. 531-535, 2014./*ref*/CARBULONI, C. F.; OLIVEIRA, J. B.; SANTOS, K. B.; RIVELINI-SILVA, A. C. Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 225-242, 2017./*ref*/CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012./*ref*/FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; GIL, M. L. A. Students’ perceptions about the use of educational games as a tool for teaching the periodic table of elements at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 2, p. 278-285, 2015./*ref*/FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; BLANCO-LÓPEZ, A.; ESPAÑA-RAMOS, E. A Game-based approach to learning the idea of chemical elements and their periodic classification. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 7, p. 1173-1190, 2016./*ref*/FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; MÁRQUEZ, S. B. An educational card game for learning families of chemical elements. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 8, p. 1044-1046, 2012./*ref*/FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M. Educational games and learning about the periodic table: case studies. Journal of Science Education, v. 14, n. 2, p. 93-97, 2013./*ref*/GESELBRACHT, M. J.; REISNER, B. A. Inorganic chemistry learning objects for use in the General Chemistry curriculum. Journal of Chemical Education, v. 87, n. 7, p. 756-757, 2010./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/JOAG, S. D. An effective method of introducing the periodic table as a crossword puzzle at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 864-867, 2014./*ref*/KAVAK, N. ChemPoker. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 4, p. 522-523, 2012./*ref*/LEE, CHANG-HUNG; ZHU, J. F.; LIN, TIEN-LI; NI, CHENG-WEI; CHIA PING HONG, C. P.; HUANG, PIN-HSUAN; CHUANG, HSIANG-LING; LIN, SHIH-YAO; HO, MEI-LIN. Using a table tennis game, “Elemental Knock-Out”, to increase students’ familiarity with chemical elements, symbols, and atomic numbers. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 10, p. 1744-1748, 2016./*ref*/MARTÍ-CENTELLES, V.; RUBIO-MAGNIETO, J. ChemMend: A card game to introduce and explore the periodic table while engaging students’ interest. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 868-871, 2014./*ref*/MELO FILHO, J. M.; FARIA, R. B. 120 anos da classificação periódica dos elementos. Química Nova, v. 13, n. 1, p. 53-58, 1990./*ref*/MORENO, L. F.; HINCAPIÉ, G.; ALZATE, M. V. Cheminoes: a didactic game to learn chemical relationships between valence, atomic number, and symbol. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 872-875, 2014./*ref*/RITTER, O. M. S.; CUNHA, M. B.; STANZANI, E. L. Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma Tabela Periódica interativa. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 359-375, 2017./*ref*/TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova, v. 20, n. 1, p. 103-117, 1997.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/173Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
title JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
spellingShingle JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
Lopes Romero, Adriano
title_short JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
title_full JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
title_fullStr JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
title_full_unstemmed JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
title_sort JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
author Lopes Romero, Adriano
author_facet Lopes Romero, Adriano
Borin da Cunha, Márcia
author_role author
author2 Borin da Cunha, Márcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Romero, Adriano
Borin da Cunha, Márcia
description Apresentamos um levantamento bibliográfico acerca de jogos didáticos relacionados à tabela periódica publicados, no período de 2010 a 2017, no periódico Journal of Chemical Education. Alguns dos dez jogos descritos foram desenvolvidos utilizando jogos clássicos - tais como poker, uno e dominó - como modelos. Observamos que os jogos descritos podem contribuir para a aprendizagem de temas e conceitos inter-relacionados, tais como nomes, símbolos, número atômico e propriedades dos elementos e disposição dos elementos na tabela periódica. Concluímos que os jogos publicados não abrangem a totalidade das finalidades previstas para jogos didáticos e nem contribuem para a superação de todas as dificuldades de aprendizagem relacionadas à tabela periódica indicadas na literatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/173
10.22408/reva302018173690-701
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/173
identifier_str_mv 10.22408/reva302018173690-701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/173/184
/*ref*/BAYIR, E. Developing and playing chemistry games to learn about elements, compounds, and the periodic table: Elemental Periodica, Compoundica, and Groupica. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 4, p. 531-535, 2014.
/*ref*/CARBULONI, C. F.; OLIVEIRA, J. B.; SANTOS, K. B.; RIVELINI-SILVA, A. C. Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 225-242, 2017.
/*ref*/CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.
/*ref*/FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; GIL, M. L. A. Students’ perceptions about the use of educational games as a tool for teaching the periodic table of elements at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 2, p. 278-285, 2015.
/*ref*/FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; BLANCO-LÓPEZ, A.; ESPAÑA-RAMOS, E. A Game-based approach to learning the idea of chemical elements and their periodic classification. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 7, p. 1173-1190, 2016.
/*ref*/FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; MÁRQUEZ, S. B. An educational card game for learning families of chemical elements. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 8, p. 1044-1046, 2012.
/*ref*/FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M. Educational games and learning about the periodic table: case studies. Journal of Science Education, v. 14, n. 2, p. 93-97, 2013.
/*ref*/GESELBRACHT, M. J.; REISNER, B. A. Inorganic chemistry learning objects for use in the General Chemistry curriculum. Journal of Chemical Education, v. 87, n. 7, p. 756-757, 2010.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
/*ref*/JOAG, S. D. An effective method of introducing the periodic table as a crossword puzzle at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 864-867, 2014.
/*ref*/KAVAK, N. ChemPoker. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 4, p. 522-523, 2012.
/*ref*/LEE, CHANG-HUNG; ZHU, J. F.; LIN, TIEN-LI; NI, CHENG-WEI; CHIA PING HONG, C. P.; HUANG, PIN-HSUAN; CHUANG, HSIANG-LING; LIN, SHIH-YAO; HO, MEI-LIN. Using a table tennis game, “Elemental Knock-Out”, to increase students’ familiarity with chemical elements, symbols, and atomic numbers. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 10, p. 1744-1748, 2016.
/*ref*/MARTÍ-CENTELLES, V.; RUBIO-MAGNIETO, J. ChemMend: A card game to introduce and explore the periodic table while engaging students’ interest. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 868-871, 2014.
/*ref*/MELO FILHO, J. M.; FARIA, R. B. 120 anos da classificação periódica dos elementos. Química Nova, v. 13, n. 1, p. 53-58, 1990.
/*ref*/MORENO, L. F.; HINCAPIÉ, G.; ALZATE, M. V. Cheminoes: a didactic game to learn chemical relationships between valence, atomic number, and symbol. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 872-875, 2014.
/*ref*/RITTER, O. M. S.; CUNHA, M. B.; STANZANI, E. L. Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma Tabela Periódica interativa. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 359-375, 2017.
/*ref*/TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova, v. 20, n. 1, p. 103-117, 1997.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 690-701
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574117376000