O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho de Queiroz, Adylson Rhander dos Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Marcos, Doria Calvosa, Marcello Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1390
Resumo: Os objetivos do trabalho foram (i) investigar a relação acadêmica e prática entre o tema plano de marketing e ferramentas de modelos de negócios existentes, e (ii) propor um framework de ações e passos para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão sustentável e melhora de performance gerencial e comercial. Para essa finalidade foi elaborada uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados Periódico Capes (2021), e não foi achado trabalho científico ou acadêmico com proposta de relacionar ambos os temas presentes no estudo do marketing ou de gestão comercial. A contribuição teórica do trabalho foi trazer uma literatura atualizada de apoio a interface entre os temas propostos. A contribuição prática do trabalho foi a elaboração e descrição de um modelo consolidado e autoaplicável no ambiente organizacional a partir de elementos mercadológicos e comerciais, presentes na organização. A principal conclusão foi que o modelo ainda parece incipiente, necessitando de maior suporte, aplicação e validação para o seu uso generalizado.
id FASF_4ad143189f3b47d3ffa67f4b78abbda7
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1390
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVASOs objetivos do trabalho foram (i) investigar a relação acadêmica e prática entre o tema plano de marketing e ferramentas de modelos de negócios existentes, e (ii) propor um framework de ações e passos para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão sustentável e melhora de performance gerencial e comercial. Para essa finalidade foi elaborada uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados Periódico Capes (2021), e não foi achado trabalho científico ou acadêmico com proposta de relacionar ambos os temas presentes no estudo do marketing ou de gestão comercial. A contribuição teórica do trabalho foi trazer uma literatura atualizada de apoio a interface entre os temas propostos. A contribuição prática do trabalho foi a elaboração e descrição de um modelo consolidado e autoaplicável no ambiente organizacional a partir de elementos mercadológicos e comerciais, presentes na organização. A principal conclusão foi que o modelo ainda parece incipiente, necessitando de maior suporte, aplicação e validação para o seu uso generalizado.FaSFRamalho de Queiroz, Adylson Rhander dos ReisFerreira, MarcosDoria Calvosa, Marcello Vinicius2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/139010.22408/reva732022139016-35Revista Valore; v. 7 (2022): Caderno Temático - Melhores Trabalhos - XVII SEGeT 2021; 16-352526-043X2525-900810.22408/reva732022reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1390/1015/*ref*/BARNEY J.; WRIGHT M.; KETCHEN D. The resource-based view of the firm: ten years after. J Manage, v. 27, n. 6, p. 625-641, 2001./*ref*/BATISTA, L; ABDALLA, M.; CALVOSA, M. Hélice tríplice no Brasil: a entrada da universidade nas parcerias público-privadas. In: Seminários de Administração - XII SEMEAD. São Paulo. 2009./*ref*/BERRY, T.; WILSON, D. On Target: The Book on Marketing Plans. Eugene: Palo Alto Software, 2000./*ref*/CALVOSA, M.Liderança Empresarial e Estratégica. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021./*ref*/CALVOSA, M.; CARVALHO, C.; LIMA, M.; Januário, E. Liderança e as Mídias Sociais Virtuais. In: XXIII SEMEAD - Seminários em Administração FEA –USP, São Paulo, 2020./*ref*/CALVOSA, M.Gerência de Vendas: o ambiente organizacional. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010./*ref*/CHEMEV, A; The marketing plan handbook. Cerebellum Press, 2020. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=rY3mDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=marketing+plan&ots=8BOAsoHG0f&sig=-elLXI3YvfoPMlAMHMWqNXW7thE#v=onepage&q=marketing%20plan&f=false>. Acesso: 30jun.2021./*ref*/COOPER, R. G. Winning with new products: do it right. Ivey Business Journal, v.64, n.6, p.54-60, Jul/Ago. 2000./*ref*/COOPER, R. G.; KLEINSCHMIDT, E. J. New products: what separates winners from losers? The Journal of Product Innovation Management, v.4, n.3, p.169-184, 1987./*ref*/DIGITAL 2021. The Latest Insights Into The ‘State Of Digital’. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2021/01/digital-2021-the-latest-insights-into-the-state-of-digital>. Acesso: 29 maio.2021./*ref*/FERNANDES, A. L.; FERREIRA , M.; CALVOSA, M. V. D. A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas. Revista de CasoseConsultoria, v. 12, n. 1, e26972, 2021./*ref*/FERREIRA, M.; NASCIMENTO, D. V. C.; Orientação para mercado: plano de comunicação e marketing como indutor da pequena empresa. CPMark - Caderno Profissional de Marketing UNIMEP, v.8, n.2, Mai/Jul.2020./*ref*/GALVÃO, K. S.; SILVA NETO, O. S.; SANTOS, J. F. D.; RABONI, P. L. Análise dos modelos de precificação de ativos sob uma abordagem epistêmica do positivismo / pós-positivismo e do construtivismo. