A utilização de recursos criativos para o ensino da literatura infanto-juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathos, Adelaide S. L.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva, Ivanilde dos Santos, Rodrigues, Júnia Elisa Xavier Corrêa, Sousa, Lídia Laurindo de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6568
Resumo: A literatura infantil vem se transformando constantemente. A palavra literatura é intransitiva e, independente do adjetivo que receba, é uma arte que deve ser contemplada em todas as suas dimensões. Para aprimorar essa arte, faz-se necessário o uso de recursos didáticos que envolvam os educando de forma que estes sejam capazes de navegar nas asas da imaginação em busca de um novo saber. Sabe-se que a Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade. Nesse contexto este trabalho buscou, refletir sobre o papel das instituições responsáveis pela promoção da Literatura e a formação do homem, analisando a prática desenvolvida na escola pelo profissional de educação e a contribuição da família para que desempenhem eficazmente o papel de incentivadores do hábito e do gosto pela leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, optou-se pela pesquisa teórica ou bibliográfica, por ser bastante apropriada para esta temática. Este estudo foi de caráter exploratório e destaca o método dialético, usando material elaborado, constituído principalmente de livros e artigos de periódicos, publicados, por diversos autores, que tratam do tema ou exploram áreas afins. O processo de análise e interpretação dos dados encontrados na literatura, especialmente em ZILBERMAN (1993, 1998, 1988,1994), Lajolo (1984), Coelho (2000), possibilitou situar a Literatura Infantil no contexto histórico e relacionando com os recursos didáticos necessários para o desenvolvimento do educando no ambiente escolar.
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O processo de análise e interpretação dos dados encontrados na literatura, especialmente em ZILBERMAN (1993, 1998, 1988,1994), Lajolo (1984), Coelho (2000), possibilitou situar a Literatura Infantil no contexto histórico e relacionando com os recursos didáticos necessários para o desenvolvimento do educando no ambiente escolar.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:02:13Z No. of bitstreams: 1 40250034.pdf: 827607 bytes, checksum: 6394eca25057414feef2a2a89ad57e64 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-11T14:02:13Z (GMT). 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