O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Herica Cambraia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Uhlig, Lícia de Castro da Silva, Almeida, Sonia Rodrigues de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/699
Resumo: Ao observar professores especialistas da educação infantil durante a participação em formação continuada com a temática neurociência, música e matemática, organizou-se este estudo onde são identificados aspectos no corpo do professor sobrevindos da musicalização para o ensino da matemática. A partir dos conhecimentos construídos observou-se o domínio de práticas criativas e reflexivas, especificamente, quanto às operações de subtração e divisão numérica, assim como suas relações com a própria desenvoltura psicomotora, comprovando a importância da matemática corporificada e da estimulação cognitiva por meio de práticas psicomotoras. Destaca-se a utilização de diferentes critérios e a influência da relação experiência rítmica/contagem com o cálculo mental, ocasionando maior autonomia do planejamento, mais criatividade e diferentes habilidades previstas nas atividades da matemática. A metodologia qualitativa de pesquisa-ação conduziu as etapas que considerou o depoimento do professor participante e a observação de imagens e documentos durante os encontros presenciais. Os resultados apontaram a Musicalidade como facilitadora do processo de reflexão, criação e execução dos planejamentos docentes no que diz respeito as diferentes formas de contagem numérica e operações matemáticas. Quanto ao corpo dos professores demonstraram maior destreza, entusiasmo e disponibilidade para ensinar pelo motivo que, ao mesmo tempo em que são estimulados pela musicalização, incluíram em suas práticas habilidades rítmicas visando o comportamento sincrônico das crianças e a estimulação da contagem termo a termo visando à construção do conceito de número nas relações do sistema de numeração decimal. Ao relatarem sobre a importância da aprendizagem dos conhecimentos de conceitos da educação matemática e da musicalidade, e de como ressignificaram suas práticas, criaram diferentes desdobramentos em jogos e atividades com elementos da música.Palavras-chave: Divisão Rítmica; Ensino da Matemática; Musicalidade; Corpo do Professor; Educação Infantil
id FASF_4b329759254de321be7f7399dc40bf37
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/699
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADEAo observar professores especialistas da educação infantil durante a participação em formação continuada com a temática neurociência, música e matemática, organizou-se este estudo onde são identificados aspectos no corpo do professor sobrevindos da musicalização para o ensino da matemática. A partir dos conhecimentos construídos observou-se o domínio de práticas criativas e reflexivas, especificamente, quanto às operações de subtração e divisão numérica, assim como suas relações com a própria desenvoltura psicomotora, comprovando a importância da matemática corporificada e da estimulação cognitiva por meio de práticas psicomotoras. Destaca-se a utilização de diferentes critérios e a influência da relação experiência rítmica/contagem com o cálculo mental, ocasionando maior autonomia do planejamento, mais criatividade e diferentes habilidades previstas nas atividades da matemática. A metodologia qualitativa de pesquisa-ação conduziu as etapas que considerou o depoimento do professor participante e a observação de imagens e documentos durante os encontros presenciais. Os resultados apontaram a Musicalidade como facilitadora do processo de reflexão, criação e execução dos planejamentos docentes no que diz respeito as diferentes formas de contagem numérica e operações matemáticas. Quanto ao corpo dos professores demonstraram maior destreza, entusiasmo e disponibilidade para ensinar pelo motivo que, ao mesmo tempo em que são estimulados pela musicalização, incluíram em suas práticas habilidades rítmicas visando o comportamento sincrônico das crianças e a estimulação da contagem termo a termo visando à construção do conceito de número nas relações do sistema de numeração decimal. Ao relatarem sobre a importância da aprendizagem dos conhecimentos de conceitos da educação matemática e da musicalidade, e de como ressignificaram suas práticas, criaram diferentes desdobramentos em jogos e atividades com elementos da música.Palavras-chave: Divisão Rítmica; Ensino da Matemática; Musicalidade; Corpo do Professor; Educação InfantilFaSFGomes, Herica CambraiaUhlig, Lícia de Castro da SilvaAlmeida, Sonia Rodrigues de Mello2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/69910.22408/reva402019699199-212Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 199-2122526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/699/512/*ref*/BUTTERWORTH, Brian. The development of arithmetical abilities. In Journal of Child Psychology and Psychiatry 46:1. 2005, pp. 3-18./*ref*/BENENZON, R. Teoria da Musicoterapia. São Paulo: Sumus,1988./*ref*/DE MEUR, S. Psicomotricidade – Educação e Reeducação. Ed. Manole, 1984./*ref*/FONSECA, V. da Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004./*ref*/GARDNER, H. Inteligências Múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1995./*ref*/__________ . Inteligência Um conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001./*ref*/GOMES, H.C. Neurociência + Música + Matemática = MiX Potencial 1 (Fundamentação Teórica). 2ª edição. Rio de Janeiro: Autografia, 2018./*ref*/______________. MANRIQUE, A. L. A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade), como Intervenção. v. 6, n.1, Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Disponível Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Rev. REnCIMa - Ensino de Ciências e Matemática, 2015. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036 > Acesso em 28 de outubro de 2019./*ref*/__________________________________. A Musicalidade para estimulação da Atenção Voluntária de Cálculos Mentais (Educação Matemática Inclusiva). V. 5, n 9. Universidade Estadual do Paraná. Rev Paranaense de Educação Matemática, 2016. Disponível em: < http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1211 >. Acesso em 30 de outubro de 2019./*ref*/LURIA, A.R. Fundamentos da Neuropsicologia. LTC Editora S.A., 1981./*ref*/LE BOULCH, J. Educação Psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988./*ref*/MARQUES, N., MENNA-BARRETO, L. Cronobiologia: Princípios e Aplicações, 3. ed., São Paulo: Edusp, 2003./*ref*/MUSZKAT, M. Mello, C.B. Neuropsicologia do desenvolvimento e suas Interfaces. Vol 1. Conceitos: São Paulo: All Print Editora, 2008./*ref*/______________________. Música e Neurociência. Rev. Neurociências, São Paulo, 2000. disponível em http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2000/RN%2008%2002/Pages%20from%20RN%2008%2002-7.pdf > Acesso em 30 out 2019.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T12:36:52Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/699Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-15T12:36:52Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE