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 1, p. 228-242, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395131409/*ref*/GUEDES, V.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da científica e tecnológica. In: Encontro Nacional de Ciências da Informação, Salvador/BA, 2005./*ref*/KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2019./*ref*/LIMA, R. de; PENHA da SILVA, E.; CALVOSA, M. Uma Visão sobre Carreiras dentro da Estrutura Organizacional em Redes. Revista Cadernos de Administração (Macaé), v. 1, p. 76-95, 2008./*ref*/MANGINI, E. R.; URDEN, A. T.; CONEJERO, M. A., Desenvolvimento e aplicaçào de plano de marketing em empresa vinícola / development and application of a marketing plan in a winery company. CPMark - Caderno Profissional de Marketing UNIMEP, v.7, n. 1, Jan/Mar.2019./*ref*/MEIRELLES, D. S.Modelo de Negócio e Estratégia: Em Busca de um Diálogo a partir da Perspectiva do Valor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 23, n. 6, p. 786-806, 2019. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180314/*ref*/MELO, K. S. et al. Desenvolvimento de carreira: o papel da mulher nas organizações. Revista Cadernos de Administração, v. 2, p. 130-148, 2009./*ref*/OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Wiley, 2010./*ref*/OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. An ontology for e-business models. In W. L. Currie (Ed.), Value creation from e-business models. Oxford, UK: Butterworth-Heinemann, 2003. https://doi.org/10.1016/B978-0-7506-6140-9.X5000-0/*ref*/OYEDELE, A. Emerging market global business model innovation. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 18, n. 1, p.53-62, 2016./*ref*/PETER, P.; CHURCHILL Jr, G. Marketing: criando valor para os clientes. 3a ed. São José dos Campos, SP: Saraiva, 2012./*ref*/PERIÓDICOS CAPES. Site do Ministério da Educação. (2021). Disponível em <http://www.periodicos.capes.gov.br>. Acesso: 20mar.2021./*ref*/PORTER, M. E. Competição: Estratégias competitivas essenciais. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999./*ref*/PORTER, M. E. What is strategy? Harvard Business Review, v.74, n.6, 1996./*ref*/POLIZEI, E. Plano de Marketing. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 2, n. 2, p. 184 -186, 2010./*ref*/RAASCH, V.; SCHOLZ, R. Design de Negócios Canvas como tecnologia social. Otra Economía, v. 13, n. 23, p. 126-144, 2020./*ref*/ROSA, J. A; MARÓSTICA, E. Modelos de Negócios: Organizações e Gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012./*ref*/SAMPAIO NETO, A.; OLIVEIRA, A. de; SILVA, A. da; PACHECO, C. Innovative Business Model: The Production of Tamarind Jam with Pepper in the Northeastern Semiarid. International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJARS), v.8, n. 1, 2021. https://dx.doi.org/10.22161/ijaers.81.24/*ref*/SILVA, J. P. M.; GUIMARÃES, L.; CASTRO, J. M. Facile/LigFerv: Água Quente em Três Segundos, Trinta Anos de Processo Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 25, n. Spe, 2021.https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200221.en/*ref*/SKACEL, R.K. Plano de Marketing. São Paulo: NBL Editora, 2005./*ref*/SLYWOTZKY, A. J. Value migration: how to think several moves ahead of the competition. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1996/*ref*/SORT, J. C.; NIELSEN, C. Using the business model canvas to improve investment processes. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 20, n. 1, p.10-33, 2018./*ref*/NIELSEN, C.; LUND, M (Eds.). Business model: networking, innovating and globalizing. Ventus Publishing Aps, 2012. Disponível em: <http://ebooksforexcellence.files.wordpress.com/2012/12/business-models.pdf>. Acesso: 30 jun.2021./*ref*/VILLANOVA, D. et al. Retailer marketing communications in the digital age: getting the right message to the right shopper at the right time. Journal of Retailing, v. 97, n. 1, p. 116-132, 2021.https://doi.org/10.1016/j.jretai.2021.02.001/*ref*/WIND, J.; MAHAJAN,V. Issues and opportunities in new product development: an introduction to the special issues. Journal of Marketing Research, v. 34, n.1, p.1-12, Fev. 1997./*ref*/XAVIER, A. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Futuros Gestores: como a Geração Y encara as competências necessárias para o aumento da empregabilidade e para o sucesso no ambiente profissional. Encontro da ANPAD-XXXVI ENANPAD. Rio de Janeiro, 2012/*ref*/ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The business model: Recent developments and future research. Journal of Management, v. 37, n. 4, p. 1019–1042, 2011.Direitos autorais 2022 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-19T17:41:56Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1390Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-05-19T17:41:56Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
