A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Salete da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Cíntia Cristiane de, Fusinato, Polônia Altoé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/137
Resumo: Ante os problemas complexos e interligados que se apresentam, é preciso analisar e repensar a condição humana, conscientizando-nos de que somos parte de uma conexão, como indivíduos, espécie e sociedade, apontando soluções sistêmicas e integrantes da natureza. Destarte, este trabalho investigará o pensamento holístico e sua relação com o livro Zoom, buscando verificar se a obra oferece características potenciais para a aprendizagem de Ciências e outras disciplinas. A investigação apontou que a literatura se configura como estratégia significativa para o ensino, pois, por meio dela pode se fomentar o interesse e a curiosidade dos educandos, favorecendo a ampliação dos seus conhecimentos científicos e o desenvolvimento do pensamento holístico.
id FASF_47210fe442821a056f41fb6afb6eac48
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/137
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em CiênciasAnte os problemas complexos e interligados que se apresentam, é preciso analisar e repensar a condição humana, conscientizando-nos de que somos parte de uma conexão, como indivíduos, espécie e sociedade, apontando soluções sistêmicas e integrantes da natureza. Destarte, este trabalho investigará o pensamento holístico e sua relação com o livro Zoom, buscando verificar se a obra oferece características potenciais para a aprendizagem de Ciências e outras disciplinas. A investigação apontou que a literatura se configura como estratégia significativa para o ensino, pois, por meio dela pode se fomentar o interesse e a curiosidade dos educandos, favorecendo a ampliação dos seus conhecimentos científicos e o desenvolvimento do pensamento holístico.FaSFSilva, Salete daAndrade, Cíntia Cristiane deFusinato, Polônia Altoé2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/13710.22408/reva30201813773-84Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 73-842526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/137/130/*ref*/AZEVEDO, F. (coord.). Língua materna e literatura infantil. Elementos nucleares para professores do Ensino Básico. Lisboa: LIDEL, 2006./*ref*/BANYAI, I. Zoom! São Paulo: Brinque Book, 1995./*ref*/CAMARGO, Felipe. O ponto de mutação e o desafio de uma visão. Filosofia do (no) caos. Publicado em: 05 out. 2008. Disponível em: <http://filosofiadocaos.blogspot.com/2008/10/se-as-portas-da-percepo-se-abrissem.html>. Acesso em 05 set. 2018./*ref*/CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Editora Cultrix, 1982./*ref*/CAPRA, F.; LUISI, P. L. The systems view of life: a unifying vision. New York: Cambridge University Press, 2014./*ref*/CHAGAS, I. Literacia científica. O grande desafio para a escola. In: Actas do 1º encontro nacional de investigação e formação, globalização e desenvolvimento profissional do professor. Escola Superior de Educação de Lisboa, 2000. Disponível em: <http://www./*ref*/educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/index.html/LiteraciaCientifica.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018./*ref*/FERREIRA, H. M. A literatura na sala de aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. 2007. 377 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Natal-RN: UFRN, 2007. Disponível em: <ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/HugoMF.pdf>. Acesso em: 02 set. 2018./*ref*/GALVÃO, C. Ciência na literatura e literatura na ciência. Interacções, n. 3, p. 32-51. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2006. Disponível em: <http://repositorio.ipsantarem. pt/bitstream/10400.15/225/1/C3.pdf>. Acesso em: 03 set. 2018./*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008./*ref*/KALANDRAKA Editora [1995?]. Disponível em: <http://www.kalandraka.com/fileadmin/images/books/dossiers/Zoom-Pt_01.pdf >. Acesso em: 12 ago. 2018./*ref*/KOESTLER, A. O fantasma da máquina. Zahar: Rio de Janeiro, 1967./*ref*/MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:/*ref*/Vozes, 2001./*ref*/MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, 128 p./*ref*/_______. Ciência com Consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 350 p./*ref*/MOURA, P. Zoom. Istvan Banyai. LRBD. Publicado em: 21 fev. 2014./*ref*/Disponível em: <http://lerbd.blogspot.com/2014/02/zoom-istvan-banyai-kalandraka.html>. Acesso em: 12 ago. 2018./*ref*/PLATAFORMA EDUCAÇÃO & PARTICIPAÇÃO. Zoom! Ampliando a cena. Publicado em: jul. 2015. Disponível em: <https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/zoom-ampliando-a-cena/>. Acesso em: 15 ago. 2018./*ref*/SCHEIFFER, R. G. Visão sistêmica e holística na ciência: a ressignificação do conceito de vida. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas). Universidade Federal do Paraná. 2014. 48 f. Curitiba: UFPR, 2014. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/40392/MONOGRAFIA%20RAFAELA%20GRACA%20SCHEIFFER.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 28 ago. 2018./*ref*/SILVA, S. da. A aquisição de uma formação interdisciplinar e o exercício do pensamento complexo: dois caminhos em busca da totalidade perdida e da cabeça bem-feita. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí – Centro de Ciências Humanas e da Educação. Paranavaí: UNESPAR, 2017./*ref*/SILVEIRA, M. P. da; ZANETIC, J. Formação de Professores e Ensino de Química: Reflexões a partir do Livro Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato e da Pedagogia de Paulo Freire. ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.9, n.2, p.61-85, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index./*ref*/php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p61>. Acesso em: 18 ago. 2018./*ref*/TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987./*ref*/WELLEK, R.; WARREN, A. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários: leitura e crítica. São Paulo: Martins Fontes, 2003.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/137Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
