EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/847 |
Resumo: | Ações de Educação Ambiental relacionadas a morcegos são essenciais para que haja maior disseminação de informações a respeito da importância destes animais. Neste trabalho investigou-se as Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio, de Goioerê – Paraná, a respeito de morcegos. A teoria das Representações Sociais foi utilizada para a coleta de dados, ocorrida no primeiro trimestre de 2019. Os alunos demonstraram determinado conhecimento sobre a morfologia e os hábitos dos morcegos, porém, ficou evidente a relação que os mesmos fazem entre morcegos, lendas e personagens de ficção, revelando a necessidade de serem implementadas ações de Ensino de Ciências e Educação Ambiental, que desmistifiquem esses animais.Palavras-chave: Ciências Ambientais. Chiroptera. Mídia. |
id |
FASF_51e6d67a517c51c249d5a16c9d327b03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/847 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁAções de Educação Ambiental relacionadas a morcegos são essenciais para que haja maior disseminação de informações a respeito da importância destes animais. Neste trabalho investigou-se as Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio, de Goioerê – Paraná, a respeito de morcegos. A teoria das Representações Sociais foi utilizada para a coleta de dados, ocorrida no primeiro trimestre de 2019. Os alunos demonstraram determinado conhecimento sobre a morfologia e os hábitos dos morcegos, porém, ficou evidente a relação que os mesmos fazem entre morcegos, lendas e personagens de ficção, revelando a necessidade de serem implementadas ações de Ensino de Ciências e Educação Ambiental, que desmistifiquem esses animais.Palavras-chave: Ciências Ambientais. Chiroptera. Mídia.FaSFDuarte, Gisele Silva CostaFilho, Henrique OrtêncioDuarte, Romulo MateusMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/84710.22408/reva602021847761-768Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 761-7682526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/847/597/*ref*/BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), 2006./*ref*/CAPARROS, E. M.; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O. A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia brasileira. Contexto & Educação, n. 97, p. 94-116, 2015./*ref*/CALONGE, S. Representaciones sociales y prácticas pedagógicas no formales. Revista de Pedagogia, Caracas, v. 23, n. 66, p. 99-120, 2002./*ref*/COSTA, W. A.; ALMEIDA, A. M. O. A construção social do conceito de bom professor. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. 2. ed. Goiânia: AB, p. 251-270, 2000./*ref*/DONATO, C. R. Conscientização dos alunos da Escola Municipal Maria Ione Macedo Sobral (Laranjeiras, Sergipe) sobre os morcegos e sua importância ecológica. Scientia Plena, v. 5, n. 9, 2009./*ref*/DURIGAN, G.; SILVEIRA, E. R. Recomposição da mata ciliar em domínio de/*ref*/cerrado, Assis, SP. Scientia Forestalis. Piracicaba, n. 56, p. 135-144, 1999./*ref*/FERREIRA, V. C. P.; SANTOS JÚNIOR, A. F.; AZEVEDO, R. C.; VALVERDE, G. A representação social do trabalho: uma contribuição para o estudo da motivação. Estação Científica, Juiz de Fora, v. 1, p. 1-13, 2005./*ref*/GOMES, F. P.; ARAÚJO, R. M. Pesquisa quanti-qualitativa em administração: uma visão holística do objeto em estudo. In: Anais Seminários em Administração, São Paulo. São Paulo: FEA/USP, 2005./*ref*/JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUerj, p 17-44, 2001./*ref*/JODELET, D. Loucuras e Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2005./*ref*/JOFFE, H. “Eu não”, “o meu grupo não”: representações sociais transculturais da aids. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, p. 297-322, 2002./*ref*/JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J. Mixed methods research: A research paradigm whose time has come. Educational Researcher, v. 33, n. 7, 14-26, 2004./*ref*/LAWRENCE, E. The sacred bee, the filthy pig, and the bat out of hell: Animal symbolism as cognitive biophilia. In The Biophiiia Hypothesis, 301-341, ed, S. R, Kellert and E. O. Wilson, Washington, DC: Island Press. 1993./*ref*/MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; CARMO, T.; LEITE, T.; ORTIZ, A. J. As Representações Sociais de alunos do Ensino Fundamental acerca do “Abuso Sexual”. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, 2017./*ref*/MARQUES, M. A; ORTÊNCIO FILHO, H; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O. Percepção de Agricultores Acerca da Importância dos Morcegos na Manutenção da Mata Ciliar. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 26, p.113-124. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011./*ref*/OLIVEIRA, M. Representações sociais e sociedades; a contribuição de Serge Moscovici. Ver. Bras. Ciências Sociais, v. 19, n55, p. 180-186, 2004./*ref*/PERACCHI, A. L; LIMA, I. P; REIS, N. R; NOGUEIRA, M. R; ORTÊNCIO, F. H. Ordem Chiroptera In: REIS N. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO W. A.; LIMA, I. P. (eds). Mamíferos do Brasil. Londrina: EDIFURB, 2006./*ref*/RANUCCI, L.; JANKE, L.; AGUIAR, E.S.; ORTÊNCIO FILHO, H.; JÚNIOR, C. A. O. M. Concepção de Estudantes sobre a Importância dos Morcegos no Ambiente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, n. 1, p. 5-10, 2014./*ref*/RIBEIRO, N. C. G.; JÚNIOR, C. A. O. M. Crianças e Adultos no Museu: Suas Concepções Sobre Morcegos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 16, n.4, p. 263-268, 2015./*ref*/SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2000./*ref*/SEVALLO, G. Uma abordagem histórica das Representações Sociais de saúde e doença. Caderno Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 3, n. 9, p. 349-363, 1993./*ref*/SILVA, Ellen; SANTOS, Suelly. O impacto e a influência da mídia sobre a produção da subjetividade. In: XV Encontro Nacional da Abrapso - Psicologia Social e Políticas de Existência: Fronteiras e Conflitos. Anais eletrônicos... Maceió: ABRAPSO. p. 1 – 9, 2009./*ref*/SILVA, E. M. V. G.; SILVA, R. R.; SILVA FILHO, T. P.; OLIVEIRA, P. J. SIPINSKI, E. A. B.; REIS, N. R. Dados ecológicos dos quirópteros da Reserva Volta Velha, Itapoá, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 519-528, 1995./*ref*/STOKER, B. Drácula. Tradução de Lúcio Cardoso. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2013. 252 p. 2013./*ref*/TOMANIK, E. A.; TOMANIK, M. C. O ambiente conhecido: estudo das representações sociais sobre a natureza compartilhadas pelos adolescentes de Porto Rico, Paraná. In: A planície de inundação do alto rio Paraná. Maringá: Nupélia, 2002.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:15Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/847Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:15Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ Duarte, Gisele Silva Costa |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ |
author |
Duarte, Gisele Silva Costa |
author_facet |
Duarte, Gisele Silva Costa Filho, Henrique Ortêncio Duarte, Romulo Mateus Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Henrique Ortêncio Duarte, Romulo Mateus Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Gisele Silva Costa Filho, Henrique Ortêncio Duarte, Romulo Mateus Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
description |
Ações de Educação Ambiental relacionadas a morcegos são essenciais para que haja maior disseminação de informações a respeito da importância destes animais. Neste trabalho investigou-se as Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio, de Goioerê – Paraná, a respeito de morcegos. A teoria das Representações Sociais foi utilizada para a coleta de dados, ocorrida no primeiro trimestre de 2019. Os alunos demonstraram determinado conhecimento sobre a morfologia e os hábitos dos morcegos, porém, ficou evidente a relação que os mesmos fazem entre morcegos, lendas e personagens de ficção, revelando a necessidade de serem implementadas ações de Ensino de Ciências e Educação Ambiental, que desmistifiquem esses animais.Palavras-chave: Ciências Ambientais. Chiroptera. Mídia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/847 10.22408/reva602021847761-768 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/847 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021847761-768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/847/597 /*ref*/BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), 2006. /*ref*/CAPARROS, E. M.; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O. A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia brasileira. Contexto & Educação, n. 97, p. 94-116, 2015. /*ref*/CALONGE, S. Representaciones sociales y prácticas pedagógicas no formales. Revista de Pedagogia, Caracas, v. 23, n. 66, p. 99-120, 2002. /*ref*/COSTA, W. A.; ALMEIDA, A. M. O. A construção social do conceito de bom professor. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. 2. ed. Goiânia: AB, p. 251-270, 2000. /*ref*/DONATO, C. R. Conscientização dos alunos da Escola Municipal Maria Ione Macedo Sobral (Laranjeiras, Sergipe) sobre os morcegos e sua importância ecológica. Scientia Plena, v. 5, n. 9, 2009. /*ref*/DURIGAN, G.; SILVEIRA, E. R. Recomposição da mata ciliar em domínio de /*ref*/cerrado, Assis, SP. Scientia Forestalis. Piracicaba, n. 56, p. 135-144, 1999. /*ref*/FERREIRA, V. C. P.; SANTOS JÚNIOR, A. F.; AZEVEDO, R. C.; VALVERDE, G. A representação social do trabalho: uma contribuição para o estudo da motivação. Estação Científica, Juiz de Fora, v. 1, p. 1-13, 2005. /*ref*/GOMES, F. P.; ARAÚJO, R. M. Pesquisa quanti-qualitativa em administração: uma visão holística do objeto em estudo. In: Anais Seminários em Administração, São Paulo. São Paulo: FEA/USP, 2005. /*ref*/JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUerj, p 17-44, 2001. /*ref*/JODELET, D. Loucuras e Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2005. /*ref*/JOFFE, H. “Eu não”, “o meu grupo não”: representações sociais transculturais da aids. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, p. 297-322, 2002. /*ref*/JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J. Mixed methods research: A research paradigm whose time has come. Educational Researcher, v. 33, n. 7, 14-26, 2004. /*ref*/LAWRENCE, E. The sacred bee, the filthy pig, and the bat out of hell: Animal symbolism as cognitive biophilia. In The Biophiiia Hypothesis, 301-341, ed, S. R, Kellert and E. O. Wilson, Washington, DC: Island Press. 1993. /*ref*/MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; CARMO, T.; LEITE, T.; ORTIZ, A. J. As Representações Sociais de alunos do Ensino Fundamental acerca do “Abuso Sexual”. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, 2017. /*ref*/MARQUES, M. A; ORTÊNCIO FILHO, H; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O. Percepção de Agricultores Acerca da Importância dos Morcegos na Manutenção da Mata Ciliar. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 26, p.113-124. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. /*ref*/OLIVEIRA, M. Representações sociais e sociedades; a contribuição de Serge Moscovici. Ver. Bras. Ciências Sociais, v. 19, n55, p. 180-186, 2004. /*ref*/PERACCHI, A. L; LIMA, I. P; REIS, N. R; NOGUEIRA, M. R; ORTÊNCIO, F. H. Ordem Chiroptera In: REIS N. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO W. A.; LIMA, I. P. (eds). Mamíferos do Brasil. Londrina: EDIFURB, 2006. /*ref*/RANUCCI, L.; JANKE, L.; AGUIAR, E.S.; ORTÊNCIO FILHO, H.; JÚNIOR, C. A. O. M. Concepção de Estudantes sobre a Importância dos Morcegos no Ambiente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, n. 1, p. 5-10, 2014. /*ref*/RIBEIRO, N. C. G.; JÚNIOR, C. A. O. M. Crianças e Adultos no Museu: Suas Concepções Sobre Morcegos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 16, n.4, p. 263-268, 2015. /*ref*/SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2000. /*ref*/SEVALLO, G. Uma abordagem histórica das Representações Sociais de saúde e doença. Caderno Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 3, n. 9, p. 349-363, 1993. /*ref*/SILVA, Ellen; SANTOS, Suelly. O impacto e a influência da mídia sobre a produção da subjetividade. In: XV Encontro Nacional da Abrapso - Psicologia Social e Políticas de Existência: Fronteiras e Conflitos. Anais eletrônicos... Maceió: ABRAPSO. p. 1 – 9, 2009. /*ref*/SILVA, E. M. V. G.; SILVA, R. R.; SILVA FILHO, T. P.; OLIVEIRA, P. J. SIPINSKI, E. A. B.; REIS, N. R. Dados ecológicos dos quirópteros da Reserva Volta Velha, Itapoá, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 519-528, 1995. /*ref*/STOKER, B. Drácula. Tradução de Lúcio Cardoso. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2013. 252 p. 2013. /*ref*/TOMANIK, E. A.; TOMANIK, M. C. O ambiente conhecido: estudo das representações sociais sobre a natureza compartilhadas pelos adolescentes de Porto Rico, Paraná. In: A planície de inundação do alto rio Paraná. Maringá: Nupélia, 2002. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 761-768 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572972331008 |