Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Júnior, Carlos Albeto de Oliveira Magalhães, Pansera-de-Araújo, Maria Cristina, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85495
Resumo: Tem-se vindo a propor mudança de postura dos professores no sentido de terem olhar crítico e transformador mediante ações em sala de aula. Esta investigação teve o propósito de identificar as representações sociais (RS) que os alunos do último período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o que é ser professor. Aos 19 graduandos (5 homens; 14 mulheres) foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Cada estudante registrou as cinco primeiras palavras que viessem à mente em um papel contendo o termo indutor Ser Professor de Ciências e depois classificou-as de um a cinco, em função da importância relativa. Redigiram ainda um pequeno texto sobre o significado de cada palavra evocada. As palavras foram semanticamente agrupadas em 23 grupos e, da análise da Frequência e da Ordem Média de Evocação, emergiram os elementos das RS para discussão, em que o primeiro quadrante, que representa o núcleo central das RS, teve cinco elementos: Conhecimento, Formação continuada, Responsabilidade, Estudo e Conteúdo, que são apresentados e discutidos. Verificou-se ser necessário atuar em favor de modificações das concepções de futuros professores na direção de ações mais próximas à realidade e que respondam aos anseios de suas representações sociais.
id RCAP_dbbdf4c412cd5efe1d960315bf4b2bb0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciênciasSocial representations of biology initial training students about being a teacherEvocação livre de palavrasProfessor de biologiaProfissão docenteIdentidade docenteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeTem-se vindo a propor mudança de postura dos professores no sentido de terem olhar crítico e transformador mediante ações em sala de aula. Esta investigação teve o propósito de identificar as representações sociais (RS) que os alunos do último período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o que é ser professor. Aos 19 graduandos (5 homens; 14 mulheres) foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Cada estudante registrou as cinco primeiras palavras que viessem à mente em um papel contendo o termo indutor Ser Professor de Ciências e depois classificou-as de um a cinco, em função da importância relativa. Redigiram ainda um pequeno texto sobre o significado de cada palavra evocada. As palavras foram semanticamente agrupadas em 23 grupos e, da análise da Frequência e da Ordem Média de Evocação, emergiram os elementos das RS para discussão, em que o primeiro quadrante, que representa o núcleo central das RS, teve cinco elementos: Conhecimento, Formação continuada, Responsabilidade, Estudo e Conteúdo, que são apresentados e discutidos. Verificou-se ser necessário atuar em favor de modificações das concepções de futuros professores na direção de ações mais próximas à realidade e que respondam aos anseios de suas representações sociais.It has been proposed to change the attitude of teachers in order to develop a critical and transforming vision through actions in the classroom. This investigation aimed at identifying the social representations (SR) of students of the last period of a Biology initial training course about what being a teacher is. The 19 undergraduate students (5 men; 14 women) were given the Free Word Association Test. Each student recorded the first five words that came to mind on a paper containing the inductive term “Being a Science Teacher” and then ranked them from one to five, according to their relative importance. They also wrote a short text about the meaning of each word evoked. The words were semantically grouped into 23 groups and, from the analysis of Frequency and Mean Order of Evocation, the elements of the SR emerged for discussion, where the first quadrant, which represents the central nucleus of the SR, had five elements: Knowledge, Continuing education, Responsibility, Study and Contents, which are presented and discussed. It was found to be necessary to act in favour of changes in the conceptions of future teachers towards actions closer to reality and that respond to the aspirations of their social representations.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade do MinhoOliveira, LucianiJúnior, Carlos Albeto de Oliveira MagalhãesPansera-de-Araújo, Maria CristinaCarvalho, Graça Simões de20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85495porOliveira. L., Júnior, C.A.O.M., Pansera-de-Araújo, M.C. & Carvalho, G.S. (2023). Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências. Ensino e Tecnologia em Revista, 7 (2), 546-560.2594-390110.3895/etr.v7n2.16800https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16800info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:36:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:35.249794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
Social representations of biology initial training students about being a teacher
title Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
spellingShingle Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
Oliveira, Luciani
Evocação livre de palavras
Professor de biologia
Profissão docente
Identidade docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
title_full Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
title_fullStr Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
title_full_unstemmed Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
title_sort Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências
author Oliveira, Luciani
author_facet Oliveira, Luciani
Júnior, Carlos Albeto de Oliveira Magalhães
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Júnior, Carlos Albeto de Oliveira Magalhães
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciani
Júnior, Carlos Albeto de Oliveira Magalhães
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Evocação livre de palavras
Professor de biologia
Profissão docente
Identidade docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Evocação livre de palavras
Professor de biologia
Profissão docente
Identidade docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Tem-se vindo a propor mudança de postura dos professores no sentido de terem olhar crítico e transformador mediante ações em sala de aula. Esta investigação teve o propósito de identificar as representações sociais (RS) que os alunos do último período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o que é ser professor. Aos 19 graduandos (5 homens; 14 mulheres) foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Cada estudante registrou as cinco primeiras palavras que viessem à mente em um papel contendo o termo indutor Ser Professor de Ciências e depois classificou-as de um a cinco, em função da importância relativa. Redigiram ainda um pequeno texto sobre o significado de cada palavra evocada. As palavras foram semanticamente agrupadas em 23 grupos e, da análise da Frequência e da Ordem Média de Evocação, emergiram os elementos das RS para discussão, em que o primeiro quadrante, que representa o núcleo central das RS, teve cinco elementos: Conhecimento, Formação continuada, Responsabilidade, Estudo e Conteúdo, que são apresentados e discutidos. Verificou-se ser necessário atuar em favor de modificações das concepções de futuros professores na direção de ações mais próximas à realidade e que respondam aos anseios de suas representações sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85495
url https://hdl.handle.net/1822/85495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira. L., Júnior, C.A.O.M., Pansera-de-Araújo, M.C. & Carvalho, G.S. (2023). Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências. Ensino e Tecnologia em Revista, 7 (2), 546-560.
2594-3901
10.3895/etr.v7n2.16800
https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16800
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133064100577280