title O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
spellingShingle O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
Ramalho de Queiroz, Adylson Rhander dos Reis
title_short O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
title_full O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
title_fullStr O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
title_full_unstemmed O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
title_sort O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
author Ramalho de Queiroz, Adylson Rhander dos Reis
author_facet Ramalho de Queiroz, Adylson Rhander dos Reis
Ferreira, Marcos
Doria Calvosa, Marcello Vinicius
author_role author
author2 Ferreira, Marcos
Doria Calvosa, Marcello Vinicius
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho de Queiroz, Adylson Rhander dos Reis
Ferreira, Marcos
Doria Calvosa, Marcello Vinicius
description Os objetivos do trabalho foram (i) investigar a relação acadêmica e prática entre o tema plano de marketing e ferramentas de modelos de negócios existentes, e (ii) propor um framework de ações e passos para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão sustentável e melhora de performance gerencial e comercial. Para essa finalidade foi elaborada uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados Periódico Capes (2021), e não foi achado trabalho científico ou acadêmico com proposta de relacionar ambos os temas presentes no estudo do marketing ou de gestão comercial. A contribuição teórica do trabalho foi trazer uma literatura atualizada de apoio a interface entre os temas propostos. A contribuição prática do trabalho foi a elaboração e descrição de um modelo consolidado e autoaplicável no ambiente organizacional a partir de elementos mercadológicos e comerciais, presentes na organização. A principal conclusão foi que o modelo ainda parece incipiente, necessitando de maior suporte, aplicação e validação para o seu uso generalizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1390
10.22408/reva732022139016-35
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1390
identifier_str_mv 10.22408/reva732022139016-35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1390/1015
/*ref*/BARNEY J.; WRIGHT M.; KETCHEN D. The resource-based view of the firm: ten years after. J Manage, v. 27, n. 6, p. 625-641, 2001.
/*ref*/BATISTA, L; ABDALLA, M.; CALVOSA, M. Hélice tríplice no Brasil: a entrada da universidade nas parcerias público-privadas. In: Seminários de Administração - XII SEMEAD. São Paulo. 2009.
/*ref*/BERRY, T.; WILSON, D. On Target: The Book on Marketing Plans. Eugene: Palo Alto Software, 2000.
/*ref*/CALVOSA, M.Liderança Empresarial e Estratégica. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021.
/*ref*/CALVOSA, M.; CARVALHO, C.; LIMA, M.; Januário, E. Liderança e as Mídias Sociais Virtuais. In: XXIII SEMEAD - Seminários em Administração FEA –USP, São Paulo, 2020.
/*ref*/CALVOSA, M.Gerência de Vendas: o ambiente organizacional. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
/*ref*/CHEMEV, A; The marketing plan handbook. Cerebellum Press, 2020. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=rY3mDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=marketing+plan&ots=8BOAsoHG0f&sig=-elLXI3YvfoPMlAMHMWqNXW7thE#v=onepage&q=marketing%20plan&f=false>. Acesso: 30jun.2021.
/*ref*/COOPER, R. G. Winning with new products: do it right. Ivey Business Journal, v.64, n.6, p.54-60, Jul/Ago. 2000.
/*ref*/COOPER, R. G.; KLEINSCHMIDT, E. J. New products: what separates winners from losers? The Journal of Product Innovation Management, v.4, n.3, p.169-184, 1987.
/*ref*/DIGITAL 2021. The Latest Insights Into The ‘State Of Digital’. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2021/01/digital-2021-the-latest-insights-into-the-state-of-digital>. Acesso: 29 maio.2021.
/*ref*/FERNANDES, A. L.; FERREIRA , M.; CALVOSA, M. V. D. A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas. Revista de CasoseConsultoria, v. 12, n. 1, e26972, 2021.
/*ref*/FERREIRA, M.; NASCIMENTO, D. V. C.; Orientação para mercado: plano de comunicação e marketing como indutor da pequena empresa. CPMark - Caderno Profissional de Marketing UNIMEP, v.8, n.2, Mai/Jul.2020.
/*ref*/GALVÃO, K. S.; SILVA NETO, O. S.; SANTOS, J. F. D.; RABONI, P. L. Análise dos modelos de precificação de ativos sob uma abordagem epistêmica do positivismo / pós-positivismo e do construtivismo. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 1, p. 228-242, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395131409
/*ref*/GUEDES, V.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da científica e tecnológica. In: Encontro Nacional de Ciências da Informação, Salvador/BA, 2005.