title A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
spellingShingle A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
Silva, Salete da
title_short A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
title_full A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
title_fullStr A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
title_full_unstemmed A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
title_sort A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências
author Silva, Salete da
author_facet Silva, Salete da
Andrade, Cíntia Cristiane de
Fusinato, Polônia Altoé
author_role author
author2 Andrade, Cíntia Cristiane de
Fusinato, Polônia Altoé
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Salete da
Andrade, Cíntia Cristiane de
Fusinato, Polônia Altoé
description Ante os problemas complexos e interligados que se apresentam, é preciso analisar e repensar a condição humana, conscientizando-nos de que somos parte de uma conexão, como indivíduos, espécie e sociedade, apontando soluções sistêmicas e integrantes da natureza. Destarte, este trabalho investigará o pensamento holístico e sua relação com o livro Zoom, buscando verificar se a obra oferece características potenciais para a aprendizagem de Ciências e outras disciplinas. A investigação apontou que a literatura se configura como estratégia significativa para o ensino, pois, por meio dela pode se fomentar o interesse e a curiosidade dos educandos, favorecendo a ampliação dos seus conhecimentos científicos e o desenvolvimento do pensamento holístico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/137
10.22408/reva30201813773-84
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/137
identifier_str_mv 10.22408/reva30201813773-84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/137/130
/*ref*/AZEVEDO, F. (coord.). Língua materna e literatura infantil. Elementos nucleares para professores do Ensino Básico. Lisboa: LIDEL, 2006.
/*ref*/BANYAI, I. Zoom! São Paulo: Brinque Book, 1995.
/*ref*/CAMARGO, Felipe. O ponto de mutação e o desafio de uma visão. Filosofia do (no) caos. Publicado em: 05 out. 2008. Disponível em: <http://filosofiadocaos.blogspot.com/2008/10/se-as-portas-da-percepo-se-abrissem.html>. Acesso em 05 set. 2018.
/*ref*/CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Editora Cultrix, 1982.
/*ref*/CAPRA, F.; LUISI, P. L. The systems view of life: a unifying vision. New York: Cambridge University Press, 2014.
/*ref*/CHAGAS, I. Literacia científica. O grande desafio para a escola. In: Actas do 1º encontro nacional de investigação e formação, globalização e desenvolvimento profissional do professor. Escola Superior de Educação de Lisboa, 2000. Disponível em: <http://www.
/*ref*/educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/index.html/LiteraciaCientifica.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018.
/*ref*/FERREIRA, H. M. A literatura na sala de aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. 2007. 377 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Natal-RN: UFRN, 2007. Disponível em: <ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/HugoMF.pdf>. Acesso em: 02 set. 2018.
/*ref*/GALVÃO, C. Ciência na literatura e literatura na ciência. Interacções, n. 3, p. 32-51. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2006. Disponível em: <http://repositorio.ipsantarem. pt/bitstream/10400.15/225/1/C3.pdf>. Acesso em: 03 set. 2018.
/*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
/*ref*/KALANDRAKA Editora [1995?]. Disponível em: <http://www.kalandraka.com/fileadmin/images/books/dossiers/Zoom-Pt_01.pdf >. Acesso em: 12 ago. 2018.
/*ref*/KOESTLER, A. O fantasma da máquina. Zahar: Rio de Janeiro, 1967.
/*ref*/MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:
/*ref*/Vozes, 2001.
/*ref*/MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, 128 p.
/*ref*/_______. Ciência com Consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 350 p.
/*ref*/MOURA, P. Zoom. Istvan Banyai. LRBD. Publicado em: 21 fev. 2014.
/*ref*/Disponível em: <http://lerbd.blogspot.com/2014/02/zoom-istvan-banyai-kalandraka.html>. Acesso em: 12 ago. 2018.
/*ref*/PLATAFORMA EDUCAÇÃO & PARTICIPAÇÃO. Zoom! Ampliando a cena. Publicado em: jul. 2015. Disponível em: <https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/zoom-ampliando-a-cena/>. Acesso em: 15 ago. 2018.
/*ref*/SCHEIFFER, R. G. Visão sistêmica e holística na ciência: a ressignificação do conceito de vida. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas). Universidade Federal do Paraná. 2014. 48 f. Curitiba: UFPR, 2014. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/40392/MONOGRAFIA%20RAFAELA%20GRACA%20SCHEIFFER.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 28 ago. 2018.
/*ref*/SILVA, S. da. A aquisição de uma formação interdisciplinar e o exercício do pensamento complexo: dois caminhos em busca da totalidade perdida e da cabeça bem-feita. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí – Centro de Ciências Humanas e da Educação. Paranavaí: UNESPAR, 2017.
/*ref*/SILVEIRA, M. P. da; ZANETIC, J. Formação de Professores e Ensino de Química: Reflexões a partir do Livro Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato e da Pedagogia de Paulo Freire. ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.9, n.2, p.61-85, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.
/*ref*/php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p61>. Acesso em: 18 ago. 2018.
/*ref*/TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
/*ref*/WELLEK, R.; WARREN, A. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários: leitura e crítica. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 73-84
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572106207232