title O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE
spellingShingle O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE
Gomes, Herica Cambraia
title_short O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE
title_full O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE
title_fullStr O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE
title_full_unstemmed O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE
title_sort O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE
author Gomes, Herica Cambraia
author_facet Gomes, Herica Cambraia
Uhlig, Lícia de Castro da Silva
Almeida, Sonia Rodrigues de Mello
author_role author
author2 Uhlig, Lícia de Castro da Silva
Almeida, Sonia Rodrigues de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Herica Cambraia
Uhlig, Lícia de Castro da Silva
Almeida, Sonia Rodrigues de Mello
description Ao observar professores especialistas da educação infantil durante a participação em formação continuada com a temática neurociência, música e matemática, organizou-se este estudo onde são identificados aspectos no corpo do professor sobrevindos da musicalização para o ensino da matemática. A partir dos conhecimentos construídos observou-se o domínio de práticas criativas e reflexivas, especificamente, quanto às operações de subtração e divisão numérica, assim como suas relações com a própria desenvoltura psicomotora, comprovando a importância da matemática corporificada e da estimulação cognitiva por meio de práticas psicomotoras. Destaca-se a utilização de diferentes critérios e a influência da relação experiência rítmica/contagem com o cálculo mental, ocasionando maior autonomia do planejamento, mais criatividade e diferentes habilidades previstas nas atividades da matemática. A metodologia qualitativa de pesquisa-ação conduziu as etapas que considerou o depoimento do professor participante e a observação de imagens e documentos durante os encontros presenciais. Os resultados apontaram a Musicalidade como facilitadora do processo de reflexão, criação e execução dos planejamentos docentes no que diz respeito as diferentes formas de contagem numérica e operações matemáticas. Quanto ao corpo dos professores demonstraram maior destreza, entusiasmo e disponibilidade para ensinar pelo motivo que, ao mesmo tempo em que são estimulados pela musicalização, incluíram em suas práticas habilidades rítmicas visando o comportamento sincrônico das crianças e a estimulação da contagem termo a termo visando à construção do conceito de número nas relações do sistema de numeração decimal. Ao relatarem sobre a importância da aprendizagem dos conhecimentos de conceitos da educação matemática e da musicalidade, e de como ressignificaram suas práticas, criaram diferentes desdobramentos em jogos e atividades com elementos da música.Palavras-chave: Divisão Rítmica; Ensino da Matemática; Musicalidade; Corpo do Professor; Educação Infantil
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/699
10.22408/reva402019699199-212
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/699
identifier_str_mv 10.22408/reva402019699199-212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/699/512
/*ref*/BUTTERWORTH, Brian. The development of arithmetical abilities. In Journal of Child Psychology and Psychiatry 46:1. 2005, pp. 3-18.
/*ref*/BENENZON, R. Teoria da Musicoterapia. São Paulo: Sumus,1988.
/*ref*/DE MEUR, S. Psicomotricidade – Educação e Reeducação. Ed. Manole, 1984.
/*ref*/FONSECA, V. da Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
/*ref*/GARDNER, H. Inteligências Múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1995.
/*ref*/__________ . Inteligência Um conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
/*ref*/GOMES, H.C. Neurociência + Música + Matemática = MiX Potencial 1 (Fundamentação Teórica). 2ª edição. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.
/*ref*/______________. MANRIQUE, A. L. A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade), como Intervenção. v. 6, n.1, Universidade Cruzeiro do Sul-SP. Disponível Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Rev. REnCIMa - Ensino de Ciências e Matemática, 2015. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036 > Acesso em 28 de outubro de 2019.
/*ref*/__________________________________. A Musicalidade para estimulação da Atenção Voluntária de Cálculos Mentais (Educação Matemática Inclusiva). V. 5, n 9. Universidade Estadual do Paraná. Rev Paranaense de Educação Matemática, 2016. Disponível em: < http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1211 >. Acesso em 30 de outubro de 2019.
/*ref*/LURIA, A.R. Fundamentos da Neuropsicologia. LTC Editora S.A., 1981.
/*ref*/LE BOULCH, J. Educação Psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
/*ref*/MARQUES, N., MENNA-BARRETO, L. Cronobiologia: Princípios e Aplicações, 3. ed., São Paulo: Edusp, 2003.
/*ref*/MUSZKAT, M. Mello, C.B. Neuropsicologia do desenvolvimento e suas Interfaces. Vol 1. Conceitos: São Paulo: All Print Editora, 2008.
/*ref*/______________________. Música e Neurociência. Rev. Neurociências, São Paulo, 2000. disponível em http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2000/RN%2008%2002/Pages%20from%20RN%2008%2002-7.pdf > Acesso em 30 out 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 199-212
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva402019
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321573027905536