/*ref*/KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2019.
/*ref*/LIMA, R. de; PENHA da SILVA, E.; CALVOSA, M. Uma Visão sobre Carreiras dentro da Estrutura Organizacional em Redes. Revista Cadernos de Administração (Macaé), v. 1, p. 76-95, 2008.
/*ref*/MANGINI, E. R.; URDEN, A. T.; CONEJERO, M. A., Desenvolvimento e aplicaçào de plano de marketing em empresa vinícola / development and application of a marketing plan in a winery company. CPMark - Caderno Profissional de Marketing UNIMEP, v.7, n. 1, Jan/Mar.2019.
/*ref*/MEIRELLES, D. S.Modelo de Negócio e Estratégia: Em Busca de um Diálogo a partir da Perspectiva do Valor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 23, n. 6, p. 786-806, 2019. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180314
/*ref*/MELO, K. S. et al. Desenvolvimento de carreira: o papel da mulher nas organizações. Revista Cadernos de Administração, v. 2, p. 130-148, 2009.
/*ref*/OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Wiley, 2010.
/*ref*/OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. An ontology for e-business models. In W. L. Currie (Ed.), Value creation from e-business models. Oxford, UK: Butterworth-Heinemann, 2003. https://doi.org/10.1016/B978-0-7506-6140-9.X5000-0
/*ref*/OYEDELE, A. Emerging market global business model innovation. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 18, n. 1, p.53-62, 2016.
/*ref*/PETER, P.; CHURCHILL Jr, G. Marketing: criando valor para os clientes. 3a ed. São José dos Campos, SP: Saraiva, 2012.
/*ref*/PERIÓDICOS CAPES. Site do Ministério da Educação. (2021). Disponível em <http://www.periodicos.capes.gov.br>. Acesso: 20mar.2021.
/*ref*/PORTER, M. E. Competição: Estratégias competitivas essenciais. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
/*ref*/PORTER, M. E. What is strategy? Harvard Business Review, v.74, n.6, 1996.
/*ref*/POLIZEI, E. Plano de Marketing. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 2, n. 2, p. 184 -186, 2010.
/*ref*/RAASCH, V.; SCHOLZ, R. Design de Negócios Canvas como tecnologia social. Otra Economía, v. 13, n. 23, p. 126-144, 2020.
/*ref*/ROSA, J. A; MARÓSTICA, E. Modelos de Negócios: Organizações e Gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
/*ref*/SAMPAIO NETO, A.; OLIVEIRA, A. de; SILVA, A. da; PACHECO, C. Innovative Business Model: The Production of Tamarind Jam with Pepper in the Northeastern Semiarid. International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJARS), v.8, n. 1, 2021. https://dx.doi.org/10.22161/ijaers.81.24
/*ref*/SILVA, J. P. M.; GUIMARÃES, L.; CASTRO, J. M. Facile/LigFerv: Água Quente em Três Segundos, Trinta Anos de Processo Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 25, n. Spe, 2021.https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200221.en
/*ref*/SKACEL, R.K. Plano de Marketing. São Paulo: NBL Editora, 2005.
/*ref*/SLYWOTZKY, A. J. Value migration: how to think several moves ahead of the competition. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1996
/*ref*/SORT, J. C.; NIELSEN, C. Using the business model canvas to improve investment processes. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 20, n. 1, p.10-33, 2018.
/*ref*/NIELSEN, C.; LUND, M (Eds.). Business model: networking, innovating and globalizing. Ventus Publishing Aps, 2012. Disponível em: <http://ebooksforexcellence.files.wordpress.com/2012/12/business-models.pdf>. Acesso: 30 jun.2021.
/*ref*/VILLANOVA, D. et al. Retailer marketing communications in the digital age: getting the right message to the right shopper at the right time. Journal of Retailing, v. 97, n. 1, p. 116-132, 2021.https://doi.org/10.1016/j.jretai.2021.02.001
/*ref*/WIND, J.; MAHAJAN,V. Issues and opportunities in new product development: an introduction to the special issues. Journal of Marketing Research, v. 34, n.1, p.1-12, Fev. 1997.
/*ref*/XAVIER, A. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Futuros Gestores: como a Geração Y encara as competências necessárias para o aumento da empregabilidade e para o sucesso no ambiente profissional. Encontro da ANPAD-XXXVI ENANPAD. Rio de Janeiro, 2012
/*ref*/ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The business model: Recent developments and future research. Journal of Management, v. 37, n. 4, p. 1019–1042, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 7 (2022): Caderno Temático - Melhores Trabalhos - XVII SEGeT 2021; 16-35
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva732022
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570780807168