ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/817 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é analisar a organização dos trabalhos publicados nos Encontros de Aprendizagem Significativa, no que tange aos seguintes temas: 1) Modo de uso dos Mapas Conceituais; 2) Modalidade de ensino; e 3) Áreas temáticas exploradas. Observamos que a técnica dos Mapas Conceituais possui diferentes aplicações pedagógicas, podendo ser utilizado na avaliação, na análise de conhecimentos prévios ou na construção de conceitos. Verificou-se, também, que as intervenções relatadas são mais frequentes no Ensino Médio (46%), em comparação aos demais níveis de ensino, sendo mais comuns no ensino de Botânica, Ecologia e Biologia Celular, consideradas áreas complexas da Biologia. Portanto, observamos que os mapas conceituais podem ser utilizados em diferentes momentos pedagógicos, visando favorecer a Aprendizagem Significativa.Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Relatos de Experiência. Instrumento didático. |
id |
FASF_4ee50a03a82e4fb3997165cbd09f9a88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/817 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAO objetivo desse estudo é analisar a organização dos trabalhos publicados nos Encontros de Aprendizagem Significativa, no que tange aos seguintes temas: 1) Modo de uso dos Mapas Conceituais; 2) Modalidade de ensino; e 3) Áreas temáticas exploradas. Observamos que a técnica dos Mapas Conceituais possui diferentes aplicações pedagógicas, podendo ser utilizado na avaliação, na análise de conhecimentos prévios ou na construção de conceitos. Verificou-se, também, que as intervenções relatadas são mais frequentes no Ensino Médio (46%), em comparação aos demais níveis de ensino, sendo mais comuns no ensino de Botânica, Ecologia e Biologia Celular, consideradas áreas complexas da Biologia. Portanto, observamos que os mapas conceituais podem ser utilizados em diferentes momentos pedagógicos, visando favorecer a Aprendizagem Significativa.Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Relatos de Experiência. Instrumento didático.FaSFDias, Daniel Pereira do PradoVinholi Junior, Airton JoséCapillé, Karina Franco FrenhamMarin, Gláucia Rosely Barbosa2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/81710.22408/reva602021817402-410Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 402-4102526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/817/569/*ref*/AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003./*ref*/DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D. DE; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de Ensino Médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259–272, 2018./*ref*/LEMOS, E. DOS S. A Aprendizagem Significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Série-Estudos - Periódicos do Mestrado em Educação da UCDB, n. 21, p. 53–66, 2006./*ref*/MOREIRA, M. A. O que é afinal Aprendizagem Significativa? Qurriculum, v. 25, p. 29–56, 2012./*ref*/_______. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Journal of Chemical Information and Modeling, v. 53, n. 9, p. 1689–1699, 2013./*ref*/NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Praxis Educativa, v. 5, n. 1, p. 9–29, 2010./*ref*/ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em Ensino. Campo Grande: Editora da UFMS, 2015./*ref*/SOUZA, T. W. A.; QUEIRÓS, W. P.; TEIXEIRA, K. R. Cenário das pesquisas sobre análise de recursos didáticos publicados no ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Natal. Anais... ENPEC: ABRAPEC, 2019./*ref*/VINHOLI JUNIOR, A. J.; ZANON, A. M.; VARGAS, I. A. de. O Ensino de Biologia subsidiado pela Aprendizagem Significativa. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 16, n. 4, p. 1381–1407, 2018./*ref*/YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI, R. M. DE O. Jogos para o Ensino de Física, Química e Biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 159–181, 2014.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/817Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
spellingShingle |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Dias, Daniel Pereira do Prado |
title_short |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_fullStr |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_sort |
ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
author |
Dias, Daniel Pereira do Prado |
author_facet |
Dias, Daniel Pereira do Prado Vinholi Junior, Airton José Capillé, Karina Franco Frenham Marin, Gláucia Rosely Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Vinholi Junior, Airton José Capillé, Karina Franco Frenham Marin, Gláucia Rosely Barbosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Daniel Pereira do Prado Vinholi Junior, Airton José Capillé, Karina Franco Frenham Marin, Gláucia Rosely Barbosa |
description |
O objetivo desse estudo é analisar a organização dos trabalhos publicados nos Encontros de Aprendizagem Significativa, no que tange aos seguintes temas: 1) Modo de uso dos Mapas Conceituais; 2) Modalidade de ensino; e 3) Áreas temáticas exploradas. Observamos que a técnica dos Mapas Conceituais possui diferentes aplicações pedagógicas, podendo ser utilizado na avaliação, na análise de conhecimentos prévios ou na construção de conceitos. Verificou-se, também, que as intervenções relatadas são mais frequentes no Ensino Médio (46%), em comparação aos demais níveis de ensino, sendo mais comuns no ensino de Botânica, Ecologia e Biologia Celular, consideradas áreas complexas da Biologia. Portanto, observamos que os mapas conceituais podem ser utilizados em diferentes momentos pedagógicos, visando favorecer a Aprendizagem Significativa.Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Relatos de Experiência. Instrumento didático. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/817 10.22408/reva602021817402-410 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/817 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021817402-410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/817/569 /*ref*/AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. /*ref*/DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D. DE; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de Ensino Médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259–272, 2018. /*ref*/LEMOS, E. DOS S. A Aprendizagem Significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Série-Estudos - Periódicos do Mestrado em Educação da UCDB, n. 21, p. 53–66, 2006. /*ref*/MOREIRA, M. A. O que é afinal Aprendizagem Significativa? Qurriculum, v. 25, p. 29–56, 2012. /*ref*/_______. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Journal of Chemical Information and Modeling, v. 53, n. 9, p. 1689–1699, 2013. /*ref*/NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Praxis Educativa, v. 5, n. 1, p. 9–29, 2010. /*ref*/ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em Ensino. Campo Grande: Editora da UFMS, 2015. /*ref*/SOUZA, T. W. A.; QUEIRÓS, W. P.; TEIXEIRA, K. R. Cenário das pesquisas sobre análise de recursos didáticos publicados no ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Natal. Anais... ENPEC: ABRAPEC, 2019. /*ref*/VINHOLI JUNIOR, A. J.; ZANON, A. M.; VARGAS, I. A. de. O Ensino de Biologia subsidiado pela Aprendizagem Significativa. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 16, n. 4, p. 1381–1407, 2018. /*ref*/YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI, R. M. DE O. Jogos para o Ensino de Física, Química e Biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 159–181, 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 402-410 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571435118592 |