As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670 |
Resumo: | As Representações Sociais evidenciam informações que um grupo tem a partir de suas vivências e cultura. Morcegos são cercados por superstições, dada a falta de informação por parte da população. Atividades educativas em ambientes não formais são importantes para sensibilização e conscientização da população para com a conservação da natureza, incluindo esses animais. Este trabalho teve por objetivo determinar as representações sociais, sobre morcegos, de participantes em diferentes edições de um evento de extensão voltado à educação ambiental e à divulgação científica, denominado Noite dos Morcegos. O estudo foi realizado com indivíduos que participaram, unicamente, dos eventos de 2017, 2019, ou mais de uma edição. Foram realizadas entrevistas, por videoconferência, utilizando o Teste de Associação Livre de Palavras, para verificar as representações sociais e a análise de conteúdo para compreender parte do que compõe os conhecimentos das pessoas com morcegos. Enquanto participantes de uma única edição apresentaram dificuldades para relacionar as informações apresentadas, recorrentes revelaram maior conexão do equilíbrio ambiental com o papel dos morcegos na natureza. Concluímos que ações educativas em ambientes não formais são importantes na difusão e construção de novos conhecimentos que promovam a conservação dos componentes da natureza, e da sensibilização sobre o tema do estudo. |
id |
UFFS-2_22436b43c5620f8658f22bb322c1f418 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12670 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciênciaAs Representações Sociais evidenciam informações que um grupo tem a partir de suas vivências e cultura. Morcegos são cercados por superstições, dada a falta de informação por parte da população. Atividades educativas em ambientes não formais são importantes para sensibilização e conscientização da população para com a conservação da natureza, incluindo esses animais. Este trabalho teve por objetivo determinar as representações sociais, sobre morcegos, de participantes em diferentes edições de um evento de extensão voltado à educação ambiental e à divulgação científica, denominado Noite dos Morcegos. O estudo foi realizado com indivíduos que participaram, unicamente, dos eventos de 2017, 2019, ou mais de uma edição. Foram realizadas entrevistas, por videoconferência, utilizando o Teste de Associação Livre de Palavras, para verificar as representações sociais e a análise de conteúdo para compreender parte do que compõe os conhecimentos das pessoas com morcegos. Enquanto participantes de uma única edição apresentaram dificuldades para relacionar as informações apresentadas, recorrentes revelaram maior conexão do equilíbrio ambiental com o papel dos morcegos na natureza. Concluímos que ações educativas em ambientes não formais são importantes na difusão e construção de novos conhecimentos que promovam a conservação dos componentes da natureza, e da sensibilização sobre o tema do estudo.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1267010.36661/2595-4520.2022v5n3.12670Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 288 -3082595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670/8546Copyright (c) 2022 Bianca Regina Silva Manin, Thais Martinez Rodrigues Jorge, Henrique Ortêncio Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManin, Bianca Regina SilvaJorge, Thais Martinez RodriguesOrtêncio Filho, Henrique2022-08-19T20:52:43Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12670Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:43Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência |
title |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência |
spellingShingle |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência Manin, Bianca Regina Silva |
title_short |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência |
title_full |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência |
title_fullStr |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência |
title_full_unstemmed |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência |
title_sort |
As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência |
author |
Manin, Bianca Regina Silva |
author_facet |
Manin, Bianca Regina Silva Jorge, Thais Martinez Rodrigues Ortêncio Filho, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Jorge, Thais Martinez Rodrigues Ortêncio Filho, Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manin, Bianca Regina Silva Jorge, Thais Martinez Rodrigues Ortêncio Filho, Henrique |
description |
As Representações Sociais evidenciam informações que um grupo tem a partir de suas vivências e cultura. Morcegos são cercados por superstições, dada a falta de informação por parte da população. Atividades educativas em ambientes não formais são importantes para sensibilização e conscientização da população para com a conservação da natureza, incluindo esses animais. Este trabalho teve por objetivo determinar as representações sociais, sobre morcegos, de participantes em diferentes edições de um evento de extensão voltado à educação ambiental e à divulgação científica, denominado Noite dos Morcegos. O estudo foi realizado com indivíduos que participaram, unicamente, dos eventos de 2017, 2019, ou mais de uma edição. Foram realizadas entrevistas, por videoconferência, utilizando o Teste de Associação Livre de Palavras, para verificar as representações sociais e a análise de conteúdo para compreender parte do que compõe os conhecimentos das pessoas com morcegos. Enquanto participantes de uma única edição apresentaram dificuldades para relacionar as informações apresentadas, recorrentes revelaram maior conexão do equilíbrio ambiental com o papel dos morcegos na natureza. Concluímos que ações educativas em ambientes não formais são importantes na difusão e construção de novos conhecimentos que promovam a conservação dos componentes da natureza, e da sensibilização sobre o tema do estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12670 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670/8546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 288 -308 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613659226112 |