Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85495 |
Resumo: | Tem-se vindo a propor mudança de postura dos professores no sentido de terem olhar crítico e transformador mediante ações em sala de aula. Esta investigação teve o propósito de identificar as representações sociais (RS) que os alunos do último período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o que é ser professor. Aos 19 graduandos (5 homens; 14 mulheres) foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Cada estudante registrou as cinco primeiras palavras que viessem à mente em um papel contendo o termo indutor Ser Professor de Ciências e depois classificou-as de um a cinco, em função da importância relativa. Redigiram ainda um pequeno texto sobre o significado de cada palavra evocada. As palavras foram semanticamente agrupadas em 23 grupos e, da análise da Frequência e da Ordem Média de Evocação, emergiram os elementos das RS para discussão, em que o primeiro quadrante, que representa o núcleo central das RS, teve cinco elementos: Conhecimento, Formação continuada, Responsabilidade, Estudo e Conteúdo, que são apresentados e discutidos. Verificou-se ser necessário atuar em favor de modificações das concepções de futuros professores na direção de ações mais próximas à realidade e que respondam aos anseios de suas representações sociais. |
id |
RCAP_dbbdf4c412cd5efe1d960315bf4b2bb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciênciasSocial representations of biology initial training students about being a teacherEvocação livre de palavrasProfessor de biologiaProfissão docenteIdentidade docenteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeTem-se vindo a propor mudança de postura dos professores no sentido de terem olhar crítico e transformador mediante ações em sala de aula. Esta investigação teve o propósito de identificar as representações sociais (RS) que os alunos do último período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o que é ser professor. Aos 19 graduandos (5 homens; 14 mulheres) foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Cada estudante registrou as cinco primeiras palavras que viessem à mente em um papel contendo o termo indutor Ser Professor de Ciências e depois classificou-as de um a cinco, em função da importância relativa. Redigiram ainda um pequeno texto sobre o significado de cada palavra evocada. As palavras foram semanticamente agrupadas em 23 grupos e, da análise da Frequência e da Ordem Média de Evocação, emergiram os elementos das RS para discussão, em que o primeiro quadrante, que representa o núcleo central das RS, teve cinco elementos: Conhecimento, Formação continuada, Responsabilidade, Estudo e Conteúdo, que são apresentados e discutidos. Verificou-se ser necessário atuar em favor de modificações das concepções de futuros professores na direção de ações mais próximas à realidade e que respondam aos anseios de suas representações sociais.It has been proposed to change the attitude of teachers in order to develop a critical and transforming vision through actions in the classroom. This investigation aimed at identifying the social representations (SR) of students of the last period of a Biology initial training course about what being a teacher is. The 19 undergraduate students (5 men; 14 women) were given the Free Word Association Test. Each student recorded the first five words that came to mind on a paper containing the inductive term “Being a Science Teacher” and then ranked them from one to five, according to their relative importance. They also wrote a short text about the meaning of each word evoked. The words were semantically grouped into 23 groups and, from the analysis of Frequency and Mean Order of Evocation, the elements of the SR emerged for discussion, where the first quadrant, which represents the central nucleus of the SR, had five elements: Knowledge, Continuing education, Responsibility, Study and Contents, which are presented and discussed. It was found to be necessary to act in favour of changes in the conceptions of future teachers towards actions closer to reality and that respond to the aspirations of their social representations.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade do MinhoOliveira, LucianiJúnior, Carlos Albeto de Oliveira MagalhãesPansera-de-Araújo, Maria CristinaCarvalho, Graça Simões de20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85495porOliveira. L., Júnior, C.A.O.M., Pansera-de-Araújo, M.C. & Carvalho, G.S. (2023). Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências. Ensino e Tecnologia em Revista, 7 (2), 546-560.2594-390110.3895/etr.v7n2.16800https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16800info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:36:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:35.249794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências Social representations of biology initial training students about being a teacher |
title |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências |
spellingShingle |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências Oliveira, Luciani Evocação livre de palavras Professor de biologia Profissão docente Identidade docente Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências |
title_full |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências |
title_fullStr |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências |
title_full_unstemmed |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências |
title_sort |
Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências |
author |
Oliveira, Luciani |
author_facet |
Oliveira, Luciani Júnior, Carlos Albeto de Oliveira Magalhães Pansera-de-Araújo, Maria Cristina Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Carlos Albeto de Oliveira Magalhães Pansera-de-Araújo, Maria Cristina Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luciani Júnior, Carlos Albeto de Oliveira Magalhães Pansera-de-Araújo, Maria Cristina Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evocação livre de palavras Professor de biologia Profissão docente Identidade docente Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Evocação livre de palavras Professor de biologia Profissão docente Identidade docente Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Tem-se vindo a propor mudança de postura dos professores no sentido de terem olhar crítico e transformador mediante ações em sala de aula. Esta investigação teve o propósito de identificar as representações sociais (RS) que os alunos do último período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o que é ser professor. Aos 19 graduandos (5 homens; 14 mulheres) foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Cada estudante registrou as cinco primeiras palavras que viessem à mente em um papel contendo o termo indutor Ser Professor de Ciências e depois classificou-as de um a cinco, em função da importância relativa. Redigiram ainda um pequeno texto sobre o significado de cada palavra evocada. As palavras foram semanticamente agrupadas em 23 grupos e, da análise da Frequência e da Ordem Média de Evocação, emergiram os elementos das RS para discussão, em que o primeiro quadrante, que representa o núcleo central das RS, teve cinco elementos: Conhecimento, Formação continuada, Responsabilidade, Estudo e Conteúdo, que são apresentados e discutidos. Verificou-se ser necessário atuar em favor de modificações das concepções de futuros professores na direção de ações mais próximas à realidade e que respondam aos anseios de suas representações sociais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/85495 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/85495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira. L., Júnior, C.A.O.M., Pansera-de-Araújo, M.C. & Carvalho, G.S. (2023). Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências. Ensino e Tecnologia em Revista, 7 (2), 546-560. 2594-3901 10.3895/etr.v7n2.16800 https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133064100577280 |