FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Danilo Ricardo Rosa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Milene Rodrigues, Neves, Marcos Cesar Danhoni, Gardelli, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820
Resumo: Diante de uma complexa conceituação da dinâmica elementar estabelecida pelo paradigma newtoniano, este trabalho, de cunho colaborativo, objetiva o apresentar e discutir do pensamento cartesiano e newtoniano acerca do conceito de força e do movimento, bem como sua fundamentação teológica a fim de contribuir com o Ensino de Física por meio do resgate de aspectos históricos e epistemológicos. Para esta finalidade, utiliza-se da metodologia documental, com vistas a consulta de fontes primárias, com acréscimos de comentadores como fontes secundárias. O presente trabalho deriva-se de duas pesquisas, sendo uma de mestrado e outra de doutorado que versam respectivamente sobre o princípio de inércia e o conceito de força.Palavras Chave: Ensino de Física. Força. Conservação do Movimento.
id FASF_55eab15af7d733c1afa0774dba16aa93
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/820
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTESDiante de uma complexa conceituação da dinâmica elementar estabelecida pelo paradigma newtoniano, este trabalho, de cunho colaborativo, objetiva o apresentar e discutir do pensamento cartesiano e newtoniano acerca do conceito de força e do movimento, bem como sua fundamentação teológica a fim de contribuir com o Ensino de Física por meio do resgate de aspectos históricos e epistemológicos. Para esta finalidade, utiliza-se da metodologia documental, com vistas a consulta de fontes primárias, com acréscimos de comentadores como fontes secundárias. O presente trabalho deriva-se de duas pesquisas, sendo uma de mestrado e outra de doutorado que versam respectivamente sobre o princípio de inércia e o conceito de força.Palavras Chave: Ensino de Física. Força. Conservação do Movimento.FaSFSá, Danilo Ricardo Rosa deMartins, Milene RodriguesNeves, Marcos Cesar DanhoniGardelli, Daniel2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/82010.22408/reva602021820438-448Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 438-4482526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820/572/*ref*/ARISTÓTELES. Do Céu. Tradução e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2014. (Série Clássicos Edipro)./*ref*/ARISTÓTELES. Physics. Tradução de R. P. Hardie; R. K. Gaye. Em: HUTCHINS, R. M. (Ed.) Great Books of Western World. Chicago: Encycloáedia Britannica, 1952, v. 8, p. 259-355./*ref*/CLEMENT, John. Student’s preconceptions in introductory mechanics. American Journal of Physics, v. 50, n. 1, p. 66-71, 1982./*ref*/COTTINGHAM, John. O papel de Deus na filosofia de Descartes. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John. Explorando Grandes Autores: Descartes. Porto Alegre, p. 283-295, 2011./*ref*/DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Coleção os pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bendo Prado Júnior e notas de Gérard Lebrun. 3ed–São Paulo: Abril Cultural, 1983./*ref*/DESCARTES, René. Princípios da Filosofia. 2a edição, São Paulo: RIDEEL, 2007. Tradução: Ana Cotrim e Heloisa da Graça Burati./*ref*/FEYERABEND, Paul Karl. Contra o método. (C. A. Mortari, Trad.). São Paulo: Editora Unesp, 2011b./*ref*/GAUKROGER, Stephen. Vida e Obra. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John. Explorando Grandes Autores: Descartes. Porto Alegre, p. 20-32, 2011./*ref*/JAMMER, Max. Conceitos de força: estudos sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011./*ref*/MARTINS, Milene Rodrigues. Uma abordagem histórica sobre conceitos de força nos séculos XVII e XVIII: compreensão acerca do processo de transposição didática no contexto acadêmico. 2020, 299f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020./*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. Estado de Repouso e Estado de Movimento: Uma Evolução Conceitual de Descartes. In: PEDUZZI, Luiz; MARTINS, André Ferrer; FERREIRA, Juliana (eds.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: Editora da Ufrn. p. 291-308, 2012./*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. Um precursor medieval do princípio de inércia: a teoria do ímpeto de Jean Buridan. Vol. 2, pp. 31-58. In: SILVA, Ana Paula Bispo; SILVEIRA, Alessandro Frederico da (eds.). História da ciência e ensino: fontes primárias. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018./*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Editora Moderna, 1994./*ref*/MATTHEWS, Michael S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995./*ref*/NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Uma Investigação Sobre a Natureza do Movimento ou Sobre uma História para a Noção do Conceito de Força. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 4, p. 543, 2000./*ref*/NEWTON, Isaac. Principia: Princípios Matemáticos de Filosofia Natural (Livro I). São Paulo: Edusp, 2012./*ref*/PINTO, Manuel da Costa. Prefácio. In: BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. São Paulo, 2012./*ref*/ROCHA, José Fernando. Origens e evolução das idéias da física. SciELO-EDUFBA, 2002./*ref*/SÁ, Danilo Ricardo Rosa de. O Princípio de Inércia sob aspecto histórico-epistemológico: uma possibilidade contributiva para o Ensino de Física. 2020, 127f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá 2020./*ref*/VIENNOT, Laurence. Spontaneous Reasoning in Elementary Dynamics. European Journal of Science Education, v. 1, n. 2, p. 205-221, 1979./*ref*/ZYLBERSZTJN, Arden. Concepções espontâneas em física: exemplos em dinâmica e implicações para o ensino. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 3-16, 1983.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/820Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
title FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
spellingShingle FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
Sá, Danilo Ricardo Rosa de
title_short FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
title_full FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
title_fullStr FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
title_full_unstemmed FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
title_sort FORÇA E CONSERVAÇÃO DO MOVIMENTO: A DINÂMICA ELEMENTAR DE RENÉ DESCARTES
author Sá, Danilo Ricardo Rosa de
author_facet Sá, Danilo Ricardo Rosa de
Martins, Milene Rodrigues
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Gardelli, Daniel
author_role author
author2 Martins, Milene Rodrigues
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Gardelli, Daniel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Danilo Ricardo Rosa de
Martins, Milene Rodrigues
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Gardelli, Daniel
description Diante de uma complexa conceituação da dinâmica elementar estabelecida pelo paradigma newtoniano, este trabalho, de cunho colaborativo, objetiva o apresentar e discutir do pensamento cartesiano e newtoniano acerca do conceito de força e do movimento, bem como sua fundamentação teológica a fim de contribuir com o Ensino de Física por meio do resgate de aspectos históricos e epistemológicos. Para esta finalidade, utiliza-se da metodologia documental, com vistas a consulta de fontes primárias, com acréscimos de comentadores como fontes secundárias. O presente trabalho deriva-se de duas pesquisas, sendo uma de mestrado e outra de doutorado que versam respectivamente sobre o princípio de inércia e o conceito de força.Palavras Chave: Ensino de Física. Força. Conservação do Movimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820
10.22408/reva602021820438-448
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820
identifier_str_mv 10.22408/reva602021820438-448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/820/572
/*ref*/ARISTÓTELES. Do Céu. Tradução e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2014. (Série Clássicos Edipro).
/*ref*/ARISTÓTELES. Physics. Tradução de R. P. Hardie; R. K. Gaye. Em: HUTCHINS, R. M. (Ed.) Great Books of Western World. Chicago: Encycloáedia Britannica, 1952, v. 8, p. 259-355.
/*ref*/CLEMENT, John. Student’s preconceptions in introductory mechanics. American Journal of Physics, v. 50, n. 1, p. 66-71, 1982.
/*ref*/COTTINGHAM, John. O papel de Deus na filosofia de Descartes. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John. Explorando Grandes Autores: Descartes. Porto Alegre, p. 283-295, 2011.
/*ref*/DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Coleção os pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bendo Prado Júnior e notas de Gérard Lebrun. 3ed–São Paulo: Abril Cultural, 1983.
/*ref*/DESCARTES, René. Princípios da Filosofia. 2a edição, São Paulo: RIDEEL, 2007. Tradução: Ana Cotrim e Heloisa da Graça Burati.
/*ref*/FEYERABEND, Paul Karl. Contra o método. (C. A. Mortari, Trad.). São Paulo: Editora Unesp, 2011b.
/*ref*/GAUKROGER, Stephen. Vida e Obra. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John. Explorando Grandes Autores: Descartes. Porto Alegre, p. 20-32, 2011.
/*ref*/JAMMER, Max. Conceitos de força: estudos sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.
/*ref*/MARTINS, Milene Rodrigues. Uma abordagem histórica sobre conceitos de força nos séculos XVII e XVIII: compreensão acerca do processo de transposição didática no contexto acadêmico. 2020, 299f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
/*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. Estado de Repouso e Estado de Movimento: Uma Evolução Conceitual de Descartes. In: PEDUZZI, Luiz; MARTINS, André Ferrer; FERREIRA, Juliana (eds.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: Editora da Ufrn. p. 291-308, 2012.
/*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. Um precursor medieval do princípio de inércia: a teoria do ímpeto de Jean Buridan. Vol. 2, pp. 31-58. In: SILVA, Ana Paula Bispo; SILVEIRA, Alessandro Frederico da (eds.). História da ciência e ensino: fontes primárias. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
/*ref*/MARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Editora Moderna, 1994.
/*ref*/MATTHEWS, Michael S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
/*ref*/NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Uma Investigação Sobre a Natureza do Movimento ou Sobre uma História para a Noção do Conceito de Força. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 4, p. 543, 2000.
/*ref*/NEWTON, Isaac. Principia: Princípios Matemáticos de Filosofia Natural (Livro I). São Paulo: Edusp, 2012.
/*ref*/PINTO, Manuel da Costa. Prefácio. In: BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. São Paulo, 2012.
/*ref*/ROCHA, José Fernando. Origens e evolução das idéias da física. SciELO-EDUFBA, 2002.
/*ref*/SÁ, Danilo Ricardo Rosa de. O Princípio de Inércia sob aspecto histórico-epistemológico: uma possibilidade contributiva para o Ensino de Física. 2020, 127f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá 2020.
/*ref*/VIENNOT, Laurence. Spontaneous Reasoning in Elementary Dynamics. European Journal of Science Education, v. 1, n. 2, p. 205-221, 1979.
/*ref*/ZYLBERSZTJN, Arden. Concepções espontâneas em física: exemplos em dinâmica e implicações para o ensino. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 3-16, 1983.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 438-448
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321571610230784