A utilização de jogos didáticos como ferramentas para o ensino da tabela periódica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24964 |
Resumo: | Para vários autores é destacada a importância da utilização de jogos didáticos no processo de ensino. Entretanto, os professores não têm acesso e/ou não sabem fazer o uso e/ou aplicar esta ferramenta pedagógica. Como uma forma de colaborar na mudança desse cenário, este trabalho tem por objetivo a validação e avaliação do jogo didático “Super Trunfo – Tabela Periódica” e desenvolvimento, validação e avaliação do jogo didático denominado “Qui-Memória – Tabela Periódica”, como ferramentas para o ensino da Tabela Periódica, tanto na disciplina Ciências do ensino fundamental tanto na disciplina de Química. O jogo foi aplicado a um total de 83 alunos do 9º ano do Ensino CIEP 143 - Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra e do 1º ano do Ensino Médio no Instituto de Educação de Miracema, ambos situados no município de Miracema/RJ. Para avaliar a qualidade e usabilidade dos jogos foram desenvolvidos e aplicados 4 questionários para cada jogo. O primeiro foi utilizado e antes da aplicação dos jogos para sondar o quanto de conhecimento os participantes possuíam do conteúdo abordado em cada jogo; no segundo, foi para avaliar a verificação de aprendizagem após o uso dos jogos didáticos; o terceiro, aplicado para analisar a usabilidade dos jogos; e o quarto e o ultimo questionário foi para avaliar a opinião docente acerca da utilização das atividades lúdicas desenvolvidas para esta pesquisa. Na comparação entre os resultados obtidos das duas primeiras ferramentas avaliativas de cada jogo aplicado, foi possível notar um aumento nos acertos das questões propostas, expresso nos gráficos de verificação da aprendizagem de ambos os jogos, indicando um bom desempenho do ensino/aprendizagem dos jogos elaborados para esta pesquisa. Além disto, os resultados que obtidos através da avaliação ergonômica utilizando o aspecto da usabilidade mostram um bom acolhimento por parte dos discentes. Assim como os docentes demonstraram ao responder o questionário, o objetivo foi alcançado. Os resultados mostram que os jogos didáticos desenvolvidos são capazes de contribuir com o ensino do conteúdo Tabela Periódica, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, de modo que consegue se adequar como recurso didático- pedagógico de apoio no processo de contextualização dos elementos químicos abordados nos jogos. |
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A utilização de jogos didáticos como ferramentas para o ensino da tabela periódicaElementos químicosRecursos DidáticosEnsino-aprendizagemContextualizaçãoAtividades LúdicasCiências NaturaisChemical elementsDidactic resourcesTeaching-learningContextualizationPlay activitiesPara vários autores é destacada a importância da utilização de jogos didáticos no processo de ensino. Entretanto, os professores não têm acesso e/ou não sabem fazer o uso e/ou aplicar esta ferramenta pedagógica. Como uma forma de colaborar na mudança desse cenário, este trabalho tem por objetivo a validação e avaliação do jogo didático “Super Trunfo – Tabela Periódica” e desenvolvimento, validação e avaliação do jogo didático denominado “Qui-Memória – Tabela Periódica”, como ferramentas para o ensino da Tabela Periódica, tanto na disciplina Ciências do ensino fundamental tanto na disciplina de Química. O jogo foi aplicado a um total de 83 alunos do 9º ano do Ensino CIEP 143 - Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra e do 1º ano do Ensino Médio no Instituto de Educação de Miracema, ambos situados no município de Miracema/RJ. Para avaliar a qualidade e usabilidade dos jogos foram desenvolvidos e aplicados 4 questionários para cada jogo. O primeiro foi utilizado e antes da aplicação dos jogos para sondar o quanto de conhecimento os participantes possuíam do conteúdo abordado em cada jogo; no segundo, foi para avaliar a verificação de aprendizagem após o uso dos jogos didáticos; o terceiro, aplicado para analisar a usabilidade dos jogos; e o quarto e o ultimo questionário foi para avaliar a opinião docente acerca da utilização das atividades lúdicas desenvolvidas para esta pesquisa. Na comparação entre os resultados obtidos das duas primeiras ferramentas avaliativas de cada jogo aplicado, foi possível notar um aumento nos acertos das questões propostas, expresso nos gráficos de verificação da aprendizagem de ambos os jogos, indicando um bom desempenho do ensino/aprendizagem dos jogos elaborados para esta pesquisa. Além disto, os resultados que obtidos através da avaliação ergonômica utilizando o aspecto da usabilidade mostram um bom acolhimento por parte dos discentes. Assim como os docentes demonstraram ao responder o questionário, o objetivo foi alcançado. Os resultados mostram que os jogos didáticos desenvolvidos são capazes de contribuir com o ensino do conteúdo Tabela Periódica, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, de modo que consegue se adequar como recurso didático- pedagógico de apoio no processo de contextualização dos elementos químicos abordados nos jogos.For several authors it is highlighted the importance of the use of didactic games in the teaching process. However, teachers do not have access to and / or do not know how to use and / or apply this pedagogical tool. As a way of collaborating to change this scenario, this work aims to validate and evaluate the didactic game "Super Trunfo - Periodic Table" and the development, validation and evaluation of the didactic game called "Chi-Memory - Periodic Table", as tools for the teaching of the Periodic Table, both in the discipline of elementary school as much in the discipline of Chemistry. The game was applied to a total of 83 students from the 9th year of CIEP Teaching 143 - Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra and the 1st year of secondary education at the Miracema Institute of Education, both located in the municipality of Miracema / RJ. To evaluate the quality and usability of the games were developed and applied 4 questionnaires for each game. The first one was used and before the application of the games to probe how much knowledge the participants possessed of the content approached in each game; in the second, it was to evaluate the verification of learning after the use of didactic games; the third, applied to analyze the usability of the games; and the fourth and last questionnaire was to evaluate the teacher's opinion about the use of the recreational activities developed for this research. In the comparison between the results obtained from the first two evaluation tools of each game applied, it was possible to notice an increase in the correctness of the proposed questions, expressed in the graphs of verification of the learning of both games, indicating a good performance of the teaching / learning of the elaborated games for this research. Moreover, the results obtained through the ergonomic evaluation using the aspect of usability show a good reception on the part of the students. Just as the teachers demonstrated when answering the questionnaire, the goal was achieved. The results show that the didactic games developed are able to contribute with the teaching of the Periodic Table content, both in Elementary School and High School, so that it can adapt as a didactic-pedagogical resource of support in the process of contextualization of the chemical elements addressed in the games.94 f.Gonzaga, Gláucia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/1055446047081201Paiva, Daniel Costa dehttp://lattes.cnpq.br/9425925721844499Pompilho, Wendel Mattoshttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692http://lattes.cnpq.br/5136198996940314Ferreira, Matheus Lopes2022-05-03T13:16:52Z2022-05-03T13:16:52Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Matheus Lopes. A utilização de jogos didáticos como ferramentas para o ensino da tabela periódica. 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24964CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T21:18:17Zoai:app.uff.br:1/24964Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:38.974731Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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