REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/183 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as Representações Sociais de avaliação em um curso de graduação em licenciatura A coleta de dados ocorreu com a aplicação do teste de evocação livre de palavras e justificativa de cada palavra para os alunos ingressantes e concluintes. As análises foram realizadas utilizando a técnica prototípica, que foi submetida à Ordem Média de Evocação de palavras e a Frequência Média, que convergiram na construção do quadro de Vergès e na Análise Textual Discursiva, para interpretação dos resultados. Evidenciou-se queo elemento central aprendizagem se encontra nos dois grupos e os alunos concluintes apresentaram outro elemento central, a avaliação como processo. Identificar as Representações Sociais de avaliação é importante para indicar quais os fatores que necessitam de discussões. |
id |
FASF_4e1c72258f84a56977ac8d32fe05d245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/183 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁEsta pesquisa investigou as Representações Sociais de avaliação em um curso de graduação em licenciatura A coleta de dados ocorreu com a aplicação do teste de evocação livre de palavras e justificativa de cada palavra para os alunos ingressantes e concluintes. As análises foram realizadas utilizando a técnica prototípica, que foi submetida à Ordem Média de Evocação de palavras e a Frequência Média, que convergiram na construção do quadro de Vergès e na Análise Textual Discursiva, para interpretação dos resultados. Evidenciou-se queo elemento central aprendizagem se encontra nos dois grupos e os alunos concluintes apresentaram outro elemento central, a avaliação como processo. Identificar as Representações Sociais de avaliação é importante para indicar quais os fatores que necessitam de discussões.FaSFde Oliveira, LucianiMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/18310.22408/reva302018183403-414Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 403-4142526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/183/159/*ref*/ABRIC J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (org.) As representações sociais. Tradução, Lilian Ulup. – Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001. 420p./*ref*/ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, v. 14, n. 61, 2008./*ref*/BEJARANO, N. R. R.; CARVALHO, A. M. P. Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 1-15, 2003./*ref*/BOGGINO, N. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 9, p. 79-86, 2009./*ref*/CARMO, T.; LEITE, J. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. Aspectos metodológicos em representações sociais. In: TRIANI, F.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A.; NOVIKOFF, C. Representações sociais e educação: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Autografia, 2017./*ref*/CARMO, T.; MAGALHÃES JUNIOR, C. A.; KIOURANIS, N. M. M.; TRIANI, F. S. Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 252, p. 313-330, ago. 2018./*ref*/CHUIEIRE, M. S. F. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, p. 49-64, 2008./*ref*/DE JESUS, S. N.; SANTOS, J. C. V. Desenvolvimento profissional e motivação dos professores. Educação, v. 27, n. 1, 2006./*ref*/FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009./*ref*/FREIRE, P. Educação e mudança. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 79 p./*ref*/GALVÃO, C. B., MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 2, 2016, p. 124-141./*ref*/GILLY, M. As representações sociais no campo da Educação. In: JODELET, D. (org.) As representações sociais. Tradução, Lilian Ulup. – Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001. 420p./*ref*/LEMOS, E. S.; MOREIRA, M. A. A avaliação da aprendizagem significativa em biologia: um exemplo com a disciplina embriologia. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 15-26, 2011./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013./*ref*/MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Apresentação. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (Org.). Representações sociais, formação de professores e educação. 1º ed. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018, v. 1, p. 27-45./*ref*/MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/MIZUKAMI, M. G. N. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores: tendências atuais. – 2ª reimpressão. – Edufscar: São Carlos, 2007./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. (Coleção educação em ciências)./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. 2006./*ref*/MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003./*ref*/MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978./*ref*/PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007./*ref*/RUIZ, M. J. F. O papel social do professor: uma contribuição da filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor. Revista Iberoamericana de Educación, n. 33, p. 55-70, 2003./*ref*/SÁ, C. P. Núcleo das Representações Sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 1996./*ref*/SANMARTÍ, N. Avaliar para Aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/183Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ de Oliveira, Luciani |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ |
author |
de Oliveira, Luciani |
author_facet |
de Oliveira, Luciani Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Luciani Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
description |
Esta pesquisa investigou as Representações Sociais de avaliação em um curso de graduação em licenciatura A coleta de dados ocorreu com a aplicação do teste de evocação livre de palavras e justificativa de cada palavra para os alunos ingressantes e concluintes. As análises foram realizadas utilizando a técnica prototípica, que foi submetida à Ordem Média de Evocação de palavras e a Frequência Média, que convergiram na construção do quadro de Vergès e na Análise Textual Discursiva, para interpretação dos resultados. Evidenciou-se queo elemento central aprendizagem se encontra nos dois grupos e os alunos concluintes apresentaram outro elemento central, a avaliação como processo. Identificar as Representações Sociais de avaliação é importante para indicar quais os fatores que necessitam de discussões. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/183 10.22408/reva302018183403-414 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/183 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018183403-414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/183/159 /*ref*/ABRIC J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (org.) As representações sociais. Tradução, Lilian Ulup. – Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001. 420p. /*ref*/ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, v. 14, n. 61, 2008. /*ref*/BEJARANO, N. R. R.; CARVALHO, A. M. P. Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 1-15, 2003. /*ref*/BOGGINO, N. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 9, p. 79-86, 2009. /*ref*/CARMO, T.; LEITE, J. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. Aspectos metodológicos em representações sociais. In: TRIANI, F.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A.; NOVIKOFF, C. Representações sociais e educação: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Autografia, 2017. /*ref*/CARMO, T.; MAGALHÃES JUNIOR, C. A.; KIOURANIS, N. M. M.; TRIANI, F. S. Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 252, p. 313-330, ago. 2018. /*ref*/CHUIEIRE, M. S. F. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, p. 49-64, 2008. /*ref*/DE JESUS, S. N.; SANTOS, J. C. V. Desenvolvimento profissional e motivação dos professores. Educação, v. 27, n. 1, 2006. /*ref*/FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. /*ref*/FREIRE, P. Educação e mudança. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 79 p. /*ref*/GALVÃO, C. B., MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 2, 2016, p. 124-141. /*ref*/GILLY, M. As representações sociais no campo da Educação. In: JODELET, D. (org.) As representações sociais. Tradução, Lilian Ulup. – Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001. 420p. /*ref*/LEMOS, E. S.; MOREIRA, M. A. A avaliação da aprendizagem significativa em biologia: um exemplo com a disciplina embriologia. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 15-26, 2011. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. /*ref*/MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Apresentação. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (Org.). Representações sociais, formação de professores e educação. 1º ed. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018, v. 1, p. 27-45. /*ref*/MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. /*ref*/MIZUKAMI, M. G. N. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores: tendências atuais. – 2ª reimpressão. – Edufscar: São Carlos, 2007. /*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. (Coleção educação em ciências). /*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. 2006. /*ref*/MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. /*ref*/MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. /*ref*/PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007. /*ref*/RUIZ, M. J. F. O papel social do professor: uma contribuição da filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor. Revista Iberoamericana de Educación, n. 33, p. 55-70, 2003. /*ref*/SÁ, C. P. Núcleo das Representações Sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. /*ref*/SANMARTÍ, N. Avaliar para Aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 403-414 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570822750208 |